DICAS PARA SE TORNAR UM CONSUMIDOR VERDE

Confira algumas dicas para se tornar um consumidor verde

Num momento em que a mudança dos padrões de consumo pode ajudar a mitigar as emissões de GEE, Gabriel Silva, CEO da Ahimsa, mostra como realizar compras ecologicamente corretas

30 de abril de 2014


© Depositphotos.com / bitpics Consumo.

Segundo a terceira parte do 5º Relatório de Avaliação (AR5) do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC)além de tecnologias, mudanças de comportamento podem ajudar a mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Por isso, contribuir com a coleta seletiva, combater o descarte irregular de materiais e escolher produtos ecologicamente corretos são algumas ações com potencial para beneficiar a saúde humana e ambiental.
Atualmente, o consumismo integrado à cultura da sociedade, em escala mundial, tem sido apontado entre os fatores que mais provocam a degradação da atmosfera terrestre, uma vez que impulsiona as atividades desenvolvidas nas indústrias responsáveis pela fabricação de artigos a partir de recursos naturais. Deste modo, é imprescindível que cada indivíduo economicamente ativo, assim como as futuras gerações, se torne um consumidor verde.
Conforme uma pesquisa, realizada em seis países (EUA, Reino Unido, Alemanha, Brasil, China e Índia), apresentada no evento Sustainable Brands Rio, de 2013, 67% dos entrevistados da China, Brasil e Índia demonstraram interesse em “ideias e experiências com os fabricantes para desenhar e aprimorar soluções”. Sendo assim, fica evidente que o público está engajado em realizar compras que promovam a preservação e conservação da natureza.
Diante deste cenário, Gabriel Silva, CEO da Ahimsa, produtora de calçados que não utilizam insumo animal, indica a adoção de algumas práticas de baixo impacto ambiental aos compradores. Inicialmente, é preciso selecionar lojas que desenvolvam projetos ambientais e sociais, assim como buscar informações sobre os valores sustentáveis do comércio. “Nos pequenos detalhes a empresa mostra sua preocupação com o meio ambiente”, ressalta.

© Depositphotos.com / Fotografiche Garrafas pet.

Além disso, guardar embalagens de produtos e presentes para depois reciclá-las deve ser uma conduta incorporada à rotina da população. Procurar por itens feitos com material PET reciclado e calçados com solado de borracha também são ações amigáveis à natureza. No intuito de evitar o desperdício de papel, “utilize o e-mail para executar o pagamento de contas” e “prefira e-books e e-magazines para manter a leitura em dia”, sugere Gabriel.
Ciente do impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, o CEO da Ahimsa destaca a adesão a ecobags, uma alternativa ecologicamente correta para carregar objetos. Portanto, basta seguir algumas dicas simples para se tornar um consumidor verde e reduzir a emissão de GEE.

Fonte:http://www.pensamentoverde.com.br/atitude/confira-algumas-dicas-para-se-tornar-um-consumidor-verde/?