TUBARÕES E ARRAIAS : 25% ESTÃO EM PERIGO DE EXTINÇÃO


25% dos tubarões e arraias em perigo de extinção

Um estudo do Grupo de Especialistas em Tubarão, da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), descobriu que um quarto dos peixes cartilaginosos do mundo, ou seja, tubarões e arraias, correm risco de extinção nas próximas décadas.

A pesquisa feita pelo grupo foi a primeira a examinar o estado destes peixes em mares costeiros e oceanos de todo o globo e revelou que 249 das 1.041 espécies conhecidas de tubarões, arraias e quimeras estão em uma de três categorias de animais ameaçados de extinção da Lista Vermelha da IUCN. Estudos anteriores documentaram sobrepesca de apenas algumas populações de tubarões e raias.
 “Agora sabemos que muitas espécies, não apenas os tubarões brancos, enfrentam o perigo da extinção”, diz Nick Dulvy, pesquisador da Universidade de Simon Fraser (Canadá) e um dos coautores do estudo. “Não existem santuários para tubarões, onde eles estão a salvo da sobrepesca”.Tubarões e raias estão em maior risco de extinção do que muitos outros animais e têm o menor percentual de espécies consideradas seguras. 
Usando a Lista Vermelha da IUCN, os autores classificaram 107 espécies de raias e 74 espécies de tubarões como ameaçadas. Apenas 23% de todas as espécies foram rotuladas como “pouco preocupantes” no quesito preservação. Os autores dizem que os principais pontos de extinção são o Indo-Pacífico (particularmente no Golfo da Tailândia), o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo. As espécies maiores de arraias e tubarões, especialmente as que vivem em águas relativamente rasas acessíveis à pesca, são as que estão em maior perigo. 
Os efeitos combinados da superexploração – especialmente para o lucrativo mercado chinês de sopa de barbatana de tubarão – e da degradação de habitat são mais graves para as 90 espécies encontradas em água doce”, explica Dulvy. Arraias, incluindo a majestosa jamanta ou raia-diabo, estão em situação geralmente pior do que tubarões.



Fonte: hypescience


É verdade que as arraias são parentes 

dos tubarões?

A arraia e o tubarão podem ser bem diferentes já que o tubarão tem dentes mais afiados, uma cauda mais grossa,uma aparência menos achatada, come peixes maiores, é mais perigoso e, diferente de várias espécies de arraias, não tem ferrão na cauda.

Porém,o tubarão e a arraia são da mesma classe (classificação que junta seres vivos parecidos), chondrichthyes (arraia,quimera e tubarão),em que todos são peixes cartilaginosos,ou seja, possuem esqueleto feito de cartilagem coberta por um tecido, tem 5 a 7 brânquias.

além disso, estão na mesma subclasse, elasmobranchii (tubarões e arraias), que geralmente são predadores que usam tanto olfato quanto a visão para caçar.

Conclusão: são parentes por características semelhantes que são mais difíceis de notar.

Otávio de Almeida Bianchini

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários