O que é Filme Cult ?
Os filmes cult ou "cult movies" são aqueles que geram uma "elite" de admiradores que se tornam aficcionados por esse filme, assistindo-o repetidas vezes, às vezes criando até clubes ou comunidades no orkut de fãs. Esses filmes não são trash, geralmente são de qualidade.
Filme cult (português brasileiro) ou filme de culto (português europeu) (do inglês cult movie) é um termo coloquial para filmes que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura, conter conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens estranhos.
Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público (habituado a visões mais convencionais da realidade). Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos, filmes B e undergrounds.
Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem fórmulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras.
No entanto, agradam um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e às vezes até como filosofia de vida. Pela relativa escassez desse material, esses filmes acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis “seguidores”.
Logicamente, todos esses critérios de definição são relativos, não sendo possível analisá-los de forma absoluta. Alguns filmes cult podem sim ser "mainstream" nos seus países de origem (são culturas diferentes, e o que é inovador e alternativo para uns pode ser comum e maciçamente atraente para outros), alguns filmes são bem divulgados e possuem elementos (como o sexo, a violência) que atraem o gosto do grande público e se tornam grandes bilheteirias, e nem por isso deixam de ser cult.
Filmes cult:http://filmescult.wordpress.com/
- Brazil - O Filme Filme cult entre a subcultura cyberpunk.
- Blade Runner Filme cult entre a subcultura cyberpunk.
- A Clockwork Orange Filme cult entre a subcultura hooligan.
- Donnie Darko
- The Warriors Filme cult entre a subcultura hip hop.
- American History X
- Green Street Filme cult entre a subcultura hooligan
- Scarface Filme cult entre a subcultura hip hop
- American Beauty
- Beat Street Filme cult entre a subcultura hip-hop e graffiti
- Matrix Filme cult entre a subculturas hacker e cyberpunk
- Fight Club
- Liquid Sky Filme cult entre as subculturas rave e cyberpunk
- Quadrophenia Filme cult entre as subculturas mod e indie
- La Haine Filme cult entre a subculturas subculturas punk e hip hop
- Suburbia Filme cult entre a subcultura punk
- Akira Filme cult entre assubculturas cyberpunk e otaku
- Pulp Fiction
- The Godfather
- Tetsuo Filme cult entre a subcultura cyberpunk
- Pink Flamingos
- Eraserhead
- The Big Lebowski
- Ichi, The Killer
- V For Vendetta
- El Topo
- Edward Scissorhands
- Delicatessen
- Kids
- Trainspotting
- Stalker
- The Rock Horror Picture Show
- Oldboy
- Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Filme_cult
Cult ou clássico cult (português brasileiro) ou clássico de culto (português europeu) é a denominação dada aos produtos da cultura popular que possuam um grupo de fãs ávidos. Geralmente, algo cult continua a ter admiradores e consumidores mesmo após não estar mais em evidência, devido à produção interrompida ou cancelada. Muitas obras e franquias, inclusive, atingem status de cult depois que suas "vidas úteis" supostamente expiraram.
A palavra cult, em inglês, significa culto, que realmente é o que parece alguns grupos de "seguidores". Os adeptos geralmente se dedicam a manter contato entre si, através de convenções, grupos de discussão na internet e lojas especializadas. Manifestações desse tipo são os fatores responsáveis pela longevidade cultural dessas obras. Vários grupos de adeptos são tão ativos que inclusive recebem denominações, como os trekkers (fãs da franquia Star Trek) ou osotakus (admiradores de anime e mangá). As denominações dadas aos grupos de fãs passam a ser parte do universo em volta do artefato cultural de adoração, tomando parte na visão geral no inconsciente popular em relação à obra.
Uma franquia, quando se torna cult, na maioria das vezes se estende muito além da sua mídia de origem. A trilogia cinematográfica Star Wars, por exemplo, tornou-se um fenômeno estrondoso, e ramificações de seu conceito original são encontradas na forma de quadrinhos, séries, brinquedos, livros, RPGs, animes, e Video games, algumas vezes adicionando mais elementos à franquia. O consumo e disponibilidade de ramificações desse tipo é mensurável com as proporções do status cult.
Fatores que fazem uma obra ser cult
Mundo de fantasia
Obras como Star Wars, Discworld e as histórias de Tolkien introduzem ao leitor um mundo de fantasia com locações e espécies únicas. Além de serem exploradas pelos autores, as possibilidades dentro destes mundos são também estudadas pelos consumidores das obras. Discussões sobre as limitações e capacidades deste ou daquele personagem alimentam debates e discussões que contribuem para manter a franquia nas conversas dos fãs. Estando em evidência desta forma, sua longevidade como cult está assegurada.
