MAVEN CHEGA A MARTE DEPOIS DE 10 MESES

Maven chega a Marte depois de 10 meses.


Tecnologia - Maven começou a orbitar Marte. A Nasa enviou a sonda não tripulada com objetivo de estudar a modificação do clima no planeta vermelho no decorrer do tempo. "Com base nos dados observados de navegação, parabéns.Maven está agora em órbita", anunciou Dave Folta, do centro Goddar de voos espaciais da Agência Espacial Americana.

Segundo informou o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL), localizado em Pasadena, Califórnia, a sonda Maven (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) entrou na órbita de Marte às 23H24 (domingo, horário de Brasília). A Maven viajou por 711 milhões de quilômetros até se aproximar de Marte, durante 10 meses. 

De acordo com informações divulgadas pelo site "Oficina Da Net", através da sonda, os pesquisadores conseguirão obter mais dados sobre as camadas da atmosfera do planeta vermelho e através dos dados coletados os cientistas conseguirão compreender o que ocorreu com a água em Marte e o dióxido de carbono de sua atmosfera há bilhões de anos. Além disso, os pesquisadores conseguirão encontrar respostas sobre a mudança de clima, no caso, de quente e úmido para frio e seco. A sonda também poderá ajudar no entendimento sobre como os humanos sobreviveriam em uma possível missão a Marte, que deverá acontecer em 2030. "A Maven também permitirá uma preparação melhor das futuras missões tripuladas ao planeta vermelho a partir de 2030", disse o diretor da Agência Espacial Americana, Charles Bolden.

Será necessário alguns meses para calibrar os instrumentos da Maven, após esses ajustes a sonda iniciará uma missão de ano para estudar os gases das camadas da atmosfera de Marte, e como ela interage com o Sol e os ventos solares. "Como primeiro veículo a estudar a alta atmosfera de Marte, a Maven aumentará claramente nossa compreensão da história da atmosfera marciana e como o clima mudou durante o tempo, assim como impacto sobre a evolução do ambiente na superfície e a habitabilidade potencial do planeta", destacou Bolden.

Já David Mitchell, coordenador do projeto da Nasa, disse que "o conjunto de instrumentos a bordo da Maven tem o propósito de encontrar as peças que faltam ao quebra-cabeça da história de Marte". Com informações do site Oficina Da Net.

Fonte:http://www.momentoverdadeiro.com/2014/09/

Comentários