O QUE É DEIDADE ?

 
Deidade é o conjunto de forças e/ou intenções que se materializam em uma divindade. A deidade é a fonte de tudo aquilo que é divino. A deidade é característica e invariavelmente divina (criação); mas nem tudo o que é divino é deidade necessariamente; ainda que esteja coordenado com a deidade e tenha a tendência de "estar/ser", em alguma fase, em unidade com a deidade – espiritual, mental e/ou pessoalmente.
Confúcio (como político), disse à respeito dessa "etimologia (adjetiva)", ou seja, dessa chamada "pseudo - deidade - pessoal": " - ... fruto muitas vezes das disputas, das lideranças; ... quando então se evitam, à chamada por ele,'... - presunção - da - verdade', em seus diversos discursos, em diferentes partidos de pessoas; atinge-se então à verdadeira sabedoria da 'deidade'; que é quando então e finalmente, se acata..., e ... nasce a cortesia da Justiça... ".
 
 
Deidades Hindus
 
Conhecendo mais sobre o significado das deidades hindus:
Os deuses e deusas hindus simbolizam o Supremo, também conhecido como o Ser ou Brahman, em seus diferentes aspectos. Os mais reverenciados são a Trindade de Brahma, Vishnu e Shiva. Muitos outros deuses, como Ganesha, Krishna, Rama, Hanuman, e as deusas, Kali, Durga, Lakshmi e Saraswati são os símbolos mais conhecidos do panteão hindu em todo o mundo.
 
Ganesha 
Divindade com cabeça de elefante e montando um rato, Ganesha é indiscutivelmente o mais popular dos deuses hindus, e um dos mnemônicos comum para qualquer coisa associada com o hinduísmo. Filho de Shiva e Parvati, Ganesha é representado com um tronco com curvas e orelhas grandes, e uma enorme barriga e corpo de ser humano. Ele é o senhor do sucesso e destruidor dos males e obstáculos. Ele também é reverenciado como o deus do conhecimento, sabedoria e riqueza.
Shiva 
Divindade mais poderosa e fascinante do hinduísmo, que representa a morte e dissolução. Uma das divindades na Trindade hindu, e conhecido por muitos nomes - Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Vishwanath, Bhole Nath - Shiva é talvez a mais complexa das divindades hindus. Hindus reconhecem isso colocando seu santuário no templo separados dos de outras divindades Shiva e adorando como um símbolo fálico chamado de 'Shiva Limgam' na maioria dos templos.
Krishna 
O grande expoente do Bhagava Gita (parte ou capitulo) do épico Mahabarata), Krishna é o nono e mais completo do avatar de Vishnu, a Divindade da Trindade hindu. De todos os avatares, ele é o mais popular e talvez o mais próximo ao coração das massas. Esta deidade de pele azul tem influenciado o pensamento indiano, a vida e a cultura, não só na religião e filosofia, mas também em seu misticismo e literatura, pintura e escultura, dança e música, e todos os aspectos do folclore indiano.
Rama 
Rama, o avatar perfeito, o Protetor Supremo Vishnu, é um favorito de todos os tempos entre as divindades hindus. Ele é o símbolo mais popular da coragem e da virtude, Rama é "a personificação da verdade, da moral, o filho ideal, o marido ideal, e acima de tudo, o rei ideal”. Ele é amplamente considerado como uma figura histórica real – um 
“herói da Índia antiga" - cujas façanhas formam o grande épico hindu Ramayana ou o romance de Rama.
Hanuman 
Deidade com corpo de macaco e de grande poder, ajudou o Senhor Rama na sua expedição contra as forças do mal, descrito no épico Ramayan. Ele é um dos ídolos mais populares do panteão hindu. Considerado um avatar do deus Shiva, Hanuman é adorado como um símbolo de força física, perseverança, dedicação e devoção. Em tempos de dificuldades, é comum entoar o nome de Hanuman ou cantar seu hino - "Hanuman Chalisa". Templos Hanuman estão entre os santuários mais comuns na Índia.
Vishnu 
divindade amorosa da Trindade Hindu, simboliza a paz. Vishnu é o Preservador e Sustentador da vida com seus princípios morais de ordem, justiça e verdade. Quando esses valores estão ameaçados, Vishnu emerge de sua transcendência para restaurar a paz e a ordem na Terra. Existem 10 encarnações terrenas de Vishnu, ou avatares. Devotos de Vishnu são chamados Vaishnavas, e sua consorte é Lakshmi. Vishnu é popularmente venerado como Senhor Venkateshwara no sul da Índia.
Lakshmi 
Deusa Lakshmi significa "boa sorte" para os hindus. A palavra "Lakshmi" é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa 'fim' ou 'meta', e ela é a deusa da riqueza e prosperidade, tanto material como espiritual. Ela é a deusa do lar da maioria das famílias hindus. Lakshmi é representada por uma mulher bonita de pele dourada, com quatro mãos, sentada ou em pé sobre uma flor de lótus desabrochada e segurando um botão de lótus - que representa a beleza, pureza e fertilidade.
Durga 
A Deusa Mãe - conhecida também como Bhavani, Sherawali, Amba, Chandika, Gauri, Parvati, Vaishno Devi - representa o poder de fogo e os deuses. O nome "Durga" significa "inacessível", e ela é a personificação do lado ativo do divino "shakti" a energia do Senhor Shiva. Durga é geralmente retratada montada num leão ou tigre, e portando armas em seus muitos braços. Ela é a protetora dos justos, e a destruidora do mal.
Kali 
Kali, a deusa de pele negra, é a forma amendontradora e feroz da Deusa Mãe Durga. Ela é descrita como tendo nascido a partir da testa da deusa Durga, durante uma de suas batalhas com as forças do mal. Kali é representada com o mais feroz recursos entre as divindades de todo o mundo. Sua língua se projeta para fora, seus olhos são vermelhos, e seu rosto e seios estão manchados de sangue. Ela está com um pé na coxa e outro no peito de seu marido, Shiva. Cada símbolo de sua figura representa um aspecto do caminho espiritual.
Saraswati 
A deusa do conhecimento e da aprendizagem, representa o livre fluxo de sabedoria e consciência. Ela é a mãe dos Vedas, e dos cantos - chamados 'Saraswati Vandana' geralmente começam e terminam as lições védicas. Ela simboliza a deusa da sabedoria, da arte e da música, ela é a filha de Lorde Shiva e da Deusa Durga. Acredita-se que Saraswati abençoa os seres humanos com o poder da fala, sabedoria e aprendizado.
 