Um mundo de fantasia também serve para o leitor imaginar personagens e histórias dentro dos padrões estabelecidos pela franquia, o que gera as fanfics, contos criados por fãs envolvendo o conceito - ou partes dele. Muitas vezes são feitos como sendo sequências ou prequels das histórias originais, ou simplesmente histórias originais envolvendo personagens ou conceitos da obra original. Nota-se que todos são meras criações de fãs, não tendo nenhum peso oficial dentro da franquia.
Obscuridade
A obscuridade muitas vezes intensifica o status cult de um artefato cultural, já que fãs de algum gênero em particular (ficção científica, fantasia, super heróis, etc.) muitas vezes se dedicam a buscar o maior número possível de obras dentro de sua área de preferência. Obras menos conhecidas têm a vantagem de estarem livres das expectativas e super-exposição comuns às obras do mainstream, o que, além de tornar seu consumo e apreciação mais imparcial, permite aos seus autores uma maior liberdade de explorar os territórios criativos de seu gênero, tornado-as mais ricas em detalhes característicos da sua linhagem.
O cinema é uma grande fonte de franquias cult desse tipo. São denominados cult movies. Podem ser filmes antigos, desconhecidos na sua época, mas que graças as facilidades atuais em relação ao acesso de obras cinematográficas puderam ser descobertas e admiradas. Muitos cult movies são filmes que fracassaram nas telas de cinema, mas que no lançamento em vídeo, conquistaram grandes públicos. No entanto, nem todo cult movie recebe essa classificação por seu obscuro, sendo que alguns são de grande sucesso comercial.
Boa qualidade/Sucesso comercial
Muitos sucessos de público e crítica muitas vezes são praticamente unânimes no que diz respeito a qualidade. O impacto que eles causam na mídia permanece em evidência por anos, alcançando espaços consideráveis na história. Filmes como as trilogias Star Wars e The Lord of the Rings, a série Harry Potter, assim como megasucessos como Gone with the Wind, The Wizard of Oz e Ben-Hur acabam por ter status cult instantâneo. Também são exemplos produções inovadoras, como as animações adultas Beavis & Butt-Head, South Park e Family Guy, assim como o bloco Adult Swim do Cartoon Network. Quadrinhos como Os Invisíveis, de Grant Morrison e Sandman, de Neil Gaiman, conseguiram um sucesso repentino que veio junto com uma adoração cult sem precedentes na área por serem alternativos a tudo que se fazia no momento. Apesar de aparentemente estarem sob o underground, é justamente essa aparência que lhes proveram sucesso comercial.
Baixa qualidade/Fracasso comercial
Em um fator aplicável somente ao cinema, a baixa qualidade (ou a total ausência da mesma) pode ser o catalisador para uma obra se tornar cult. Filmes B ou produções Hollywoodianas de baixo orçamento como Mommie Dearest e Showgirls assim como as produções do diretor Edward D. Wood, Jr., são tão ridículos e ruins que acabam por ser inadvertidamente cômicos.
Muitos dos filmes obscuros das décadas de 1940, 1950 e 1960, que passam a ser cult ao serem redescobertos, são vistos como tal por serem considerados ingênuos ou ridículos de acordo com os padrões atuais, com efeitos especiais e diálogos risíveis. Além dos filmes de Ed Wood, são exemplos Eegah, Santa Claus Conquers the Martians, The Creeping Terror, The Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up Zombies, Manos: The Hands of Fate e Attack of the 50 Foot Woman.
Estes filmes não devem ser confundidos com filmes humorísticos como The Toxic Avenger, Bad Taste, Army of Darkness e os trabalhos de John Waters, que usam propositalmente os elementos desses filmes "tão ruins que são bons" para efeitos cômicos. No entanto, trabalhos dessa linha também podem ser considerados cult, por justamente darem continuidade ao legado de baixa qualidade risível deixado pelos filmes B, praticamente extintos.
Exemplos de clássicos cult
Filmes cult:
- The Breakfast Club
- Blade Runner Filme cult entre a subcultura cyberpunk.
- Clockwork orange Filme cult entre a subcultura hooligan.
- Donnie Darko
- American History X
- Green Street Filme cult entre a subcultura hooligan.
- American Beauty
- Matrix Filme cult entre a subculturas hacker e cyberpunk.
