OS BONITOS SERÃO OS PRIMEIROS ? O QUE HÁ POR TRÁS DE UM HOMEM BOMBADO

imagem

Os bonitos serão os primeiros

Muitas vezes não relutamos em parecer artificiais se isso significar atingir a perfeição física

Especialistas vão de Schwarzenegger a Debord para explicar a obsessão da sociedade moderna pela imagem corporal

Uma imagem pode valer mais que mil palavras, segundo a antiga máxima de Brisbane. Mas será que manipular a própria aparência hoje vale mais do que qualquer outra coisa?

Como já mencionado, explorado e discutido há muito tempo pelo filósofo marxista Guy Debord em 1967, na França, “A Sociedade do Espetáculo” se deu por meio do desenvolvimento de uma sociedade moderna, onde a vida social autêntica é frequentemente substituída por sua representação. Soa familiar?

A teoria talvez pareça velha e “coxinha” de tão citada por aí, e não é por acaso: até hoje vivemos esse dilema! “O espetáculo”mencionado por Debord representa a imagem invertida da sociedade, cujas relações entre mercadorias têm suplantado as relações entre as pessoas; em outras palavras, vivemos num lugar onde a relação social entre as pessoas é mediada pela imagem que elas passam aos outros. Mas como isso se reflete em nosso dia-a-dia?

Natural vs. Artificial
Bem, como todos devem ter notado, diversas celebridades já “entraram na faca” pra mudar o rosto e o corpo. E isso também não é novidade, uma vez que boa parte do sucesso de um ator depende de sua aparência. Digamos que muitos famosos fizeram modificações sem necessidade. 

O ator e ex-político Arnold Schwarzenegger, por exemplo, apesar de sua ótima forma e aparência, não engana com seu queixo, que mudou drasticamente com o tempo. Ele nega até hoje ter feito cirurgia, no entanto, há fortes rumores de que ele tenha feito mentoplastia, um procedimento cirúrgico para remodelar o queixo utilizando-se implantes ou o próprio osso. Este tipo de plástica é feita por intermédio de fraturas que podem avançar ou recuar o mento.

Sem dúvidas, hoje vivemos muito mais preocupados com o que parece que é ou está acontecendo do que com a realidade. A neura é tanta que muitas vezes não relutamos em parecer artificiais se isso significar atingir a perfeição física.
Quilos a menos pra sair bem na foto 
E até onde a ciência pode prever, Arnold não está sozinho nessa. Segundo um estudo do site Today/AOL sobre a imagem corporal, 63% dos homens confessam que “sempre sentem que poderiam perder mais peso”, enquanto 53% “não gostam de tirar fotos de si mesmos”. Como homens, sabemos que somos classificados e julgados o tempo todo de diversas maneiras, e podemos sofrer por nossa aparência física até na hora de conquistar a vaga desejada — pra você que acha que a beleza não ajuda a conseguir emprego, é melhor ir mudando seus conceitos.

Os bonitos serão os primeiros
Um estudo feito por um time de pesquisadores do Medaille College, em Toronto, confirmou que existe sim uma correlação entre a beleza e melhores notas em avaliações. Os cientistas  descobriram que “os professores considerados atraentes receberam avaliações (um ponto) acima da média”. Mas o que isso significa exatamente? É bem simples: quando avaliamos ou julgamos alguém, a beleza conta mesmo. 

Perigosamente atraentes
Nesse ponto, a coisa fica ainda mais complicada. Robin Wilson, um psicólogo canadense, revelou ao site americano The Chronicle of Higher Education em 2010 que os professores são figuras “perigosamente atraentes”para si mesmos.   Acadêmicos muito obcecados por sua própria imagem são um problema real: eles correm o risco de perder a credibilidade que ganharam como membros da Universidade onde lecionam. Existe um linha tênue entre ser admirado por ser atraente e ser admirado por algo que você realmente é — e não apenas o que parece ser.

A imagem dos 30 anos
Ao que tudo indica, o pico da exigência do homem consigo mesmo e sua aparência acontece quando ele está na casa dos trinta anos. Numa cultura mais que obcecada pela imagem como a nossa, as aparências importam mesmo quando não deveriam. A aceitação das próprias imperfeições é provavelmente o melhor caminho a seguir, especialmente quando você se flagrar mais preocupado com a sua imagem do que com quem você é de verdade. 

Por Danilo Barba

Fonte:http://www.areah.com.br/Vibe/Imagem%20corporal/materia/78199/1/pagina_1/materia.aspx?key=uai

Comentários