INICIAÇÃO NO ANTIGO EGITO - TEXTO E VÍDEO


Iniciação no Antigo Egito

Todo aspirante deve compreender os mistérios da Iniciação antiga para poder compreender a praticar, em consciência, a verdadeira Iniciação moderna.
... Para que o homem volte à Unidade com o Deus Íntimo deve procurar sua própria iniciação em seu mundo Interno, assim como nos tempos antigos, o aspirante devia penetrar no Interior da Grande Pirâmide em busca da Grande Iniciação.
A palavra Pirâmide vem de "PYR" equivalente a fogo, ou seja, espírito. A iniciação na Pirâmide equivale à comunicação com os grandes mistérios do Espírito "a União do Reino de Deus Interno com o Pai". Este fogo não é fogo material, nem tão pouco fogo ou luz dos sóis, porém o outro fogo, mil vezes mais excelso, é o do PENSAMENTO.
A Grande Pirâmide Iniciática, dentro da qual penetrava o candidato, é o símbolo de nosso próprio Corpo. Onde, com efeito, senão nele, nos iniciamos, mais ou menos, a largo da vida e das vidas?
... João dizia a seus discípulos: "Eu vos batizo verdadeiramente com a água; porém, aquele que virá depois de mim, batizar-vos-á com fogo e com o Espírito Santo". João, o asceta, a mente carnal, não pode comunicar a seus discípulos maior sabedoria que a dos mistérios relacionados aos planos da matéria, cujo símbolo é a água, ao passo que a sabedoria de Jesus, sim, como Iniciado nos Mistérios superiores, pois era o próprio Fogo de Sabedoria, nascido da verdadeira Gnose ou real Iluminação Espiritual.
Devemos compreender, aqui, a natureza desse fogo. Não se trata de fogo físico, senão de aspecto superior desse elemento. A prova do Fogo Superior, a que está submetido o aspirante da Iniciação Interna, pô-lo-á em frente a si mesmo, isto é, a natureza divina em frente à natureza terrena. É a viagem de regresso, é a viagem mental para sua própria Divindade. Deve atravessar as esferas dos Senhores das chamas, assim como as atravessou em sua viagem de involução ou descenso.
O Poder Ígneo do homem é o que a Humanidade à sua prosperidade espiritual e material e é o que geras os Mestres e Guias das Nações.
Nessas esferas residem os Senhores das chamas e, quando o aspirante à vida superior os evoca pela Iniciação Interna, dentro dessa parte inferior do corpo, suas chamas consomem o inferior, o mesquinho, o denso e o grosseiro e o converte em Deus Onipotente.
Essas chamas, no corpo Humano, constituem o Fogo Criador e são as emanações do Espírito Santo, Terceiro aspecto do Íntimo Deus, e por elas avizinha-se o homem de sua Divindade.
Para poder atravessar o mundo das chamas divinas faz-se mister um pensamento e corpos puros, castos e fortes.
O Mundo dos Senhores das chamas tem sete divisões como todos os demais mundos; mas, também essas etapas ou divisões se interpenetram. Na parte superior governa o Deus Ígneo da Luz e, na parte inferior, domina o demônio do fumo.
Na Humanidade atual, predomina o elemento fogo com fumo e, por isso, fazem suas guerras de destruição, mormente com fogo e incêndios, ao passo que os Iniciados tratam de dominar o mundo por meio da Luz pura e não por meio do Fogo Destruidor.
O fogo do Sol Central e seu representante na cabeça arde mas não queima, à maneira da sarça de Horeb (vegetação européia), ao passo que o fogo do sol físico queima e arde por sua rebelião contra o Sol Central como sucede no corpo físico.
O pensamento é um poder que possui som, calor e forma. Uma vez dirigido para a parte inferior do corpo, acende o fogo sagrado, mas a Pureza do pensamento e sua castidade elimina do fogo o seu fumo e calor destrutivo e deixa somente Sua Luz, e Deus é Luz. Então, o Iniciado é erguido pelos Anjos da Luz do Trono da Luz.
Todo homem deve passar por essas etapas; mas os que tomam o caminho do regresso, ascendendo, são os magos brancos ou filhos da luz, ao passo que os que se detêm nessas esferas se convertem em magros negros ou filhos das trevas.
... O homem que domina seus instintos faz-se servir por esses deuses, elementos do Fogo.
... Antes de ser-lhe facultado o ingresso para levar a termo seus deveres de sacerdócio, devia o aspirante ser submetido à prova da água. O divino Jesus, cumpriu essa lei no Jordão onde passou pelo rito místico do batismo da água. Ao sair da água, diz-se que o Espírito Santo desceu sobre Ele.
