FRASES LINDAS DE MAHATMA GANDHI E DALAI LAMA


FRASES LINDAS DE GANDHI E LAMA

Uma poderosa ferramenta para nos ajudar a gerir com habilidade a nossa vida é perguntar antes de cada ato se isso no trará felicidade. isso vale desde a hora de decidir se vamos ou não usar drogas até se vamos ou não comer aquele terceiro pedaço de torta de banana com creme.
A vingança não vai reduzir ou prevenir o mal, porque ele já aconteceu
Se a ciência provar que algumas crenças do budismo são erradas, então o budismo vai ter de mudar.
O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais
A opressão nunca conseguiu suprimir nas pessoas o desejo de viver em liberdade. ~ Frase de Dalai Lama
A responsabilidade de todos é o único caminho para a sobrevivência humana. ~ Frase de Dalai Lama
O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo e não a sociedade. ~ Frase de Dalai Lama
É triste passar pela vida causando problemas a outras pessoas e ao ambiente. ~
Aprimorar a paciência requer alguém que nos faça mal e nos permita praticar a tolerância. ~ Frase de Dalai Lama
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. ~ Frase de Dalai Lama
Não existe um caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho.
A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitoria propriamente dita
As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?
A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida, enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível
Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome
Os olhos,os ouvidos e a língua vêm antes da mão. Ler vem antes de escrever e desenhar antes de traçar as letras do alfabeto.
Creio poder afirmar,sem arrogância e com a devida humildade,que a minha mensagem e os meus métodos são válidos,em sua essência,para todo o mundo
Não desejo morrer pela paralisia progressiva das minhas faculdades como um homem vencido. A bala de um assassino poderia por fim a minha vida. Acolhe-la-ia com alegria.
Ler e escrever por si,não são educação. Eu iniciaria a educação da criança,portanto,ensinando-lhe um trabalho manual útil,e colocando-a em grau de produzir desde o momento em que começa sua educação. Desse modo todas as escolas poderiam tornar-se auto-suficientes,com a condição de o Estado comprar os manufaturados.
O amor é a força mais sutil do mundo.
A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.
Se queremos progredir,não devemos repetir a história,mas fazer uma história nova.
A alegria está na luta,na tentativa,no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.
Olho por olho... e o mundo acabará cego.
Aprendi,graças a uma amarga experiência,a única suprema lição: controlar a ira. E do mesmo modo que o calor conservado se transforma em energia,assim a nossa ira controlada pode transformar-se em uma função capaz de mover o mundo. Não é que eu não me ire ou perca o controle. O que eu não dou é campo à ira. Cultivo a paciência e a mansidão e,de uma maneira geral,consigo. Mas quando a ira me assalta,limito-me a controlá-la. Como consigo? É um hábito que cada um deve adquirir e cultivar com uma prática assídua.
O silêncio já se tornou para mim uma necessidade física espiritual. Inicialmente escolhi-o para aliviar-me da depressão. A seguir precisei de tempo para escrever. Após havê-lo praticado por certo tempo descobri,todavia,seu valor espiritual. E de repente dei conta de que eram esses momentos em que melhor podia comunicar-me com Deus. Agora sinto-me como se tivesse sido feito para o silêncio.
Aqueles que têm um grande autocontrole,ou que estão totalmente absortos no trabalho,falam pouco. Palavra e ação juntas não andam bem. Repare na natureza: trabalha continuamente,mas em silêncio.
Aquele que não é capaz de governar a si mesmo,não será capaz de governar os outros.
Quem sabe concentrar-se numa coisa e insistir nela como único objetivo,obtém,ao cabo,a capacidade de fazer qualquer coisa.
Não quero que minha casa seja cercada por muros de todos os lados e que as minhas janelas estejam tapadas. Quero que as culturas de todos os povos andem pela minha casa com o máximo de liberdade possível.
