O QUE É FILME CULT ?




O que é Filme Cult ?

Os filmes cult ou "cult movies" são aqueles que geram uma "elite" de admiradores que se tornam aficcionados por esse filme, assistindo-o repetidas vezes, às vezes criando até clubes ou comunidades no orkut de fãs. Esses filmes não são trash, geralmente são de qualidade.

Filme cult (português brasileiro) ou filme de culto (português europeu) (do inglês cult movie) é um termo coloquial para filmes que agregam grupos de fãs devotos, mas que não alcançam uma fama e reconhecimento considerável. As características em um filme cult podem incluir uma trilha sonora obscura, conter conceitos e ciências fictícios criados na história, ou personagens estranhos.
Geralmente são filmes de conteúdo original, e de roteiro também original, que tentam passar uma mensagem inovadora, muitas vezes de forma subliminar, de múltipla interpretação e de difícil compreensão pelo grande público (habituado a visões mais convencionais da realidade). Por assim ser, geralmente são enquadrados em filmes alternativos, filmes B e undergrounds.
Esses filmes não se preocupam em agradar ao grande público, não seguem fórmulas holiwoodianas de grande sucesso, não entram nos grandes circuitos, e geralmente não alcançam grandes bilheterias, e portando, na grande maioria das vezes, não interessam às grandes produtoras.
No entanto, agradam um pequeno público de gosto peculiar e mais refinado, que tenta extrair a mensagem que o autor quer passar, e a utiliza como fonte de conhecimento, e às vezes até como filosofia de vida. Pela relativa escassez desse material, esses filmes acabam por serem cultuados e amplamente debatidos por seus fieis “seguidores”.
Logicamente, todos esses critérios de definição são relativos, não sendo possível analisá-los de forma absoluta. Alguns filmes cult podem sim ser "mainstream" nos seus países de origem (são culturas diferentes, e o que é inovador e alternativo para uns pode ser comum e maciçamente atraente para outros), alguns filmes são bem divulgados e possuem elementos (como o sexo, a violência) que atraem o gosto do grande público e se tornam grandes bilheteirias, e nem por isso deixam de ser cult.

Filmes cult:http://filmescult.wordpress.com/


Cult ou clássico cult (português brasileiro) ou clássico de culto (português europeu) é a denominação dada aos produtos da cultura popular que possuam um grupo de fãs ávidos. Geralmente, algo cult continua a ter admiradores e consumidores mesmo após não estar mais em evidência, devido à produção interrompida ou cancelada. Muitas obras e franquias, inclusive, atingem status de cult depois que suas "vidas úteis" supostamente expiraram.
A palavra cult, em inglês, significa culto, que realmente é o que parece alguns grupos de "seguidores". Os adeptos geralmente se dedicam a manter contato entre si, através de convenções, grupos de discussão na internet e lojas especializadas. Manifestações desse tipo são os fatores responsáveis pela longevidade cultural dessas obras. Vários grupos de adeptos são tão ativos que inclusive recebem denominações, como os trekkers (fãs da franquia Star Trek) ou osotakus (admiradores de anime e mangá). As denominações dadas aos grupos de fãs passam a ser parte do universo em volta do artefato cultural de adoração, tomando parte na visão geral no inconsciente popular em relação à obra.
Uma franquia, quando se torna cult, na maioria das vezes se estende muito além da sua mídia de origem. A trilogia cinematográfica Star Wars, por exemplo, tornou-se um fenômeno estrondoso, e ramificações de seu conceito original são encontradas na forma de quadrinhossériesbrinquedoslivrosRPGs, animes, e Video games, algumas vezes adicionando mais elementos à franquia. O consumo e disponibilidade de ramificações desse tipo é mensurável com as proporções do status cult.

Fatores que fazem uma obra ser cult

Mundo de fantasia

Obras como Star WarsDiscworld e as histórias de Tolkien introduzem ao leitor um mundo de fantasia com locações e espécies únicas. Além de serem exploradas pelos autores, as possibilidades dentro destes mundos são também estudadas pelos consumidores das obras. Discussões sobre as limitações e capacidades deste ou daquele personagem alimentam debates e discussões que contribuem para manter a franquia nas conversas dos fãs. Estando em evidência desta forma, sua longevidade como cult está assegurada.
Um mundo de fantasia também serve para o leitor imaginar personagens e histórias dentro dos padrões estabelecidos pela franquia, o que gera as fanfics, contos criados por fãs envolvendo o conceito - ou partes dele. Muitas vezes são feitos como sendo sequências ou prequels das histórias originais, ou simplesmente histórias originais envolvendo personagens ou conceitos da obra original. Nota-se que todos são meras criações de fãs, não tendo nenhum peso oficial dentro da franquia.

Obscuridade

A obscuridade muitas vezes intensifica o status cult de um artefato cultural, já que fãs de algum gênero em particular (ficção científicafantasiasuper heróis, etc.) muitas vezes se dedicam a buscar o maior número possível de obras dentro de sua área de preferência. Obras menos conhecidas têm a vantagem de estarem livres das expectativas e super-exposição comuns às obras do mainstream, o que, além de tornar seu consumo e apreciação mais imparcial, permite aos seus autores uma maior liberdade de explorar os territórios criativos de seu gênero, tornado-as mais ricas em detalhes característicos da sua linhagem.
O cinema é uma grande fonte de franquias cult desse tipo. São denominados cult movies. Podem ser filmes antigos, desconhecidos na sua época, mas que graças as facilidades atuais em relação ao acesso de obras cinematográficas puderam ser descobertas e admiradas. Muitos cult movies são filmes que fracassaram nas telas de cinema, mas que no lançamento em vídeo, conquistaram grandes públicos. No entanto, nem todo cult movie recebe essa classificação por seu obscuro, sendo que alguns são de grande sucesso comercial.