Quando o aspirante se submete à prova da água, sente que se desprendeu do seu corpo físico e de seus cinco sentidos; esta separação é parcial como quando se encontra durante os momentos da entrada-sonho. O Homem, passando primeiro pela prova do fogo e depois pela da água, segue a mesma evolução do planeta Terra que um dia foi ígneo e que, ao esfriar-se pelo contato no espaço, gerou umidade que, evaporada, se levantava e novamente caia até que chegou a ser água. De modo que, pela ação do calor e do frio, foram formados os espíritos da terra, da água e do ar e que até hoje continuam formando o corpo humano. De maneira que estes elementos nos acompanham desde a remota idade de nossa formação física. Uma vez descritos os elementos do fogo, temos que dizer algo sobre os da água, ou anjos da água e sempre devemos distinguir entre agia física e seus elementos.
Na Iniciação interna, depois de vencer os elementos do fogo, dominando o instinto, o Iniciado deve dominar os elementos da água ou dos desejos. Sempre devemos distinguir qual a diferença entre o instinto e o desejo.
A prova da água é o símbolo do vencimento do corpo de desejos; deve-se advertir o candidato de que para regressar ao Céu do Pai, à União com Ele, deve desfazer-se dos grosseiros gozos da carne, sem menoscabar sua inclinação aos gozos espirituais.
O fogo que radica na parte inferior do corpo é o instinto; o de desejos radica no fígado e ambos influem na e pela mente.
... Nessa víscera reside o Rei elementar da água que dirige suas hostes no corpo, por meio dos desejos.
Outra vez devemos insistir em não confundir-se a água com seu elemento superior que é o Desejo, assim como não se deve confundir o corpo com o Espírito. O mundo dos elementos da água é como um vapor etérico, seus habitantes são seres vivos e inteligentes que intensificam nossos desejos e impressões.
Os elementos da água apoderam-se da substância mental para tomar a forma desejada; porém, ao vê-los interiormente, parecem-se com uma constelação de estrelas e por isso os ocultistas chamam ao mundo dos elementos da água, mundo astral, pela sua semelhança com os astros.
Quando o Iniciado vence este mundo e, este corpo astral de desejos, em seu fígado, pode penetrar na inteligência da natureza e levantar o véu de Isis.
O homem que se entrega à satisfação de seus desejos grosseiros, encontra-se agarrado por esses elementais como por um polvo; eles se apoderam dos átomos mentais para criar formas com as quais encadeiam o homem.
Esses elementais têm suas escolas internas dentro do homem, porém, só dão seus ensinamentos às pessoas que os dominam, e esse domínio deve ter base no amor.
Os elementais da água têm muita admiração e respeito aos seres que se sacrificam pelos demais e pelos que afrontam o perigo para salvar náufragos.
As sete divisões deste mundo estão povoadas por elementais de desenvolvimento diferente. Os inferiores nos incitam aos desejos baixos, ao passo que os superiores nos ensinam a sabedoria das idades passadas, quando a chispa Divina do homem penetrava na densidade da matéria.
Quando o homem domina seus desejos, os elementais da água acodem a servi-lo com toda obediência, buscando desse modo chegar à imortalidade por meio da energia que recebem do Íntimo no homem.
... A prova do Ar pertence ao mundo mental.
Na parte abstrata do mundo da mente habitam os elementos do ar e têm papel importante na evolução do homem. Também nessa parte se acha nossa mente própria, que herdamos de remoto passado.
Os Elementais superiores do ar possuem a inspiração em qualquer ciência ou arte; os inferiores interessam-se muito pelos fenômenos espíritas.
Na iniciação interna deve o neófito dominar os elementos inferiores para ser servido pelos superiores. Uma dez dominados uns e servidos pelos outros, chega o homem à onisciência podendo, desse modo, conhecer, ou melhor, reconhecer as histórias do passado e ver o futuro. Poderá conhecer exatamente a hora de sua morte e livrar-se dos tormentos ilusórios, das alucinantes regiões do Inferno e Purgatório.
Os elementais do Ar estimulam e guiam nossa mente aos pensamentos altruistas e elevados por meio da visualização interna.
Com essa visualização, podemos concentrar e aprender todas as ciências e religiões mais perfeitas.
Quando um homem domina o fogo sexual na prova do fogo, impregna a região de sua mente com seus átomos luminosos solares, cujo brilho infunde aos elementos do ar profundo respeito.
Por sua Onisciência, chega o Iniciado a saber o porquê das coisas sem necessidade de pensar nelas, porque esse saber está dentro de nós mesmos e, para compreendê-lo, não devemos vacilar. Então, o homem não foge do perigo porque sabe de antemão o que vai acontecer e como há de arredar-se.
