GRAFITEIRO QUE CRITICA MISÉRIA DIZ QUE COPA "ESCANCARA"PROBLEMAS DO BRASIL

Graffiti de Paulo Ito na Vila Madalena em São Paulo

Graffiti de Paulo Ito na Vila Madalena em São Paulo


Grafiteiro que critica miséria diz que Copa "escancara" problemas do Brasil


Graffiti de Paulo Ito na Vila Madalena em São Paulo
A imagem de um trabalho do grafiteiro Paulo Ito que mostra uma criança chorando de fome e com apenas uma bola de futebol no prato ressoou tanto nas redes sociais como na imprensa internacional. A imagem resumiu o contraste entre o problema da miséria e os gastos bilionários com a Copa do Mundo em um momento em que o país se prepara para receber o Mundial, que começa no dia 12 de junho.
"Arte de rua é uma das melhores formas de protesto", disse Paulo Ito. O artista, que também aborda questões como abuso de autoridade, cidadania e religião, conversou com o UOL sobre como a Copa torna mais evidentes os problemas do Brasil.
P - O que você acha do graffiti como forma criativa de protesto? Por que você decidiu fazer esses trabalhos?
R-Paulo Ito - O graffiti, ou a arte de rua, é uma das melhores formas de protesto, pois é livre e não depende de leis de mercado ou de curadorias subservientes a elas, como se vê muito no mercado de artes plásticas tradicional.
P-O que você acha da Copa do Mundo no Brasil? Como ela influenciou e ainda pode influenciar o país?
R-Acho que a maior visibilidade que a Copa traz ao Brasil enquanto turismo também traz à tona diversos assuntos referentes aos problemas que temos por aqui e para seu escancaramento perante o mundo todo.
P-Com a aproximação da Copa, governo e empresas tentam transmitir uma imagem de um Brasil seguro para a visita de estrangeiros. O que você acha disso? Você acha que essa imagem é falsa?
R-Oras, a publicidade tenta sempre fazer algo parecer o que não é. Não há nenhuma novidade nisso. De fato, não dá pro turista viajar praticando o método da deriva como em muitos lugares do Brasil.
P-Qual reação você espera das pessoas que veem os seus graffiti? Em quais lugares você escolheu fazê-los?
R-A ideia é sempre provocar reflexão. Eu pinto muito aqui na zona oeste [de São Paulo] porque é minha vizinhança. Em todo caso, a internet ajuda muito a dar uma visibilidade maior do que a que o trabalho teria na rua.
P-Algo mais que você ache importante adicionar, Paulo?
R-Acho importante ressaltar que a crítica do painel do garoto com a bola não é para uma gestão política exclusivamente, mas para todo o sistema. Como se sabe, houve um combate mais efetivo à miséria nas ultimas gestões do governo federal, ainda que esteja longe de resolver o problema.

Fonte:http://entretenimento.uol.com.br/noticias/
redacao/2014/05/26/

Graffiti de Paulo Ito na Vila Madalena em São Paulo
Divulgação/Paulo Ito

Comentários