Boa qualidade/Sucesso comercial

Muitos sucessos de público e crítica muitas vezes são praticamente unânimes no que diz respeito a qualidade. O impacto que eles causam na mídia permanece em evidência por anos, alcançando espaços consideráveis na história. Filmes como as trilogias Star Wars e The Lord of the Rings, a série Harry Potter, assim como megasucessos como Gone with the WindThe Wizard of Oz e Ben-Hur acabam por ter status cult instantâneo. Também são exemplos produções inovadoras, como as animações adultas Beavis & Butt-HeadSouth Park e Family Guy, assim como o bloco Adult Swim do Cartoon Network. Quadrinhos como Os Invisíveis, de Grant Morrison e Sandman, de Neil Gaiman, conseguiram um sucesso repentino que veio junto com uma adoração cult sem precedentes na área por serem alternativos a tudo que se fazia no momento. Apesar de aparentemente estarem sob o underground, é justamente essa aparência que lhes proveram sucesso comercial.

Baixa qualidade/Fracasso comercial

Em um fator aplicável somente ao cinema, a baixa qualidade (ou a total ausência da mesma) pode ser o catalisador para uma obra se tornar cultFilmes B ou produções Hollywoodianas de baixo orçamento como Mommie Dearest e Showgirls assim como as produções do diretor Edward D. Wood, Jr., são tão ridículos e ruins que acabam por ser inadvertidamente cômicos.
Muitos dos filmes obscuros das décadas de 19401950 e 1960, que passam a ser cult ao serem redescobertos, são vistos como tal por serem considerados ingênuos ou ridículos de acordo com os padrões atuais, com efeitos especiais e diálogos risíveis. Além dos filmes de Ed Wood, são exemplos EegahSanta Claus Conquers the MartiansThe Creeping TerrorThe Incredibly Strange Creatures Who Stopped Living and Became Mixed-Up ZombiesManos: The Hands of Fate e Attack of the 50 Foot Woman.
Estes filmes não devem ser confundidos com filmes humorísticos como The Toxic AvengerBad TasteArmy of Darkness e os trabalhos de John Waters, que usam propositalmente os elementos desses filmes "tão ruins que são bons" para efeitos cômicos. No entanto, trabalhos dessa linha também podem ser considerados cult, por justamente darem continuidade ao legado de baixa qualidade risível deixado pelos filmes B, praticamente extintos.

Exemplos de clássicos cult

Filmes cult:
Em 2007, a revista estadunidense TV Guide listou os trinta maiores clássicos cult da televisão anglófona. Foram eles:1

Referências

  1. Ir para cima "TV Guide Names the Top Cult Shows Ever"TV Guide. 29 de junho de 2007.

Ver também

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cult


Sempre adorei cinema. Adoro quando estou preenchendo um cadastro em que existe a pergunta "qual o seu hobby preferido?" - até porque além dos meus dados pessoais, essa é uma das únicas perguntas que eu sei responder sem tem que ficar inventando um monte de histórias (aliás, quem será que foi o ser super dotado que inventou as perguntas de boa parte dos cadastros que vez por outra nós temos que responder??). Quando vejo essa pergunta, respondo sem pensar: cinema é o meu hobby preferido. Na verdade é mais que um hobby; quando me perguntam o quanto eu gosto de cinema, eu digo que "cinema é o ar que eu respiro" - exagero óbvio que dá a dimensão da minha paixão.

A felicidade que eu sinto depois de assistir a um grande filme é uma coisa inexplicável. Não sou uma grande estudiosa de cinema, não sou uma grande crítica, não sou nada além de uma grande fã de cinema, de coração.
Assim como eu adoro cinema, também adoro fazer listas (não, eu não copiei isso do "Alta Fidelidade" - tenho mania com listas já faz muito tempo). Uma vez sendo fã de cinema e de listinhas, resolvi juntar as duas coisas e comecei a fazer listas de cinema (minha grande missão no momento é completar a minha lista de melhores interpretações - até o fim do ano eu consigo e ponho essa lista no site).
Faço minhas listas sem a menor intenção de que elas se assemelhem àquelas listas sérias que a crítica internacional produz de tempos em tempos (mas às vezes isso até que acontece). Minhas listas são de fã.
Nesta matéria: a lista dos meus 10 filmes preferidos (na verdade são mais do que 10 filmes.... pessoa complicada que eu sou, sofro de um problema crônico de nunca saber quando terminar uma lista...)