Nada mais longe do meu pensamento que a idéia de fechar-me e erguer barreiras. Mas afirmo,com todo respeito,que o apreço pelas demais culturas pode convenientementemente seguir,e nunca anteceder,o apreço e a assimilação da nossa. (...) Um aprendizado acadêmico,não baseado na prática,é como um cadáver embalsamado,talvez para ser visto,mas que não inspira nem nobilita nada. A minha religião proíbe-me de diminuir ou desprezar as outras culturas,e insiste,sob pena de suicídio civil,na necessidade de assimilar e viver a vida.
Acredito que um tal sistema educativo permitira o mais alto desenvolvimento da mente e da alma. É preciso,porém,que o trabalho manual não seja ensinado apenas mecanicamente,como se faz hoje,mas cientificamente,isto é,a criança deveria saber o porquê e o como de cada operação.
Odeio o privilégio e o monopólio. Para mim,tudo o que não pode ser dividido com as multidões é tabu.
A desobediência civil é um direito intrínseco do cidadão. Não ouse renunciar,se não quer deixar de ser homem. A desobediência civil nunca é seguida pela anarquia. Só a desobediência criminal com a força. Reprimir a desobediência civil é tentar encarcerar a consciência.
Quem busca a verdade,quem obedece a lei do amor,não pode estar preocupado com o amanhã.
Minha missão não se esgota na fraternidade entre os indianos. A minha missão não está simplesmente na libertação da Índia,embora ela absorva,em prática,toda a minha vida e todo o meu tempo. Por meio da libertação da Índia espero atuar e desenvolver a missão da fraternidade dos homens.
O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre,sem exceções,com o maior bem e a paz de toda a humanidade.
Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.
A oração salvou-me a vida. Sem a oração teria ficado muito tempo sem fé. Ela salvou-me do desespero. Com o tempo a minha fé aumentou e a necessidade de orar tornou-se mais irresistível... A minha paz muitas vezes causa inveja. Ela vem-me da oração. Eu sou um homem de oração. Como o corpo se não for lavado fica sujo,assim a alma sem oração se torna impura.
O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora.
Quem venceu o medo da morte venceu todos os outros medos.
Uma civilização é julgada pelo tratamento que dispensa às minorias.
A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra,deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono,a irreligião.
De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.
A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.
unico tirano que aceito neste mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim.
Se queremos progredir,não devemos repetir a história,mas fazer uma história nova.
Os fracos nunca podem perdoar.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida,enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
A única revolução possível é dentro de nós.
A minha vida é um Todo indivisível,e todos os meus atos convergem uns nos outros; e todos eles nascem do insaciável amor que tenho para com toda a humanidade.
A regra de ouro consiste em sermos amigos do mundo e em considerarmos como uma toda a família humana. Quem faz distinção entre os fiéis da própria religião e os de outra,deseduca os membros da sua religião e abre caminho para o abandono,a irreligião.
O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo. Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou na exploração de outras nações. O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre,sem exceções,com o maior bem e a paz de toda a humanidade.
Acredito na essencial unidade do homem,e portanto na unidade de todo o que vive. Desse modo,se um homem progredir espiritualmente,o mundo inteiro progride com ele,e se um homem cai,o mundo inteiro cai em igual medida.
A não-violência não existe se apenas amamos aqueles que nos amam. Só há não-violência quando amamos aqueles que nos odeiam. Sei como é difícil assumir essa grande lei do amor. Mas todas as coisas grandes e boas não são difíceis de realizar? O amor a quem nos odeia é o mais difícil de tudo. Mas,com a graça de Deus,até mesmo essa coisa tão difícil se torna fácil de realizar,se assim queremos.
Só quando se vêem os próprios erros através de uma lente de aumento,e se faz exatamente o contrário com os erros dos outros,é que se pode chegar à justa avaliação de uns e de outros.
O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência,e a nós nos nos compete escolher o caminho da violência menor.
Ao rejeitar a espada,não tenho senão a lâmina do amor para oferecer àquele que investiu contra mim. É ao oferecer-lhe esta lâmina que espero sua aproximação. Não posso conceber um estado de hostilidade permanente entre um homem e outro. Pois,crendo na reencarnação,vivo na esperança que,se não nesta vida humana mas numa outra,poderei cingir toda a humanidade num fraternal abraço.