 

Budas, Deidades & outras imagens sagradas

Os seres iluminados podem assumir diversas formas para beneficiar os seres vivos- como Budas, Deidades (Budas tântricos), Guias Espirituais etc.
Estas são as imagens dos principais seres sagrados do budismo kadampa. Clique sobre elas para aumentar o tamanho e ler uma breve explicação.
Fonte:http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=4017745838114193890
Avalokiteshvara de Mil Braços
Avalokiteshvara de Mil Braços
Amitabha
Amitabha
Amitayus
Amitayus
Assanga
Assanga
Atisha
Atisha
Avalokiteshvara
Avalokiteshvara
Buda Shakyamuni
Buda Shakyamuni
Buda Shakyamuni
Buda Shakyamuni
Chandrakirti
Chandrakirti
Dorje Shugdän
Dorje Shugdän
Dromtönpa
Dromtönpa
Campo de Mérito I
Campo de Mérito I
Campo de Mérito II
Campo de Mérito II
Geshe Chekawa
Geshe Chekawa
Ghantapa
Ghantapa
Tara Verde
Tara Verde
Herói Vajradharma
Herói Vajradharma
Heruka
Heruka
Je Tsongkhapa & Filhos
Je Tsongkhapa & Filhos
Kinkara
Kinkara
Geshe Langri Tangpa
Geshe Langri Tangpa
Lama Losang Tubwang Dorjechang
Lama Losang Tubwang Dorjechang
Maitreya
Maitreya
Buda da Medicina
Buda da Medicina
Manjushri
Manjushri
Nagarjuna
Nagarjuna
Naropa
Naropa
Shantideva
Shantideva
Samayavajra
Samayavajra
Estupa
Estupa
Vajradharma
Vajradharma
Vajradharma
Vajradharma
Vajrassatva Solitário
Vajrassatva Solitário
Vajrayogini
Vajrayogini
Tara Branca
Tara Branca
A Roda da Vida
A Roda da Vida

Comentários