1 - ...E O VENTO LEVOU (1939) - diretor: Victor Fleming
O clássico dos clássicos. "...E o Vento Levou" foi feito a mais de 60 anos atrás (é muito tempo) e isso dá ainda maior dimensão a sua excelência. A história do filme é sensacional, o elenco ótimo (pelo amor de Deus, que maravilha que é a Vivien Leigh de Scarlett O´Hara), a trilha sonora é extraordinária, a produção é perfeita, tudo é maravilhoso! Não tenho a menor paciência para assistir filme dublado, e no entanto, toda vez que "...E o Vento Levou" passa na televisão eu assisto - e amo! Só mesmo sendo um grande filme pra conseguir manter a qualidade mesmo na versão dublada. Adoro àquela hora em que Scarlett manda Prissy (Butterfly McQueen) buscar um médico o mais rápido possível para fazer o parto de Melanie (Olivia de Havilland). Mesmo sabendo da urgência da situação, Prissy volta cantando, sem médico, na maior lerdeza do mundo, como se nada estivesse acontecendo - é muito irritante.

2 - ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE (1956) - diretor: George Stevens
Absurdo de filme! Rock Hudson, Elizabeth Taylor e James Dean estão sensacionais (todos três mereciam o Oscar, mas nenhum levou). Quando assisti a esse filme pela primeira vez eu chorei de tanta felicidade. Tudo no filme é sensacional. A cena em que Jordan (Rock Husdon) e Leslie (Taylor), conversam no quarto antes de dormir é um dos momentos mais bacanas do cinema. Eles falam sobre os filhos de um jeito tão natural, tão verdadeiro, dá pra ver aquela cena acontecendo de verdade, é bom demais!
3 - MAGNÓLIA (1999) - diretor: Paul Thomas Anderson
Amo esse filme! É sem sombra de dúvida o melhor filme dos últimos tempos. Todo o elenco merecia ser indicado ao Oscar. São raríssimos os casos de filmes com elenco grande em que todos os atores consigam alcançar interpretações tão excelentes (mérito de um diretor excepcional). Não há nada fora do lugar nesse filme, tudo se encaixa a perfeição. A seqüência de abertura de "Magnólia" é maravilhosa e daí em diante o filme não cai de nível nunca. Quase morro toda vez que vejo a seqüência em que todo o elenco canta ao mesmo tempo. É muito emocionante. Também adoro a seqüência da chuva. É absolutamente sensacional.

4 - O PODEROSO CHEFÃO (1972) - diretor: Francis Ford Coppola
É um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida. Depois de assistir ao "O Poderoso Chefão" pela primeira vez fui ter uma conversa muito séria com o meu pai e perguntar porque ele não era mafioso? (eu era pequenininha). Coisas de criança à parte, "O Poderoso Chefão" me fascina imensamente. A saga da família Corleone é extraordinária (quem gosta do filme deveria ler o livro de Mario Puzo - é ótimo). Quando um livro vira filme, quase sempre o primeiro é melhor. Neste caso, Coppola (que escreveu o roteiro junto com Mario Puzo) conseguiu superar o livro com grande margem de distância. "O Poderoso Chefão" é clássico do primeiro ao último segundo. O clima do filme é sensacional. A fotografia é perfeita (aquele escritório sempre escuro do Don Corleone é maravilhoso), o elenco é uma coisa do outro mundo - Marlon Brando é o Don Corleone encarnado, Al Pacino faz com que eu sinta vontade de chorar só de olhar para ele, Robert Duvall e James Caan são perfeitos - a trilha sonora é daquelas que a gente escuta uma vez e não esquece nunca mais, etc. Esse filme é uma obra prima no mais literal sentido da palavra. O final desse filme é um absurdo. A porta do escritório fechando e Kay (Diane Keaton) percebendo que o "padrinho" agora é Mike (Al Pacino). É uma cena arrepiante. Assim como também é arrepiante a seqüência do batizado.
5 - MOULIN ROUGE! (2001) - diretor: Baz Luhrman
Nunca fui louca por musicais, mas depois de "Moulin Rouge" tive que rever meus conceitos. Que filme espetacular! Assisti três vezes no cinema e me arrependo muito de não ter ido mais vezes. Esse filme é de chorar de tão bom. Antes mesmo do filme começar já dá pra perceber que ele vai ser sensacional (aquela fanfarra da Fox no começo - com maestro, cortina e tudo - é uma coisa maravilhosa). A edição do filme é estupenda, as músicas são uma loucura, o elenco está soberbo, a produção é um espetáculo - tudo é perfeito. A seqüência da fadinha do absinto é a coisa mais linda do mundo! Difícil destacar apenas um momento bacana desse filme, tudo é muito - muito bom.

6 - APOCALYPSE NOW (1979) - diretor: Francis Ford Coppola
O melhor filme de guerra (se bem que classificá-lo como "guerra" seja diminuir um filme extremamente complexo) que já foi feito na história do cinema - e duvido que algum dia surja outro melhor. A versão Redux que passou nos cinemas no ano passado não acrescenta nada ao original (na verdade, a seqüência dos franceses incluída no Redux é uma porcaria). Portanto se você for assistir pela primeira vez, alugue o original. O começo desse filme é excelente. A música do The Doors (The End) tocando, o barulho dos helicópteros, o ventilador do quarto fazendo barulho e Martin Sheen completamente possuído no meio de tudo isso. Adoro quando o Capitão Willard (Sheen) olha pela janela do quarto e diz que ainda está no Vietnã... (isso é muito bom). As vezes assisto "Apocalypse Now" só pra ver a seqüência de ataque dos helicópteros ao som de "A Cavalgada das Valquírias" - vi isso no cinema ano passado pela primeira vez e quase morri. Não posso deixar de citar a frase clássica do personagem de Robert Duvall (espetacular como o Coronel "surfista" Kilgore) - é memorável aquele momento em que ele fala que "adora o cheiro de napalm pela manhã".
7 - A FELICIDADE NÃO SE COMPRA (1946) - diretor: Frank Capra
Esse filme é lindo! Ao lado de "Aconteceu Naquela Noite", "A Felicidade Não Se Compra" é o melhor filme de Frank Capra. James Stewart está absolutamente perfeito neste filme. A história é muito boa, a produção é impecável e o clima que Capra imprimia a seus filmes era absolutamente delicioso.

8 - A PRIMEIRA NOITE DE UM HOMEM (1967) - diretor: Mike Nichols O final desse filme é um dos melhores já filmados na história do cinema. Quando Benjamim (Dustin Hoffman em uma das melhores interpretações de sua carreira - o que não é pouco) e Elaine (Katharine Ross) entram no ônibus eles estão tão felizes, mas aos poucos sua expressão vai mudando e ao final eles parecem pensar "e agora" - esse pequeno momento vale o filme todo. A trilha sonora de "A Primeira Noite de um Homem" é perfeita, as atuações são perfeitas, a história é perfeita - o filme inteiro é clássico.
9 - CINEMA PARADISO (1988) - diretor: Giuseppe Tornatore
Todo fã de cinema é apaixonado por esse filme. É uma homenagem ao cinema e é lindo! O Alfredo (interpretado por Philippe Noiret) é um dos personagens mais fofos de todos os tempos. Recomendo que se assista a esse filme com uma caixa de lencinhos de papel, porque "Cinema Paradiso" é daqueles filmes que faz a gente chorar até secar.

10 - CREPUSCÚLO DOS DEUSES (1950) - diretor: Billy Wilder
O melhor filme sobre cinema que existe. A seqüência em que Norma Desmond (Gloria Swanson maravilhosa) desce a escadaria da sua casa é o momento mais clássico do cinema de todos os tempos. Grande clássico, absolutamente obrigatório aos fãs de cinema. 


BÔNUS:

11 - PULP FICTION (1994) - diretor: Quentin Tarantino
O melhor filme de Quentin Tarantino (tudo bem que ele só fez três - todos excelentes). "Pulp Fiction" é um filme extraordinário do começo ao fim. A trilha sonora é ótima, o elenco está ótimo, a história é muito - muito legal, a edição é um absurdo - tudo é muito bom.

12 - LARANJA MECÂNICA (1971) - diretor: Stanley Kubrick
Foi o primeiro filme de Stanley Kubrick que eu assisti e foi suficiente pra ter certeza quanto ao talento surpreendente do diretor. "Laranja Mecânica" é a obra prima de um gênio. É um dos filmes mais bem dirigidos que eu já vi na minha vida (talvez o melhor). A atuação de Malcolm McDowell é simplesmente brilhante (depois desse filme ele não fez mais nada nem sequer parecido, indicador de que sua espetacular atuação se deve a Kubrick).

13 - ACONTECEU NAQUELA NOITE (1934) - diretor: Frank Capra
Clark Gable tem a melhor interpretação de sua vida neste filme. "Aconteceu Naquela Noite" é o filme que deu origem às comédias românticas, e até hoje ainda é possível notar sua influência no gênero. Adoro de paixão a seqüência em que Peter (Clark Gable) e Ellie (Claudette Colbert) pedem carona - é muito legal.

14 - CIDADÃO KANE (1941) - diretor: Orson Welles
Esse filme é um marco na história do cinema. E mais de 60 anos após seu lançamento o filme continua sendo absolutamente formidável. Orson Welles era um homem à frente de seu tempo e ele prova isso na direção de "Cidadão Kane". Quando estreou nos cinemas o filme de Welles foi um fracasso completo, mas aos poucos as pessoas foram o descobrindo e hoje "Cidadão Kane" (que por pouco escapou de ser queimado pelos executivos dos estúdios de Hollywood - a pedido de William Randolph Hearst) é considerado um dos melhores filmes de todos os tempos.

15 - LUZES DA CIDADE (1931) - diretor: Charles Chaplin
Um dos filmes mais lindos que eu já vi na vida. Charles Chaplin era um gênio (a autobiografia dele - "Minha Vida" - é muito bacana) e esse é o melhor de seus filmes. O final de "Luzes da Cidade" é simplesmente perfeito, aliás, o filme inteiro é perfeito, uma verdadeira obra prima cinematográfica. A história de amor entre o Vagabundo e a florista cega (interpretada por Virginia Cherrill) é tão linda, tão convincente, é absolutamente impossível não se emocionar. Quando Chaplin decidiu fazer "Luzes da Cidade" ele considerou a possibilidade de fazê-lo como um filme falado, mas depois mudou de idéia e o fez mudo (o filme tem trilha sonora - composta por Chaplin - mas não tem diálogos). Hoje eu não consigo imaginar esse filme com diálogos (aliás, impossível imaginar o Vagabundo falando), "Luzes da Cidade" é espetacular exatamente como está, e mais uma vez, só posso dizer que Charles Chaplin era realmente um gênio.