O amor é a força mais abstrata,e também a mais potente,que há no mundo.
O Amor e a verdade estão tão unidos entre si que é praticamente impossível separá-los. São como duas faces da mesma medalha.
Só podemos vencer o adversário com o amor,nunca com o ódio.
Só se adquire perfeita saúde vivendo na obediência às leis da Natureza. A verdadeia felicidade é impossível sem verdadeira saúde,e a verdadeira saúde é impossível sem rigoroso controle da gula. Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle. Aquele que domina os próprios sentidos conquistou o mundo inteiro e tornou-se parte harmoniosa da natureza.
A civilização,no sentido real da palavra,não consiste na multiplicação,mas na vontade de espontânea limitação das necessidades. Só essa espontânea limitação acarreta a felicidade e a verdadeira satisfação. E aumenta a capacidade de servir.
É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos.
A Natureza é inexorável,e vingar-se-á completamente de uma tal violação de suas leis
A alegria está na luta,na tentativa,no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita.
A alegria está na luta,na tentativa,no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita
A arte da vida consiste em fazer da vida uma obra de arte.
A bondade deve estar ligada ao saber. A simples bondade pouco adianta; é o que tenho constatado.
A felicidade não está em viver, mas em saber viver. Não vive mais o que mais vive, mas o que melhor vive.
A força de um homem e de um povo está na não-violência. Experimentem.
A força não provém da capacidade física e sim de uma vontade indomável.
A fé - um sexto sentido - transcende o intelecto sem contradizê-lo.
A minha fé, nas densas trevas, resplandece mais viva.
A minha natural inclinação para cuidar dos doentes transformou-se aos poucos em paixão; a tal ponto que muitas vezes fui obrigado a descuidar o meu trabalho. . .
A minha preocupação não está em ser coerente com as minhas afirmações anteriores sobre determinado problema, mas em ser coerente com a verdade.
A mulher deve deixar de se considerar o objeto da concupiscência do homem. O remédio está em suas mãos mais que nas mãos do homem.
A não-violência não pode ser definida como um método passivo ou inativo. É um movimento bem mais ativo que outros e exige o uso das armas. A verdade e a não-violência são, talvez, as forças mais ativas de que o mundo dispõe.)
A não-violência é a mais alta qualidade de oração. A riqueza não pode consegui-Ia, a cólera foge dela, o orgulho devora-a, a gula e a luxúria ofuscam-na, a mentira a esvazia, toda a pressão não justificada a compromete.
A não-violência, em sua concepção dinâmica, significa sofrimento consciente. Não quer absolutamente dizer submissão humilde à vontade do malfeitor, mas um empenho, com todo o ânimo, contra o tirano. Assim um só indivíduo, tendo como base esta lei, pode desafiar os poderes de um império injusto para salvar a própria honra, a própria religião, a própria alma e adiantar as premissas para a queda e a regeneração daquele mesmo império)
A única maneira de castigar quem se ama é sofrer em seu lugar.
A única revolução possível é dentro de nós
Acho que vai certo método através das minhas incoerências. Creio que há uma coerência que passa por todas as minhas incoerências assim como há na natureza uma unidade que permeia as aparentes diversidades.
Após meio século de experiência, sei que a humanidade não pode ser libertada senão pela não-violência. Se bem entendi, é esta a lição central do cristianismo.
As divergências de opinião não devem significar hostilidade. Se fosse assim, minha mulher e eu deveríamos ser inimigos figadais. Não conheço duas pessoas no mundo que não tenham tido divergências de opinião. Como seguidor da Gita (Bhagavad Gita), sempre procurei nutrir pelos que discordam de mim o mesmo afeto que nutro pelos que me são mais queridos e vizinhos.
As enfermidades são os resultados não só dos nossos atos como também dos nossos pensamentos.