- Fight club
- Liquid Sky Filme cult entre as subculturas rave e cyberpunk.
- Quadrophenia Filme cult entre as subculturas mod e indie.
- La haine Filme cult entre a subculturas subculturas punk y hip hop.
- Suburbia Filme cult entre a subcultura punk.
- Akira Filme cult entre assubculturas cyberpunk.
- Pulp Fiction
- The Godfather
- Tetsuo Filme cult entre a subcultura cyberpunk.
- Tron
- Pink Flamingos
Em 2007, a revista estadunidense TV Guide listou os trinta maiores clássicos cult da televisão anglófona. Foram eles:1
- The Warriors (1979)
- Star Trek (1966-1969)
- The X-Files (1993-2002)
- Invader Zim (2001-2006)
- Buffy the Vampire Slayer (1997-2003)
- Farscape (1999-2003)
- Lost (2004-2010)
- Monty Python's Flying Circus (1969-1974)
- The Prisoner (1967-1968)
- The Simpsons (1989-presente)
- Twilight Zone (1959-1964)
- Xena: Warrior Princess (1995-2001)
- Jericho (2006-2008)
- Pee-Wee's Playhouse (1986-1991)
- Mystery Science Theater 3000 (1989-1999)
- Suzumiya Haruhi no Yūutsu (2003-2006) - série anunciada na revista Newtype.
- Battlestar Galactica (2003-2009)
- Family Guy (1999-presente)
- Babylon 5 (1994-1998)
- Beauty and the Beast (1987-1990)
- Veronica Mars (2004-2007)
- Quantum Leap (1989-1993)
- The Avengers (1966-1969)
- Freaks and Geeks (1999-2000)
- Doctor Who (1963-presente)
- Dark Shadows (1966-1971)
- Twin Peaks (1990-1991)
- Firefly (2002-2003)
- Mary Hartman, Mary Hartman (1975-1978)
- H.R. Pufnstuf (1969-1971)
- Stargate SG-1 (1997-2007)
- Absolutely Fabulous (1994-2003)
- Strangers with Candy (1999-2000)
- Fringe (série) (2008-2013)
Referências
- ↑ "TV Guide Names the Top Cult Shows Ever". TV Guide. 29 de junho de 2007.
Ver também
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cult
|
O que é um filme cult? Um filme cult é, necessariamente, um filme de qualidade? Isso é uma regra? Por que os filmes cults, em sua maioria, são filmes antigos e em preto e branco? E por que são filmes, no geral, de difícil compreeensão?
Encontrei uma maneira bem universal para definir o gênero. Filme cult: aquele que, ou você ama e vai fazer comentários pedantes no twitter a respeito, ou odeia e anota o nome do diretor para se algum dia um death note cair em suas mãos exterminar esse maldito sujeito que o fez perder 2h30 da sua vida (porque filme ruim não basta ser ruim, tem que ser longo também). Ok, legal, mas precisamos ir um pouco mais além:
A palavra cult vem de culto, mas culto no sentido de evento que reúne seguidores, como culto religioso etc, diferente do convencionado culto sinônimo de inteligente (((pedante))). Sendo assim, um filme cult, em sua definição, é aquele que possui uma legião de seguidores que perdura mesmo após o tempo de vida “útil” do filme, tornando-o atemporal. Agora imagino que essa definição te levou a seguinte questão: podemos considerar cults as sagas Star Wars, Star Trek, Harry Potter e… hum… Crepúsculo?
Calma, calma, antes que você saia por aí no twitter dizendo que é cult porque assiste Harry Potter e Crepúsculo, um filme só é considerado verdadeiramente cult quando se restringe a uma
subcultura, um grupo homogêneo com características próprias, e não atinge as massas por ser considerado excêntrico, controverso e fora dos padrões. Portanto, mesmo que sua saga favorita possua seguidores, se forem do tamanho da torcida do Flamengo e não apresentarem características próprias, ela já não é mais considerada cult. Uma pena, porque eu acho que seria uma experiência um tanto única daqui a um tempo ver Crepúsculo divdir as prateleiras das locadoras com Laranja Mecânica, Pulp Fiction, Psicose, etc.
subcultura, um grupo homogêneo com características próprias, e não atinge as massas por ser considerado excêntrico, controverso e fora dos padrões. Portanto, mesmo que sua saga favorita possua seguidores, se forem do tamanho da torcida do Flamengo e não apresentarem características próprias, ela já não é mais considerada cult. Uma pena, porque eu acho que seria uma experiência um tanto única daqui a um tempo ver Crepúsculo divdir as prateleiras das locadoras com Laranja Mecânica, Pulp Fiction, Psicose, etc.