E essa é a minha lista.
Desde o primeiro até o último filme da lista gosto de todos da mesma maneira, pra mim, todos são clássicos, são obras primas que todo mundo tem que ver pelo menos uma vez na vida.
Obs: Alguém pode perguntar porque eu não intitulo a minha lista como a dos 15 filmes preferidos ao invés de 10, antecipando esse tipo de pergunta, eu respondo: se fizesse uma lista de 15 filmes preferidos, no final ela acabaria com uns 20 (é difícil precisar porque, mas eu nunca termino uma lista no número certo).
Feito por: Juliana de Paula
Fonte:
http://www.cinepop.com.br/moviepop/10filmespreferidos.htm


O que é um filme cult? Um filme cult é, necessariamente, um filme de qualidade? Isso é uma regra? Por que os filmes cults, em sua maioria, são filmes antigos e em preto e branco? E por que são filmes, no geral, de difícil compreeensão?
Encontrei uma maneira bem universal para definir o gênero. Filme cult: aquele que, ou você ama e vai fazer comentários pedantes no twitter a respeito, ou odeia e anota o nome do diretor para se algum dia um death note cair em suas mãos exterminar esse maldito sujeito que o fez perder 2h30 da sua vida (porque filme ruim não basta ser ruim, tem que ser longo também). Ok, legal, mas precisamos ir um pouco mais além:
A palavra cult vem de culto, mas culto no sentido de evento que reúne seguidores, como culto religioso etc, diferente do convencionado culto sinônimo de inteligente (((pedante))). Sendo assim, um filme cult, em sua definição, é aquele que possui uma legião de seguidores que perdura mesmo após o tempo de vida “útil” do filme, tornando-o atemporal. Agora imagino que essa definição te levou a seguinte questão: podemos considerar cults as sagas Star Wars, Star Trek, Harry Potter e… hum… Crepúsculo?
Calma, calma, antes que você saia por aí no twitter dizendo que é cult porque assiste Harry Potter e Crepúsculo, um filme só é considerado verdadeiramente cult quando se restringe a uma
subcultura, um grupo homogêneo com características próprias, e não atinge as massas por ser considerado excêntrico, controverso e fora dos padrões. Portanto, mesmo que sua saga favorita possua seguidores, se forem do tamanho da torcida do Flamengo e não apresentarem características próprias, ela já não é mais considerada cult. Uma pena, porque eu acho que seria uma experiência um tanto única daqui a um tempo ver Crepúsculo divdir as prateleiras das locadoras com Laranja Mecânica, Pulp Fiction, Psicose, etc.
Sendo assim, algumas das perguntas iniciais já foram respondidas. Um filme cult não é, necessariamente, um fime de qualidade. É apenas um filme que conquista fãs devotos com características comuns, eternizando de certa forma a obra. Os filmes cults mais conhecidos são os de difícil compreensão, uma vez que não atingem as massas, e restringem-se a um público particular: os intelectuais, que transcendem a linguagem cinematográfica e buscam extrair da obra o que o autor realmente quis dizer. No entanto, vivemos no mundo da informação imediatista, e, por isso, conta também com a banazalição da mesma, fazendo com que surjam os pseudo-intelectuais (ou pseudo cults) apreciadores dessas obras.
E você, encara filmes cults? Deixe sua opinião sobre o tema. Sempre agrega. :)
Por Michel Ribeiro
Fonte:http://cinecubo.wordpress.com/2011/12/09/coluna-filmes-cults/

101 Filmes Cult Para Ver Antes De Morrer

Mais um livro dos mesmos criadores da série Filmes ver antes de morrer - com a coordenação de Steven Jay Schneider (*) - , este traz os 101 melhores filmes Cult.

Vamos ao texto de introdução:
"Muitos - talvez a maioria - dos filmes que alcançam o status de Cult começam como fracassos de bilheteria, e com o passar dos anos começam a atrair grupos de fãs devotos. Alguns filmes cult são muito bons, enquanto outras são tão ruins que são bons, alguns são aventuras cômicas, enquanto muitos outros se enquadram nas categorias de ficção científica ou terror. Mas todos os filmes de culto têm uma coisa em comum: são filmes que se recusam a morrer.
Estrelas que são cult em um filme podem definitivamente não ser em outro; pessoas ignoradas em seu próprio tempo pode tornar-se heróis cult após a sua morte. Filmes ganham status de cult devido a uma variedade de estranhas e maravilhosas razões - pela qualidade de ícones como John Belushi e Holly Hunter, ou devido a uma série de casos bizarros, divertidos ou macabros. O Ataque dos Tomates Assassinos! se tornou um cult por sua sátira aos filmes de terror de Hollywood e as preocupações da América no final de 1970.
Com a percepção de críticos, historiadores de cinema e acadêmicos,101 filmes de culto para ver antes de morrer oferece uma amplitude de conhecimento, discernimento e paixão sobre os filmes que você simplesmente não pode deixar de assistir. Este livro é uma homenagem às décadas de temas sombrios e personagens bizarros. É preciso um olhar fascinante de volta através de décadas de filmes inesquecíveis que definiram o gênero cult."

