COMO UM CAMALEÃO MUDA DE COR ?


Como um camaleão muda de cor?

O camaleão é um dos animais mais chamativos do planeta, pois possui uma característica muito marcante: ele consegue mudar de cor, se adaptando ao meio em sua volta.
Contudo, o que chama muita atenção é a capacidade de se tornar praticamente igual ao local onde está, enganando até mesmo os olhos mais apurados. Essa transformação ocorre por dois motivos: caça ou fuga. Quando o camaleão sente-se ameaçado ou está procurando algum alimento, ele usa sua capacidade de camuflagem para ficar invisível e assim atingir seu objetivo com menos esforço.

A mudança de coloração ocorre de uma maneira simples, pois o animal possui células especiais, chamadas cromatóforos, que têm diversas cores na sua composição. Esses pigmentos multicoloridos permitem, quando uma glândula especial que fica próxima ao cérebro produz hormônios, uma mudança rápida de cor, pois os cromatóforos são ordenados de maneira a se parecerem com o ambiente, mostrando apenas as tonalidades que mais se assemelham ao meio. Um fato interessante é que os camaleões não pensam que precisam mudar de cor, isso ocorre de maneira automática. Quando a luz é captada pela retina do animal, o cérebro processa a informação recebida e gera o impulso necessário, mandando os hormônios para a pele e criando a coloração mais semelhante possível ao ambiente que existe em volta. 


Fonte: Mini Lua

Comentários