Sendo assim, algumas das perguntas iniciais já foram respondidas. Um filme cult não é, necessariamente, um fime de qualidade. É apenas um filme que conquista fãs devotos com características comuns, eternizando de certa forma a obra. Os filmes cults mais conhecidos são os de difícil compreensão, uma vez que não atingem as massas, e restringem-se a um público particular: os intelectuais, que transcendem a linguagem cinematográfica e buscam extrair da obra o que o autor realmente quis dizer. No entanto, vivemos no mundo da informação imediatista, e, por isso, conta também com a banazalição da mesma, fazendo com que surjam os pseudo-intelectuais (ou pseudo cults) apreciadores dessas obras.
E você, encara filmes cults? Deixe sua opinião sobre o tema. Sempre agrega.
Por Michel Ribeiro
Fonte:http://cinecubo.wordpress.com/2011/12/09/coluna-filmes-cults/
101 Filmes Cult Para Ver Antes De Morrer
Mais um livro dos mesmos criadores da série Filmes ver antes de morrer - com a coordenação de Steven Jay Schneider (*) - , este traz os 101 melhores filmes Cult.
Vamos ao texto de introdução:
Vamos ao culto:
001. Um cão andaluz (Luis Buñuel, 1928)
002. A porta da loucura (Louis J. Gasnier, 1936)
003. Contrastes humanos (Preston Sturges, 1941)
004. Fuga do passado (Jacques Tourneur, 1947)
005. Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder, 1950)
006. O mensageiro do diabo (Charles Laughton, 1955)
007. Juventude transviada (Nicholas Ray, 1955)
008. A bolha (Irvin S. Yeahworth Jr. - Russell S. Doughten Jr., 1958)
009. Plano 9 do espaço sideral (Edward D. Wood Jr., 1959)
010. Jazz on a summer's day (Aram Avakian - Bert Stern, 1959)
011. O criado (Joseph Losey, 1963)
012. Paixões que alucinam (Samuel Fuller, 1963)
013. Bande à part (Jean-Luc Godard, 1964)
014. Scorpio rising (Kenneth Anger, 1964)
015. Faster, Pussycat! Kill! Kill! (Russ Meyer, 1965)
016. Blow up - depois daquele beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)
017. The chelsea girls (Andy Warhol - Paul Morrissey, 1966)
018. Persona (Ingmar Bergman, 1966)
019. Barbarella (Roger Vadim, 1968)
020. Les Idoles (Marc'o, 1968)
021. Sem destino (Dennis Hopper - Peter Fonda, 1969)
022. De volta ao vale das bonecas (Russ Meyer, 1970)
023. El Topo (Alejandro Jodorowski, 1970)
024. O açougueiro (Claude Chabrol, 1970)
025. The lickerish quartet (Radley Metzger, 1970)
026. Performance (Nicolas Roeg - Donald Cammell, 1970)
027. Ensina-me a viver (Hal Ashby, 1971)
028. Corrida sem fim (Monte Hellman, 1971)
029. Vampiras lésbicas (Jesus Franco, 1971)
030. Corrida contra o destino (Richard C. Sarafian, 1971)
031. O discreto charme da burguesia (Luis Buñuel, 1972)
032. Balada sangrenta (Perry Henzell, 1972)
033. Pink flamingos (John Waters, 1972)
034. Superfly (Gordon Parks Jr., 1972)
035. Irmãs diabólicas (Brian De Palma, 1973)
036. Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (Sam Peckinpah, 1974)
037. O medo devora a alma (Rainer W. Fassbinder, 1974)
038. O porteiro da noite (Liliana Cavani, 1974)
039. O fantasma do paraíso (Brian De Palma, 1974)
040. Grey gardens (Albert Maysles, 1975)
041. The rocky horror picture show (Jim Sharman, 1975)
042. Sholay (Ramesh Sippy, 1975)
043. Tommy (Ken Russell, 1975)
044. A última onda (Peter Weir, 1977)
045. O ataque dos tomates assassinos (John De Bello, 1978)
046. A vingança de Jennifer (Meir Zarchi, 1978)
047. O mágico inesquecível (Sidney Lumet, 1978)
048. Zoltan - O cão vampiro de Drácula (Albert Band, 1978)
049. Mad Max (George Miller, 1979)
050. A vida de Brian (Terry Jones, 1979)
051. Os selvagens da noite (Walter Hill, 1979)
052. Os irmãos cara-de-pau (John Landis, 1980)
053. Sedução e vingança (Abel Ferrara, 1981)