Continuarei confessando os erros cometidos. O único tirano que aceito neste mundo é a "silenciosa e pequena voz" dentro de mim. Embora tenha que enfrentar a perspectiva de formar minoria de um só, creio humildemente que tenho coragem de encontrar-me numa minoria tão desesperadora.
Creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, e que o perdão é bem mais viril que o castigo...
De nada adianta a liberdade se não temos liberdade de errar.
Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza.
Jejum para purificar a si mesmo e aos outros é uma antiga regra que durará enquanto o homem acreditar em Deus.
Mas creio que a não-violência é infinitamente superior à violência, o perdão é mais nobre que a punição. O perdão enobrece um soldado. Mas a abstenção só é perdão quando há o poder para punir; não tem sentido quando pretende proceder de uma criatura desamparada. Um camundongo dificilmente perdoa um gato que o dilacera. Compreendo os sentimentos daqueles que clamam pela punição condigna do General Dyer e outros iguais. Haveriam de esquartejá-lo, se pudessem. Mas não creio que a Índia seja desamparada. Não me considero uma criatura desamparada. Apenas quero usar a força da Índia e a minha própria para um propósito melhor.
Minha devoção à verdade empurrou-me para a política; e posso dizer, sem a mínima hesitação, e também com toda a humildade que, não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política.
Nas questões de consciência a lei da maioria não conta.
Não pode haver nenhuma paz dentro sem verdadeiro conhecimento
Não violência é a lei de nossa espécie como violência é a lei do bruto. O espírito mente dormente no bruto, e ele não sabe nenhuma lei mas o de poder físico. A dignidade de homem requer obediência a uma lei mais alta - a força do espírito
Não-violência não quer dizer renúncia a toda forma de luta contra o mal. Pelo contrário. A não-violência, pelo menos como eu a concebo, é uma luta ainda mais ativa e real que a própria lei do talião - mas em plano moral.
O Jejum é uma arma potente. Nem todos podem usá-la. Simples resistência física não significa aptidão para jejum. O Jejum não tem absolutamente sentido sem fé em Deus.
O ahimsa (amor) não é somente um estado negativo que consiste em não fazer o mal, mas também um estado positivo que consiste em amar, em fazer o bem a todos, inclusive a quem faz o mal.
O amor é a força mais abstrata, e também a mais potente, que há no mundo.
O brahmacharya, como todas as outras regras, deve ser observado nos pensamentos, nas palavras e nas ações. Lemos na Gita e a experiência confirma-no-lo todos os dias que quem domina o próprio corpo, mas alimenta maus pensamentos faz um esforço vão. Quando o espírito se dispersa, o corpo inteiro, cedo ou tarde, o segue na perdição.
O desejo sincero e profundo do coração é sempre realizado; em minha própria vida tenho sempre verificado a certeza disto.
O dever do sacrifício não nos obriga a abandonar o mundo e a retirar-nos para uma floresta, e sim a estar sempre prontos a sacrificar-nos pelos outros.
O erro não se torna verdade por se difundir e multiplicar facilmente. Do mesmo modo a verdade não se torna erro pelo f ato de ninguém a ver.
O mundo não é totalmente governado pela lógica: a própria vida envolve certa espécie de violência,e a nós nos nos compete escolher o caminho da violência menor.O método da não-violência pode parecer demorado, muito demorado, mas eu estou convencido de que é o mais rápido
O que eu quero alcançar, o ideal que sempre almejei com sofreguidão (...) é conseguir o meu pleno desenvolvimento, ver Deus face-a-face, conseguir a libertação do Eu.
O único tirano que aceito neste mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim.
Olho por olho... e o mundo acabará cego.
Os fracos nunca podem perdoar.
Os louvores do mundo não me agradam; pelo contrário, muitas vezes me entristecem.
Os meus adversários serão obrigados a reconhecer que tenho razão. A verdade triunfará. . . Até agora todos os meus jejuns foram maravilhosos: não digo em sentido material, mas por aquilo que acontece dentro de mim. É uma paz celestial.
Para autodefesa, eu restabeleceria a cultura espiritual. O melhor e autodefesa mais duradoura é autopurificação
Para mim nada mais purificador e fortificante que um jejum.
