CASAL CONSTRÓI CASA COM PNEUS,GARRAFAS PET E LATAS DE ALUMÍNIO

CASA_PET


PROJETO PIONEIRO NO BRASIL ESTÁ PRESTES A SE TORNAR REALIDADE EM JOANÓPOLIS-
CASAL CONSTRÓI CASA COM PNEUS, GARRAFAS PET E LATAS DE ALUMÍNIO EM SÃO PAULO


Que tal uma casa com isolamento térmico e acústico, produção da própria energia através do vento, do sol e de biogás; reutilização de água capaz de reduzir em até 60% o consumo de uma residência convencional; produção de oxigênio através das estufas internas das plantas usadas para filtragem de água reciclada; tratamento de esgoto convertendo a maior parte dos dejetos em biogás e adubo, e liberando na natureza o excedente tratado? Esses são alguns dos critérios abordados no projeto Casa Orgânica, do casal Vera e Yuri Sanada.
Eles viajaram por 40 países, em quase 20 anos, em busca de experiências que pudessem auxiliar na construção da Casa Orgânica. Hoje, o projeto pioneiro no Brasil, está prestes a se tornar realidade em Joanópolis, no interior de São Paulo. Cerca de sete mil pneus, três mil garrafas PET e cinco mil latinhas de alumínio serão reutilizados.
A construção avança gradativamente, e o ponta pé inicial foi levantar as paredes, que foram feitas de pneus. Segundo Yuri, que é biólogo, a resistência é total, visto que o material “já é borracha com uma cinta de aço em volta”, ao qual se junta a terra, que faz com que o pneu pese mais de 150 quilos e garanta toda a segurança. Além das paredes, os pneus serão responsáveis pelas estruturas de muros, escadas e da piscina da casa.
O projeto Casa Orgânica também prevê a produção de um documentário e um livro que apresentará as soluções ambientais que já existem, ensinando como aplicá-las no dia a dia – uma espécie de manual prático de como economizar água, energia, alimentos, construir casas e produzir sustentabilidade e autonomia para comunidades de baixa renda.
“Por todo Brasil serão mostrados exemplos de como os resíduos industriais e caseiros estão sendo reciclados, melhorando efetivamente a vida das comunidades. Depoimentos e módulos gráficos no documentário e livro ensinarão aos brasileiros as soluções práticas que podem ser adotadas pelas comunidades de baixa renda, pelas donas de casa, por empresários e governantes, para adaptar suas residências e seus negócios para economizar recursos naturais e energia, contribuindo para a economia brasileira e o meio ambiente. Além de especialistas de diversas áreas que serão entrevistados, o personagem principal do projeto será a Casa Orgânica. A intenção é que os produtos resultantes sejam aplicados na construção de casas populares, sobretudo nas regiões menos favorecidas do país. A casa-modelo será mostrada sendo construída desde a fundação até o acabamento e a escolha da mobília” – explicam Vera e Yuri Sanada no site do projeto.


Fonte: EcoD - http://bit.ly/1ebw5Oi
CASA_PET

Comentários