054. Os bandidos do tempo (Terry Gilliam, 1981)
055. Basket case (Frank Henenlotter, 1982)
056. Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982)
057. Wild style (Charlie Ahearn, 1983)
058. As aventuras de Buckaroo Banzai (W. D. Richter, 1984)
059. Spinal tap (Rob Reiner, 1984)
060. O vingador tóxico (Michael Herz - Lloyd Kaufman, 1984)
061. Veludo azul (David Lynch, 1986)
062. A morte pede carona (Robert Harmon, 1986)
063. Caçador de assassinos (Michael Mann, 1986)
064. Os desajustados (Bruce Robinson, 1987)
065. As amazonas na lua (J. Dante, J. Landis et al, 1987)
066. Barfly - Condenados pelo vício (Barbet Schroeder, 1987)
067. A Princesa prometida (Rob Reiner, 1987)
068. Asas do desejo (Wim Wenders, 1987)
069. Os anos do Heavy Metal - o declínio da civilização Ocidental(Penelope Spheeris, 1988)
070. Hairspray - e éramos todos jovens (John Waters, 1988)
071. Alice (Jan Svankmajer, 1988)
072. Mulheres à beira de um ataque de nervos (P. Almodóvar, 1988)
073. Atração mortal (Michael Lehmann, 1989)
074. Trem mistério (Jim Jarmusch, 1989)
075. Frankenhooker - Que pedaço de mulher (Frank Henenlotter, 1990)
076. Barton Fink - delírios de Hollywood (Joel Coen - Ethan Coen, 1991)
077. Fome animal (Peter Jackson, 1992)
078. Jovens, loucos e rebeldes (Richard Linklater, 1993)
079. Priscilla, a Rainha do deserto (Stephan Elliott, 1994)
080. O balconista (Kevin Smith, 1994)
081. Cova rasa (Danny Boyle, 1995)
082. Ladrão de sonhos ( Marc Caro - Jean-Pierre Jeunet, 1995)
083. O ódio (Mathieu Kassovitz, 1995)
084. Showgirls (Paul Verhoeven, 1995)
085. Crash - Estranhos prazeres (David Cronenberg, 1996)
086. Crepúsculo das ninfas de gelo (Guy Maddin, 1997)
087. O grande Lebowski (Ethan Coen - Joel Coen, 1998)
088. Buffalo '66 (Vincent Gallo, 1998)
089. O jantar dos malas (Francis Veber, 1998)
090. Corra, Lola, corra (Tom Tykwer, 1998)
091. Três é demais (Wes Anderson, 1998)
092. Como enlouquecer seu chefe (Mike Judge, 1999)
093. Battle Royale (Kinji Fukasaku, 2000)
094. Amnésia (Christopher Nolan, 2000)
095. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)
096. Hedwig - Rock, amor e traição (John Cameron Mitchell, 2001)
097. Ichi, o assassino (Takashi Miike, 2001)
098. The room (Tommy Wiseau, 2003)
099. Kamikaze girls (Tetsuya Nakashima, 2004)
100. Napoleon Dynamite (Jared Hess, 2004)
101. A ponta de um crime (Rian Johnson, 2005)
_______________________
(*) Steven Jay Schneider é crítico de cinema, pesquisador e produtor com formação acadêmica em Filosofia pela Harvard University e em Cinema pela New York University. Ele é editor de 1001 Filmes You Must See Before You Die, 101 Movies You Must See Before You Die e 101 ... Movies You Must See Before You Die, todos da editora Barron's Books. Ele também é o autor e editor de muitos outros livros sobre cinema.
Mais listas do autor Steven Jay Schneider:
> 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Ação Para Ver Antes De Morrer
> 101 Filmes de Ficção-Científica Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Gangster Para Ver Antes De Morrer
> 101 Filmes de Guerra Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer
> 501 Diretores
> 501 Estrelas do Cinema
Vamos ao texto de introdução:
"Muitos - talvez a maioria - dos filmes que alcançam o status de Cult começam como fracassos de bilheteria, e com o passar dos anos começam a atrair grupos de fãs devotos. Alguns filmes cult são muito bons, enquanto outras são tão ruins que são bons, alguns são aventuras cômicas, enquanto muitos outros se enquadram nas categorias de ficção científica ou terror. Mas todos os filmes de culto têm uma coisa em comum: são filmes que se recusam a morrer.