Para tornar-se verdadeira força, a não-violência deve nascer do espírito.
Pensa-se que a castidade é o domínio das paixões animalescas. Esta idéia de castidade é incompleta e falsa.
Por vezes pensa-se que e muito difícil, ou quase impossível conservar castidade. O motivo desta falsa opinião e que freqüentemente, a palavra castidade é entendida em sentido limitado demais.
Possuo a não-violência do corajoso? Só a morte dirá. Se me matarem e eu com uma oração nos lábios pelo meu assassino e com o pensamento em Deus, ciente da sua presença viva no santuário do meu coração, então, e só então, poder-se-á dizer que possuo a não-violência do corajoso.
Quando ouço gritar - Ki jai, cada som desta frase me transpassa o coração como se fosse uma flecha. Se pensasse, embora por um só instante, que tais gritos podem merecer-me o swaraj; conseguiria aceitar o meu sofrimento. Mas quando constato que as pessoas perdem tempo e gastam energias em aclamações vãs, e passam ao longo quando se trata de trabalho, gostaria que, em vez de gritarem meu nome, me acendessem uma pira fúnebre, na qual eu pudesse subir para apagar uma vez por todas o fogo que arde o coraçã
Quem quer levar uma vida pura deve estar sempre pronto para o sacrifício.
Satyagraha - a força do espírito - não depende do número; depende do grau de firmeza.
Satyagraha e Ahimsa são como duas faces da mesma medalha, ou melhor, como as duas cades de um pequeno disco de metal liso e sem incisões. Quem poderá dizer qual é a certa? A não-violência é o meio. A Verdade, o fim.
Se o homem só perceberá que é desumano obedecer leis que são injustas, a tirania de nenhum homem o escravizará
Se seguirmos este método, a compreensão das crianças terá oportunidade de se desenvolver melhor do que quando é freada iniciando a instrução pelo alfabeto.
Sei por experiência que a castidade é fácil para quem é senhor de si mesmo.
Somente podemos sentir deus destacando-nos dos sentidos.
Só existe dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.
Só uma Índia livre pode adorar o Deus verdadeiro. Trabalho pela libertação da Índia porque o meu Swadeshi me ensina que, tendo nascido e herdado sua cultura, sou mais apto a servir à Índia e ela tem prioridade de direitos aos meus serviços. Mas o meu patriotismo não é exclusivo; não tem por meta apenas não fazer mal a ninguém, mas fazer bem a todos no verdadeiro sentido da palavra. A libertação da Índia, como eu a concebo, não poderá nunca constituir ameaça para o mundo.
Tenho profunda fé no método de jejum particular e público. . . Sofrer mesmo até a morte, e, portanto mesmo mediante um jejum perpétuo, e a arma extrema do satyagrahi. É o último dever que podemos cumprir. O Jejum faz parte de meu ser, como acontece, em maior ou menor escala, com todos os que procuraram a verdade. Eu estou fazendo uma experiência de ahimsa em vasta escala, uma experiência talvez até hoje desconhecida pela história.
Todo aquele que possui coisas de que não precisa é um ladrão.
Um homem não pode fazer o certo numa área da vida,enquanto está ocupado em fazer o errado em outra. A vida é um todo indivisível.
Uma coisa lançou profundas raízes em mim: a convicção de que a moral é o fundamento das coisas, e a verdade, a substância de qualquer moral. A verdade tornou-se meu único objetivo. Ganhou importância a cada dia. E também a minha definição dela se foi constantemente ampliando.
Uma vida sem religião é como um barco sem leme.
Unir a mais firme resistência ao mal com a maior benevolência para com o malfeitor. Não existe outro modo de purificar o mundo.
Vivo pela libertação da índia e morreria por ela, pois e parte da verdade.
É o sofrimento, e só o sofrimento, que abre no homem a compreensão interior.

Fonte:http://repraia.blogspot.com.br/2011/02/frases-lindas-de-gandhi-e-lama.html