Os elementos do ar são os depositários dos arquivos da natureza; tudo quanto deseja o homem conhecer, encontra ele nos arquivos em mãos desses elementos que dentro dos nós habitam.
Os elementos do ar são os que lêem os pensamentos alheios e comunicam essa leitura ao homem a que respeitam e servem. Nunca se manifestam a gente orgulhosa ou vaidosa. São muito amigos dos simples e humildes e por isso vemos que muitas verdades saem da boca das crianças e dos pobres de Espírito como diz o Evangelho. Dizem-nos que, depois da tentação de Jesus no deserto, foi ele servido por anjos que não eram outros que os elementos superiores do ar. Nenhum orgulhoso de sua mente e saber humano logra dominar as Potestades do Ar, como lhe chama São Paulo; porém, são elas muito obedientes aos homens que alcançarem o domínio mental pela concentração, sempre que tal concentração tenha fim construtivo.
O orgulho e a magia negra pertencem à divisão inferior desses elementais. Muitas vezes enlouquecem e enfermam seus médiuns e produzem neles perturbações mentais. A Legião que foi dominada por Jesus e arrancada dos dois sensitivos loucos, que viviam nos cemitérios, era da divisão inferior dos elementos do Ar, porque há pessoas que se dedicam à necromancia e outros ramos da adivinhação, seja por lucro pessoal, seja por vanglória e caem nas redes dos elementais inferiores com o exercício de tais dos de maneira inadequada.
O mundo mental inferior é dominado pelo Inimigo oculto em nós. Ele tem às suas ordens as hostes inferiores do ar, ao passo que os elementos superiores são hostes do Pensador, Pai da criação, que os envia ao homem em forma de intuição ou de inspiração superior por meio do coração.
Os superiores são defensores dos órgãos delicados do corpo astral, ao passo que os inferiores os rompem para deixar passar, pelas rupturas, certos conhecimentos do mais além.
Pode-se comparar a concentração do Adepto ou Santo a uma evaporação da Inteligência para chegar ao conhecimento dos mistérios ocultos; mas as provocações dos espíritas e hipnotizadores, etc... têm por objetivo a materialização do sutil e diáfano para poder julgar através dos sentidos físicos. O primeiro método espiritualiza a matéria; o segundo materializa o espiritual crendo poder assim conhecê-lo.
Todo discípulo que se vangloria de seus poderes afugenta de si os elementos superiores do ar.
A mente humana tem analogia, em seus movimentos, com o ar; assim como não se pode reter nem dominar o ar, assim também só consegue dominar o pensamento aquele que atingiu, em sua iniciação, os graus superiores.
... Quando o aspirante triunfa sobre suas provas internas, dentro de seu próprio Templo-Corpo, iluminado, chega até seu coração, o Altar do Deus Íntimo; então, adianta-se a recebê-lo o Grande Sacerdote, o símbolo do Homem Perfeito, que é o Átomo Nus que vive sempre perto do Altar Divino no homem e está esperando o discípulo de sua viagem mental para guiá-lo até sua própria Divindade. O Átomos Nus depois de felicitá-lo, dá-lhe de beber da Vida Eterna, como recompensa à sua chegada ao Reino do seu Pai Interno. Em seguida, ajoelha-se em frente ao Altar, ante os três aspectos do Deus Íntimo que são: O Poder, o Saber e a Manifestação, a Trindade Sagrada.
Ainda não está unido com seu intimo; acha-se apenas ante seus atributos.
... O domínio dos três corpos (físico, de desejos e mental) é necessário para a última prova que equivaleria ao coroamento de toda a iniciação. Significava completa renúncia a todo o vulgar e terreno para alcançar a suprema luz, a qual só brilha antes os olhos cerrados pela morte física.
... A entrada no mundo astral necessita do domínio dos três corpos acima indicados: o aspirante deve ser puro no corpo físico, no corpo de desejos e no corpo de pensamentos ou em outros termos, em pensamentos, desejos e obras.
A verdade é interna e, para chegar a ela, devemos entrar em nosso mundo interno e fazer de nosso corpo físico um sarcófago. Por meio de profunda meditação e da oração mental penetra o espírito nas correntes divinas, ascende até o Pai que "dará ao vencedor o maná escondido, e lhe dará uma pedrazinha branca e, na pedrazinha, um novo nome escrito, que ninguém sabe, senão aquele que o recebe".
 Por Jorge Adoum
Namastê nº 17- Novembro 2005

Extraído do livro "As chaves do reino Interno" -
de Jorge Adoum (Mago Jefa), Ed. Pensamento

Fonte:http://www.luzcristica.com/namaste/namaste017_3.htm


INICIAÇÃO NA PIRÂMIDE - PROGRAMA LUX ESOTERICA



Comentários