GUERRA CIVIL NA SÍRIA REDUZIU PATRIMÔNIOS DA HUMANIDADE A ESCOMBROS

Grande Mesquita de Alepo construída no século VIII teve minarete destruído (Foto: Facebook)SÉCULO VIII TEVE MINARETE DESTRUÍDO (FOTO: FACEBOOK)


Guerra civil na Síria reduziu patrimônios da humanidade a escombros
Imagens de satélite revelaram que cinco dos seis lugares tombados pela UNESCO no país ‘exibem estragos significativos’
Fotos e relatos feitos em terra já alertavam para a alarmante destruição de monumentos e construções históricas na Síria, causada pelo acirramento da guerra civil no país. Neste mês, uma extensa pesquisa realizada a partir de imagens de satélite em alta resolução revelou que o problema é maior do que se imaginava: cinco dos seis locais sírios tombados pela UNESCO como patrimônio da humanidade foram significativamente danificados, e algumas estruturas foram reduzidas a escombros.
Patrimônios da humanidade da UNESCO na Síria (Foto: AAAS/Reprodução)
Entre os lugares atingidos, a Cidadela de Alepo é a que apresenta maior grau de destruição. O local é uma das mais antigas ocupações do mundo, habitado ininterruptamente desde o segundo milênio antes de Cristo. Foi ali que ocorreram as principais batalhas entre as forças do ditador Bashar al-Assad e o Exército Livre da Síria, que acabaram comprometendo construções milenares como madraças (escolas islâmicas) e a Grande Mesquita – construída no século VIII, teve o minarete destruído.
 (Foto:  )

 (Foto:  )
“Este relatório nos surpreendeu por revelar quão extensa é na verdade a destruição” diz Brian Daniels, do Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pensilvânia, parceiro do projeto. A pesquisa foi conduzida pela organização sem fins lucrativos Associação Americana pelo Avanço da Ciência (AAAS, na sigla em inglês), e descobriu que o único sítio da UNESCO que aparentemente não foi afetado é a Cidade Antiga de Damasco, capital síria.
Em Alepo, a caravançarai (hospedaria de caravanas) Khan Qurt Bey, de 600 anos, sofreu grandes estragos – parte da muralha veio abaixo.
 (Foto:  )

 (Foto:  )
No parque arqueológico de Palmira, uma estrada corta a necrópole da época romana, e diversas barricadas de terra foram erguidas para esconder carros militares estacionados.
 (Foto:  )

 (Foto:  )
No castelo Crac des Chevaliers, construído pelos Cruzados, torres foram danificadas e crateras surgiram.
 (Foto:  )

 (Foto:  )
Os sítios da Síria foram incluídos pela UNESCO ano passado na lista dos patrimônios da humanidade em perigo. A pesquisa completa em inglês da AAAS pode ser acessada clicando aqui.
Fonte:http://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Arqueologia/noticia/2014/09/guerra-civil-na-siria-reduziu-patrimonios-da-humanidade-escombros.html
Grande Mesquita de Alepo construída no século VIII teve minarete destruído (Foto: Facebook)

Comentários