Estrelas que são cult em um filme podem definitivamente não ser em outro; pessoas ignoradas em seu próprio tempo pode tornar-se heróis cult após a sua morte. Filmes ganham status de cult devido a uma variedade de estranhas e maravilhosas razões - pela qualidade de ícones como John Belushi e Holly Hunter, ou devido a uma série de casos bizarros, divertidos ou macabros. O Ataque dos Tomates Assassinos! se tornou um cult por sua sátira aos filmes de terror de Hollywood e as preocupações da América no final de 1970.
Com a percepção de críticos, historiadores de cinema e acadêmicos,101 filmes de culto para ver antes de morrer oferece uma amplitude de conhecimento, discernimento e paixão sobre os filmes que você simplesmente não pode deixar de assistir. Este livro é uma homenagem às décadas de temas sombrios e personagens bizarros. É preciso um olhar fascinante de volta através de décadas de filmes inesquecíveis que definiram o gênero cult."
Estrelas que são cult em um filme podem definitivamente não ser em outro; pessoas ignoradas em seu próprio tempo pode tornar-se heróis cult após a sua morte. Filmes ganham status de cult devido a uma variedade de estranhas e maravilhosas razões - pela qualidade de ícones como John Belushi e Holly Hunter, ou devido a uma série de casos bizarros, divertidos ou macabros. O Ataque dos Tomates Assassinos! se tornou um cult por sua sátira aos filmes de terror de Hollywood e as preocupações da América no final de 1970.
Com a percepção de críticos, historiadores de cinema e acadêmicos,101 filmes de culto para ver antes de morrer oferece uma amplitude de conhecimento, discernimento e paixão sobre os filmes que você simplesmente não pode deixar de assistir. Este livro é uma homenagem às décadas de temas sombrios e personagens bizarros. É preciso um olhar fascinante de volta através de décadas de filmes inesquecíveis que definiram o gênero cult."
Vamos ao culto:
001. Um cão andaluz (Luis Buñuel, 1928)
002. A porta da loucura (Louis J. Gasnier, 1936)
003. Contrastes humanos (Preston Sturges, 1941)
004. Fuga do passado (Jacques Tourneur, 1947)
005. Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder, 1950)
006. O mensageiro do diabo (Charles Laughton, 1955)
007. Juventude transviada (Nicholas Ray, 1955)
008. A bolha (Irvin S. Yeahworth Jr. - Russell S. Doughten Jr., 1958)
009. Plano 9 do espaço sideral (Edward D. Wood Jr., 1959)
010. Jazz on a summer's day (Aram Avakian - Bert Stern, 1959)
011. O criado (Joseph Losey, 1963)
012. Paixões que alucinam (Samuel Fuller, 1963)
013. Bande à part (Jean-Luc Godard, 1964)
014. Scorpio rising (Kenneth Anger, 1964)
015. Faster, Pussycat! Kill! Kill! (Russ Meyer, 1965)
016. Blow up - depois daquele beijo (Michelangelo Antonioni, 1966)
017. The chelsea girls (Andy Warhol - Paul Morrissey, 1966)
018. Persona (Ingmar Bergman, 1966)
019. Barbarella (Roger Vadim, 1968)
020. Les Idoles (Marc'o, 1968)
021. Sem destino (Dennis Hopper - Peter Fonda, 1969)
022. De volta ao vale das bonecas (Russ Meyer, 1970)
023. El Topo (Alejandro Jodorowski, 1970)
024. O açougueiro (Claude Chabrol, 1970)
025. The lickerish quartet (Radley Metzger, 1970)
026. Performance (Nicolas Roeg - Donald Cammell, 1970)
027. Ensina-me a viver (Hal Ashby, 1971)
028. Corrida sem fim (Monte Hellman, 1971)
029. Vampiras lésbicas (Jesus Franco, 1971)
030. Corrida contra o destino (Richard C. Sarafian, 1971)
031. O discreto charme da burguesia (Luis Buñuel, 1972)
032. Balada sangrenta (Perry Henzell, 1972)
033. Pink flamingos (John Waters, 1972)
034. Superfly (Gordon Parks Jr., 1972)
035. Irmãs diabólicas (Brian De Palma, 1973)
036. Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (Sam Peckinpah, 1974)
037. O medo devora a alma (Rainer W. Fassbinder, 1974)
038. O porteiro da noite (Liliana Cavani, 1974)
039. O fantasma do paraíso (Brian De Palma, 1974)
040. Grey gardens (Albert Maysles, 1975)
041. The rocky horror picture show (Jim Sharman, 1975)
042. Sholay (Ramesh Sippy, 1975)
043. Tommy (Ken Russell, 1975)
044. A última onda (Peter Weir, 1977)
045. O ataque dos tomates assassinos (John De Bello, 1978)
046. A vingança de Jennifer (Meir Zarchi, 1978)
047. O mágico inesquecível (Sidney Lumet, 1978)
048. Zoltan - O cão vampiro de Drácula (Albert Band, 1978)
049. Mad Max (George Miller, 1979)
050. A vida de Brian (Terry Jones, 1979)
051. Os selvagens da noite (Walter Hill, 1979)
052. Os irmãos cara-de-pau (John Landis, 1980)
053. Sedução e vingança (Abel Ferrara, 1981)
054. Os bandidos do tempo (Terry Gilliam, 1981)
055. Basket case (Frank Henenlotter, 1982)
056. Fitzcarraldo (Werner Herzog, 1982)
057. Wild style (Charlie Ahearn, 1983)
058. As aventuras de Buckaroo Banzai (W. D. Richter, 1984)
059. Spinal tap (Rob Reiner, 1984)
060. O vingador tóxico (Michael Herz - Lloyd Kaufman, 1984)
061. Veludo azul (David Lynch, 1986)
062. A morte pede carona (Robert Harmon, 1986)
063. Caçador de assassinos (Michael Mann, 1986)
064. Os desajustados (Bruce Robinson, 1987)
065. As amazonas na lua (J. Dante, J. Landis et al, 1987)
066. Barfly - Condenados pelo vício (Barbet Schroeder, 1987)
067. A Princesa prometida (Rob Reiner, 1987)
068. Asas do desejo (Wim Wenders, 1987)
069. Os anos do Heavy Metal - o declínio da civilização Ocidental(Penelope Spheeris, 1988)
070. Hairspray - e éramos todos jovens (John Waters, 1988)
071. Alice (Jan Svankmajer, 1988)
072. Mulheres à beira de um ataque de nervos (P. Almodóvar, 1988)
073. Atração mortal (Michael Lehmann, 1989)
074. Trem mistério (Jim Jarmusch, 1989)
075. Frankenhooker - Que pedaço de mulher (Frank Henenlotter, 1990)
076. Barton Fink - delírios de Hollywood (Joel Coen - Ethan Coen, 1991)
077. Fome animal (Peter Jackson, 1992)
078. Jovens, loucos e rebeldes (Richard Linklater, 1993)
079. Priscilla, a Rainha do deserto (Stephan Elliott, 1994)
080. O balconista (Kevin Smith, 1994)
081. Cova rasa (Danny Boyle, 1995)
082. Ladrão de sonhos ( Marc Caro - Jean-Pierre Jeunet, 1995)
083. O ódio (Mathieu Kassovitz, 1995)
084. Showgirls (Paul Verhoeven, 1995)
085. Crash - Estranhos prazeres (David Cronenberg, 1996)
086. Crepúsculo das ninfas de gelo (Guy Maddin, 1997)
087. O grande Lebowski (Ethan Coen - Joel Coen, 1998)
088. Buffalo '66 (Vincent Gallo, 1998)
089. O jantar dos malas (Francis Veber, 1998)
090. Corra, Lola, corra (Tom Tykwer, 1998)
091. Três é demais (Wes Anderson, 1998)
092. Como enlouquecer seu chefe (Mike Judge, 1999)
093. Battle Royale (Kinji Fukasaku, 2000)
094. Amnésia (Christopher Nolan, 2000)
095. Donnie Darko (Richard Kelly, 2001)
096. Hedwig - Rock, amor e traição (John Cameron Mitchell, 2001)
097. Ichi, o assassino (Takashi Miike, 2001)
098. The room (Tommy Wiseau, 2003)
099. Kamikaze girls (Tetsuya Nakashima, 2004)
100. Napoleon Dynamite (Jared Hess, 2004)
101. A ponta de um crime (Rian Johnson, 2005)
_______________________
(*) Steven Jay Schneider é crítico de cinema, pesquisador e produtor com formação acadêmica em Filosofia pela Harvard University e em Cinema pela New York University. Ele é editor de 1001 Filmes You Must See Before You Die, 101 Movies You Must See Before You Die e 101 ... Movies You Must See Before You Die, todos da editora Barron's Books. Ele também é o autor e editor de muitos outros livros sobre cinema.