Vamos ao culto:

001. Um cão andaluz (, 1928)

002. A porta da loucura (, 1936)

003. Contrastes humanos (, 1941)

004. Fuga do passado (, 1947)

005. Crepúsculo dos deuses (Billy Wilder, 1950)

006. O mensageiro do diabo (, 1955)

007. Juventude transviada (, 1955)

008. A bolha (, 1958)

009. Plano 9 do espaço sideral (, 1959)

010. Jazz on a summer's day (1959)

011. O criado (, 1963)

012. Paixões que alucinam (, 1963)

013. Bande à part (1964)

014. Scorpio rising (, 1964)

015. Faster, Pussycat! Kill! Kill! (, 1965)

016. Blow up - depois daquele beijo (, 1966)

017. The chelsea girls ( - , 1966)

018. Persona (, 1966)

019. Barbarella (, 1968)

020. Les Idoles (, 1968)

021. Sem destino ( - , 1969)

022. De volta ao vale das bonecas (, 1970)

023. El Topo (1970)

024. O açougueiro (, 1970)

025. The lickerish quartet (, 1970)

026. Performance (Nicolas Roeg - , 1970)

027. Ensina-me a viver (, 1971)

028. Corrida sem fim (, 1971)

029. Vampiras lésbicas (, 1971)

030. Corrida contra o destino (, 1971)

031. O discreto charme da burguesia (, 1972)

032. Balada sangrenta (, 1972)

033. Pink flamingos (, 1972)

034. Superfly (, 1972)

035. Irmãs diabólicas (, 1973)

036. Tragam-me a cabeça de Alfredo Garcia (, 1974)

037. O medo devora a alma (, 1974)

038. O porteiro da noite (, 1974)

039. O fantasma do paraíso (, 1974)

040. Grey gardens (, 1975)

041. The rocky horror picture show (Jim Sharman, 1975)

042. Sholay (, 1975)

043. Tommy (, 1975)

044. A última onda (, 1977)

045. O ataque dos tomates assassinos (, 1978)

046. A vingança de Jennifer (, 1978)

047. O mágico inesquecível (, 1978)

048. Zoltan - O cão vampiro de Drácula (1978)

049. Mad Max (1979)

050. A vida de Brian (, 1979)

051. Os selvagens da noite (, 1979)

052. Os irmãos cara-de-pau (, 1980)

053. Sedução e vingança (1981)

054. Os bandidos do tempo (, 1981)

055. Basket case (, 1982)

056. Fitzcarraldo (, 1982)

057. Wild style (1983)

058. As aventuras de Buckaroo Banzai (, 1984)

059. Spinal tap (, 1984)

060. O vingador tóxico ( - , 1984)

061. Veludo azul (, 1986)

062. A morte pede carona (, 1986)

063. Caçador de assassinos (, 1986)

064. Os desajustados (, 1987)

065. As amazonas na lua ( et al, 1987)

066. Barfly - Condenados pelo vício ( 1987)

067. A Princesa prometida (, 1987)

068. Asas do desejo (, 1987)

069. Os anos do Heavy Metal - o declínio da civilização Ocidental(, 1988)

070. Hairspray - e éramos todos jovens (John Waters, 1988)

071. Alice (, 1988)

072. Mulheres à beira de um ataque de nervos (, 1988)

073. Atração mortal (, 1989)

074. Trem mistério (, 1989)

075. Frankenhooker - Que pedaço de mulher (, 1990)

076. Barton Fink - delírios de Hollywood ( - , 1991)

077. Fome animal (, 1992)

078. Jovens, loucos e rebeldes (, 1993)

079. Priscilla, a Rainha do deserto (1994)

080. O balconista (, 1994)

081. Cova rasa (, 1995)

082. Ladrão de sonhos ( -  1995)

083. O ódio (, 1995)

084. Showgirls (, 1995)

085. Crash - Estranhos prazeres (, 1996)

086. Crepúsculo das ninfas de gelo (, 1997)

087. O grande Lebowski ( - , 1998)

088. Buffalo '66 (, 1998)

089. O jantar dos malas (, 1998)

090. Corra, Lola, corra (, 1998)

091. Três é demais (, 1998)

092. Como enlouquecer seu chefe (, 1999)

093. Battle Royale (, 2000)

094. Amnésia (, 2000)

095. Donnie Darko (, 2001)

096. Hedwig - Rock, amor e traição (, 2001)

097. Ichi, o assassino (, 2001)

098. The room (, 2003)

099. Kamikaze girls (, 2004)

100. Napoleon Dynamite (, 2004)

101. A ponta de um crime (Rian Johnson, 2005)
_______________________
(*) Steven Jay Schneider é crítico de cinema, pesquisador e produtor com formação acadêmica em Filosofia pela Harvard University e em Cinema pela New York University. Ele é editor de 1001 Filmes You Must See Before You Die, 101 Movies You Must See Before You Die e 101 ... Movies You Must See Before You Die, todos da editora Barron's Books. Ele também é o autor e editor de muitos outros livros sobre cinema.

Mais listas do autor Steven Jay Schneider:

1001 Filmes Para Ver Antes de Morrer

101 Filmes de Ação Para Ver Antes De Morrer

101 Filmes de Ficção-Científica Para Ver Antes de Morrer

101 Filmes de Gangster Para Ver Antes De Morrer

101 Filmes de Guerra Para Ver Antes de Morrer

101 Filmes de Terror Para Ver Antes de Morrer

501 Diretores

501 Estrelas do Cinema
Fonte:http://saladeexibicao.blogspot.com.br/2010/11/101-filmes-cult-para-ver-antes-de.html



101 Filmes Cult Para Ver Antes de Morrer


Lista retirada originalmente do livro "101 Cult Movies You Must See Before You Die", coordenado por Steven Jay Schneider. Todos os filmes estão em ordem cronológica!

