ANTÁRTICA PERDE 160 BILHÕES DE TONELADAS DE GELO POR ANO

antarctica


Antártica perde 160 bilhões de toneladas de gelo por ano


Os Estados Unidos divulgaram recentemente os resultados de um estudo realizado por cientistas de diversos países sobre as mudanças climáticas no mundo. O estudo alerta para um mundo mais quente, com tempestades mais frequêntes e com o aumento do nível do mar. Parte desse aumento se deve ao degelo do continente antártico, que está cada vez rápido.
Um dos dados desse estudo vem da Agência Espacial Europeia, que lançou o satélite Cryosat em 2010, responsável por coletar dados do continente, divididos em três grandes regiões: Leste, Oeste e Península. A agência desde então, realiza mapeamento constante da Antártica, chegando a conclusão que todos os anos cerca de 160 bilhões de toneladas de gelo estão virando água em estado líquido. O estudo revelou ainda que todos os blocos estudados do continente estão derretendo. Seis grandes geleiras estão derretendo de forma mais preocupante, graças aos ventos quentes que sopram.
A Antártica é continente muito importante, pois não é exposta a temperaturas quentes como o resto do mundo. Devido ao degelo e a forma em que ele ocorre, cientistas chegam a conclusão que as mudanças do clima são cada vez mais relevantes e podendo ocorrer em qualquer lugar do planeta. [Dvice e Google+

Fonte:http://www.dicaetc.com.br/2014/05/22/antartica-perde-160-bilhoes-de-toneladas-de-gelo-por-ano/

antarctica

Comentários