Mais listas do autor Steven Jay Schneider:
> 1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Ação Para Ver Antes De Morrer
> 101 Filmes de Ficção-Científica Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Gangster Para Ver Antes De Morrer
> 101 Filmes de Guerra Para Ver Antes de Morrer
> 101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer
> 501 Diretores
> 501 Estrelas do Cinema
Fonte:http://saladeexibicao.blogspot.com.br/2010/11/101-filmes-cult-para-ver-antes-de.html
101 Filmes Cult Para Ver Antes de Morrer
Lista retirada originalmente do livro "101 Cult Movies You Must See Before You Die", coordenado por Steven Jay Schneider. Todos os filmes estão em ordem cronológica!
Fonte:http://filmow.com/listas/101-filmes-cult-para-ver-antes-de-morrer-l1097/
- Um Cão Andaluz5311
- A Porta da Loucura132
- Contrastes Humanos333
- Fuga do Passado244
- Crepúsculo dos Deuses4295
- O Mensageiro do Diabo1096
- Juventude Transviada3617
- A Bolha 448
- Plano 9 do Espaço Sideral1649
- Jazz On A Summer's Day210
- O Criado1711
- Paixões que Alucinam3712
- Bande à Part13613
- Scorpio Rising2414
- Faster, Pussycat! Kill! Kill!15715
- Blow-Up - Depois Daquele Beijo21916
- Chelsea Girls1517
- Persona: Quando Duas Mulheres Pecam58118
- Barbarella11219
- Les Idoles220
- Sem Destino33721
- De Volta ao Vale das Bonecas1922
- El Topo11123
- O Açougueiro1824
- O Quarteto Lickeris125
- Performance1026
- Ensina-me a Viver62227
- Corrida Sem Fim2128
- Vampiros Lesbos2129
- Corrida Contra o Destino7030
- O Discreto Charme da Burguesia17131
- Balada Sangrenta/ Querem Meu Sangue432
- Pink Flamingos56733
- Super Fly1434
- As Irmãs Diabólicas5535
- Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia6936
- O Medo Devora a Alma3837
- O Porteiro da Noite2138
- O Fantasma do Paraíso3339
- Grey Gardens2840
- The Rocky Horror Picture Show84641
- Sholay642
- Tommy11943
- A Última Onda744
- O Ataque dos Tomates Assassinos22645
- A Vingança de Jennifer24946
- O Mágico Inesquecível4147
- Zoltan, o Cão Vampiro de Drácula1148
- Mad Max28749
- Monty Python - A Vida de Brian34850
- Os Selvagens da Noite36451
- Os Irmãos Cara-de-Pau19452
- Sedução e Vingança3853
- Os Bandidos do Tempo1554
- O Mistério do Cesto8055
- Fitzcarraldo8356
- Wild Style257
- As Aventuras de Buckaroo Banzai958
- Isto É Spinal Tap7059
- O Vingador Tóxico11460
- Veludo Azul42961
- A Morte Pede Carona14762
- Dragão Vermelho5963
- Os Desajustados964
- As Amazonas na Lua2165
- Barfly - Condenados pelo Vício11166
- A Princesa Prometida11867
- Asas do Desejo24968
- Os Anos do Heavy Metal - O Declínio da Civilização ...1569
- Hairspray - Éramos Todos Jovens4870
- Alice16171
- Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos33872
- Atração Mortal9173
- Trem Mistério1774
- Frankenhooker - Que Pedaço de Mulher3275
- Barton Fink - Delírios de Hollywood12476
- Fome Animal64477
- Jovens, Loucos e Rebeldes17178
- Priscilla, a Rainha do Deserto40779
- O Balconista13380
- Cova Rasa18881
- Ladrão de Sonhos8682
- O Ódio9083
- Showgirls7284
- Crash - Estranhos Prazeres17285
- Crepúsculo das Ninfas de Gelo086
- O Grande Lebowski55287
- Buffalo '6613088
- O Jantar dos Malas1889
- Corra, Lola, Corra85190
- Três é Demais12091
- Como Enlouquecer seu Chefe14292
- Batalha Real37993
- Amnésia1,1K94
- Donnie Darko2,3K95
- Hedwig: Rock, Amor e Traição17196
- Ichi - O Assassino18497
- The Room5598
- Kamikaze Girls2599
- Napoleon Dynamite326100
- A Ponta de um Crime76101
Comentários
Postar um comentário