Fonte:http://filmow.com/listas/101-filmes-cult-para-ver-antes-de-morrer-l1097/


  1. Um Cão Andaluz (Un Chien Andalou)Um Cão Andaluz5311
  2.    
  3. A Porta da Loucura (Reefer Madness - Tell Your Children!)A Porta da Loucura132
  4.    
  5. Contrastes Humanos (Sullivan's Travels)Contrastes Humanos333
  6.    
  7. Fuga do Passado (Out of the Past)Fuga do Passado244
  8.  
  9. Crepúsculo dos Deuses (Sunset Blvd.)Crepúsculo dos Deuses4295
  10.    
  11. O Mensageiro do Diabo (The Night of the Hunter)O Mensageiro do Diabo1096
  12.    
  13. Juventude Transviada (Rebel Without a Cause)Juventude Transviada3617
  14.    
  15. A Bolha (The Blob)A Bolha
     Carregando...
     44
    8
  16.  
  17. Plano 9 do Espaço Sideral (Plan 9 from Outer Space)Plano 9 do Espaço Sideral1649
  18.    
  19. Jazz On A Summer's Day  (Jazz On A Summer's Day )Jazz On A Summer's Day210
  20.    
  21. O Criado (The Servant)O Criado1711
  22.    
  23. Paixões que Alucinam (Shock Corridor)Paixões que Alucinam3712
  24.  
  25. Bande à Part (Bande à Part)Bande à Part13613
  26.    
  27. Scorpio Rising (Scorpio Rising)Scorpio Rising2414
  28.    
  29. Faster, Pussycat! Kill! Kill! (Faster, Pussycat! Kill! Kill!)Faster, Pussycat! Kill! Kill!15715
  30.    
  31. Blow-Up - Depois Daquele Beijo (Blow-Up)Blow-Up - Depois Daquele Beijo21916
  32.  
  33. Chelsea Girls (The Chealsea Girls)Chelsea Girls1517
  34.    
  35. Persona: Quando Duas Mulheres Pecam (Persona)Persona: Quando Duas Mulheres Pecam58118
  36.    
  37. Barbarella (Barbarella)Barbarella11219
  38.    
  39. Les Idoles (Les Idoles)Les Idoles220
  40.  
  41. Sem Destino (Easy Rider)Sem Destino33721
  42.    
  43. De Volta ao Vale das Bonecas (Beyond the Valley of the Dolls)De Volta ao Vale das Bonecas1922
  44.    
  45. El Topo (El Topo)El Topo11123
  46.    
  47. O Açougueiro (Le Boucher )O Açougueiro1824
  48.  
  49. O Quarteto Lickeris (The Lickerish Quartet )O Quarteto Lickeris125
  50.    
  51. Performance (Performance)Performance1026
  52.    
  53. Ensina-me a Viver (Harold and Maude)Ensina-me a Viver62227
  54.    
  55. Corrida Sem Fim (Two-lane Blacktop)Corrida Sem Fim2128
  56.  
  57. Vampiros Lesbos (Vampyros Lesbos)Vampiros Lesbos2129
  58.    
  59. Corrida Contra o Destino (Vanishing Point)Corrida Contra o Destino7030
  60.    
  61. O Discreto Charme da Burguesia (Le Charme Discret de La Bourgeoisie)O Discreto Charme da Burguesia17131
  62.    
  63. Balada Sangrenta/ Querem Meu Sangue (The Harder they Come)Balada Sangrenta/ Querem Meu Sangue432
  64.  
  65. Pink Flamingos (Pink Flamingos)Pink Flamingos56733
  66.    
  67. Super Fly (Super Fly)Super Fly1434
  68.    
  69. As Irmãs Diabólicas (Sisters)As Irmãs Diabólicas5535
  70.    
  71. Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia (Bring Me the Head of Alfredo Garcia)Tragam-me a Cabeça de Alfredo Garcia6936
  72.  
  73. O Medo Devora a Alma (Angst Essen Seele Auf)O Medo Devora a Alma3837
  74.    
  75. O Porteiro da Noite (Portiere di notte, Il)O Porteiro da Noite2138
  76.    
  77. O Fantasma do Paraíso (Phantom of the Paradise)O Fantasma do Paraíso3339
  78.    
  79. Grey Gardens (Grey Gardens)Grey Gardens2840
  80.  
  81. The Rocky Horror Picture Show (The Rocky Horror Picture Show )The Rocky Horror Picture Show84641
  82.    
  83. Sholay (Sholay)Sholay642
  84.    
  85. Tommy (Tommy)Tommy11943
  86.    
  87. A Última Onda (The Last Wave)A Última Onda744
  88.  
  89. O Ataque dos Tomates Assassinos (Attack of the Killer Tomatoes!)O Ataque dos Tomates Assassinos22645
  90.    
  91. A Vingança de Jennifer (Day of the Woman)A Vingança de Jennifer24946
  92.    
  93. O Mágico Inesquecível (The Wiz)O Mágico Inesquecível4147
  94.    
  95. Zoltan, o Cão Vampiro de Drácula (Dracula's Dog)Zoltan, o Cão Vampiro de Drácula1148
  96.  
  97. Mad Max (Mad Max)Mad Max28749
  98.    
  99. Monty Python - A Vida de Brian (Life of Brian)Monty Python - A Vida de Brian34850
  100.    
  101. Os Selvagens da Noite (The Warriors)Os Selvagens da Noite36451
