OS MELHORES FIMES CULT


Os melhores filmes cult

O que é um filme cult? O Wikipédia diz "filmes que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama ou reconhecimento considerável". É uma boa definição, mas ainda deixa margem pra dúvida. Laranja Mecânica por exemplo é considerado cult, mas é extremamente famoso e reconhecido. Por outro lado, filmes do Woody Allen têm fãs devotos, não são muito famosos, e nem por isso são considerados cult.

Pra ser cult, no geral, o filme tem que ser bastante original, estilizado, ousado, sair fora do convencional. Um filme também pode virar um cult por acidente (aqueles que de "tão ruins ficam bons"). Filmes cult são bastante populares, resistem ao tempo, são considerados pequenos "clássicos", mas fogem do mainstream e só funcionam para um público restrito. Vamos lá:

(sem uma ordem de preferência)

A Montanha Sagrada
(The Holy Mountain, 1973)

El Topo (outro cult mexicano de Alejandro Jodorowsky - que é chileno) é mais frequentemente citado nas listas de filmes cult, mas acho que nada supera A Montanha Sagrada em termos de estranheza e originalidade. É o menos conhecido e menos comercial dessa lista, mas faço questão de incluí-lo por ser provavelmente o filme mais bizarro que eu já vi.

Monstros
(Freaks, 1932)

O fato de ser tão antigo torna ainda mais chocante esse filme que é sem dúvida um dos mais polêmicos da história do cinema, mostrando uma história (nada politicamente correta) sobre um anão de circo que se apaixona por uma trapezista.

Fonte:

Uma Noite Alucinante - trilogia
(The Evil Dead, 81/ Evil Dead II, 87 /Army of Darkness, 93)

A trilogia foi escrita e dirigida por Sam Raimi (que depois fez sucesso com a série Homem Aranha), e é uma mistura divertida de terror "gore" com comédia. O segundo é o melhor, famoso pela maquiagem e movimentos de câmera.



O Massacre da Serra Elétrica
(The Texas Chain Saw Massacre, 1974)

Já falei sobre ele na lista dos melhores filmes de terror. Feito com baixíssimo orçamento, se tornou um enorme sucesso, influenciou incontáveis filmes e lançou toda essa tendência de realismo e violência explícita que domina o gênero até hoje.



Mamãezinha Querida
(Mommie Dearest, 1981)

Também já entrou na minha lista dos melhores "piores" filmes. É um daqueles cults acidentais - provavelmente o diretor achava que estava fazendo um filme biográfico sério (e de fato o filme tem muitas qualidades reais). Só que acabou exagerando um pouco na mão e transformou o filme em algo completamente diferente - muito melhor do que teria sido a versão "normal".

Eraserhead (1977)

David Lynch é um cineasta brilhante e ao mesmo tempo dono de uma personalidade excêntrica e pouco convencional. O resultado é que tudo que ele faz é "cult" por natureza. Poderia ter colocado aqui Cidade dos SonhosVeludo Azulou a série Twin Peaks, mas escolhi seu primeiro longa que é também um dos mais experimentais. Dizem que era o filme favorito de Stanley Kubrick.


This Is Spinal Tap (1984)

Falso documentário ("mockumentary") de Rob Reiner sobre uma banda de rock dos anos 80, que no fundo é uma sátira ao comportamento dos roqueiros da época e funciona melhor pra quem conhece esse mundo dos bastidores da música. É muito popular nos EUA ficou em 1º lugar no ranking cult da revista Entertainment Weekly.


Donnie Darko (2001)

Estréia de Richard Kelly no cinema (que também fez A Caixa), o filme é uma carta de amor aos anos 80 e faz uma mistura inexplicável de ficção-científica com comédia adolescente, terror, romance, tudo de forma muito nostálgica e cheio de referências pop. Um filme singular e o mais contemporâneo dessa lista.



Pink Flamingos (1972)

Estava no topo da minha lista de comédias, mas fica melhor aqui nos cults (Problemas Femininos e Desperate Living são igualmente bons e formam uma espécie de "trilogia trash" de John Waters). Ainda estou pra ver algo tão subversivo e chocante.



Rocky Horror Picture Show 
(The Rocky Horror Picture Show, 1975)

Esse é "Cidadão Kane" dos cults - uma sátira musical dos filmes B de ficção-científica dos anos 50 (!), com uma performance fantástica de Tim Curry (que fez o palhaço de It) como o "Doce Travesti da Transilvânia Transsexual". O filme tem excelentes canções e semanalmente é exibido em cinemas dos EUA à meia-noite, onde os participantes vão fantasiados e interagem com o filme durante a sessão.   

OUTROS ÓTIMOS FILMES CULT:

- Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 from Outer Space, 1958)
- Barbarella (1968)
- A Noite dos Mortos Vivos (Night of the Living Dead, 1968) - e a sequência
- O Homem de Palha (The Wicker Man, 1973)
- O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise, 1974)
- Monty Python Em Busca do Cálice Sagrado (Monty Python and the Holy Grail, 1975)
- Suspiria (1977)
- Holocausto Canibal (Cannibal Holocaust, 1980)
- Xanadu (1980)
- O Balconista (Clerks, 1994)
- Showgirls (1995)
- O Guia do Mochileiro das Galáxias (The Hitchhiker's Guide to the Galaxy, 2005)
- Shortbus (2006)

CONFIRA OUTRAS LISTAS:

Os melhores filmes de terror
Os melhores filmes de comédia
Os melhores filmes românticos
Os melhores filmes de ficção-científica
Os melhores piores filmes
Os melhores filmes de suspense
Os melhores musicais do cinema
As piores traduções de títulos
Os melhores filmes cult
Os melhores filmes brasileiros
Os melhores filmes de natal
Os melhores filmes gays
Os melhores filmes para a família