  102.    
  103. Os Irmãos Cara-de-Pau (The Blues Brothers)Os Irmãos Cara-de-Pau19452
  104.  
  105. Sedução e Vingança (Ms. 45)Sedução e Vingança3853
  106.    
  107. Os Bandidos do Tempo (Time Bandits)Os Bandidos do Tempo1554
  108.    
  109. O Mistério do Cesto (Basket Case)O Mistério do Cesto8055
  110.    
  111. Fitzcarraldo (Fitzcarraldo)Fitzcarraldo8356
  112.  
  113. Wild Style (Wild Style)Wild Style257
  114.    
  115. As Aventuras de Buckaroo Banzai (The Adventures of Buckaroo Banzai Across the 8th Dimension)As Aventuras de Buckaroo Banzai958
  116.    
  117. Isto É Spinal Tap (This Is Spinal Tap)Isto É Spinal Tap7059
  118.    
  119. O Vingador Tóxico (The Toxic Avenger)O Vingador Tóxico11460
  120.  
  121. Veludo Azul (Blue Velvet)Veludo Azul42961
  122.    
  123. A Morte Pede Carona (The Hitcher )A Morte Pede Carona14762
  124.    
  125. Dragão Vermelho (Manhunter)Dragão Vermelho5963
  126.    
  127. Os Desajustados (Withnail and I)Os Desajustados964
  128.  
  129. As Amazonas na Lua (Amazon Women on the Moon)As Amazonas na Lua2165
  130.    
  131. Barfly - Condenados pelo Vício (Barfly)Barfly - Condenados pelo Vício11166
  132.    
  133. A Princesa Prometida (The Princess Bride)A Princesa Prometida11867
  134.    
  135. Asas do Desejo (Der Himmel über Berlin)Asas do Desejo24968
  136.  
  137. Os Anos do Heavy Metal - O Declínio da Civilização Ocidental (The Decline of Western Civilization Part II: The Metal Years)Os Anos do Heavy Metal - O Declínio da Civilização ...1569
  138.    
  139. Hairspray - Éramos Todos Jovens (Hairspray)Hairspray - Éramos Todos Jovens4870
  140.    
  141. Alice (Neco z Alenky)Alice16171
  142.    
  143. Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (Mujeres al Borde de un Ataque de Nervios)Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos33872
  144.  
  145. Atração Mortal (Heathers)Atração Mortal9173
  146.    
  147. Trem Mistério (Mystery Train)Trem Mistério1774
  148.    
  149. Frankenhooker - Que Pedaço de Mulher (Frankenhooker)Frankenhooker - Que Pedaço de Mulher3275
  150.    
  151. Barton Fink - Delírios de Hollywood (Barton Fink)Barton Fink - Delírios de Hollywood12476
  152.  
  153. Fome Animal (Braindead)Fome Animal64477
  154.    
  155. Jovens, Loucos e Rebeldes (Dazed and Confused)Jovens, Loucos e Rebeldes17178
  156.    
  157. Priscilla, a Rainha do Deserto (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert)Priscilla, a Rainha do Deserto40779
  158.    
  159. O Balconista (Clerks.)O Balconista13380
  160.  
  161. Cova Rasa (Shallow Grave)Cova Rasa18881
  162.    
  163. Ladrão de Sonhos (La Cité des Enfants Perdus)Ladrão de Sonhos8682
  164.    
  165. O Ódio (La Haine)O Ódio9083
  166.    
  167. Showgirls (Showgirls)Showgirls7284
  168.  
  169. Crash - Estranhos Prazeres (Crash)Crash - Estranhos Prazeres17285
  170.    
  171. Crepúsculo das Ninfas de Gelo (Twilight Of The Ice Nymphs)Crepúsculo das Ninfas de Gelo086
  172.    
  173. O Grande Lebowski (The Big Lebowski)O Grande Lebowski55287
  174.    
  175. Buffalo '66 (Buffalo '66)Buffalo '6613088
  176.  
  177. O Jantar dos Malas (Le dîner de cons)O Jantar dos Malas1889
  178.    
  179. Corra, Lola, Corra (Lola Rennt)Corra, Lola, Corra85190
  180.    
  181. Três é Demais (Rushmore)Três é Demais12091
  182.    
  183. Como Enlouquecer seu Chefe (Office Space)Como Enlouquecer seu Chefe14292
  184.  
  185. Batalha Real (Batoru Rowaiaru)Batalha Real37993
  186.    
  187. Amnésia (Memento)Amnésia1,1K94
  188.    
  189. Donnie Darko (Donnie Darko)Donnie Darko2,3K95
  190.    
  191. Hedwig: Rock, Amor e Traição (Hedwig and the Angry Inch)Hedwig: Rock, Amor e Traição17196
  192.  
  193. Ichi - O Assassino (Koroshiya 1)Ichi - O Assassino18497
  194.    
  195. The Room (The Room)The Room5598
  196.    
  197. Kamikaze Girls (Shimotsuma Monogatari)Kamikaze Girls2599
  198.    
  199. Napoleon Dynamite (Napoleon Dynamite)Napoleon Dynamite326100
  200.  
  201. A Ponta de um Crime (Brick)A Ponta de um Crime76101

Comentários