DICAS PARA UMA CASA SUSTENTÁVEL

Casa Sustentável

Dicas Para Uma Casa Sustentável

Confira logo abaixo uma série de dicas para você ter uma casa sem gatos desnecessários de energia elétrica, sem desperdício de água ou qualquer outro gasto, resultando enfim em uma maior economia das contas ao final do mês e ainda preservando o meio ambiente.
 
Casa Sustentável
 
• Prefira produtos reciclados no seu dia a dia, sejam na escolha da mobília da sua casa como as madeiras de reflorestamento, ou papel reciclado para imprimir trabalhos da escola ou do escritório. Assim você reduz o uso de matéria prima gasta e preserva o meio ambiente.
• Troque as torneiras da sua casa por torneiras com aerador, que são uma espécie de peneirinha na saída da água. esse tipo de torneira nos dá a impressão de que a água fica com uma maior vazão, porém, na verdade, acontece exatamente o contrário.
• Prefira os produtos que venham com refil. Assim quando o conteúdo acabar, você preserva a embalagem e compra outro refil, o que vai fazer com que você desperdice menos plástico ou do que quer que seja feita a embalagem.
• Se você mora em uma casa ou em um apartamento amplo, vale investir em uma compoteira. Pesquise sobre como se faz a compostagem e comece a guardar cascas de frutas e restos de legumes para fazer adubo orgânico.
• Separe o lixo reciclável do não reciclável mande-o para os lugares corretos. Para facilitar essa separação, a dica é ter pelo menos na cozinha um lixo para restos orgânicos e outro para o que for reciclável. Caso a sua cidade não tenha sistema de coleta seletiva, procure se informar sobre pequenas empresas que fazem a separação do lixo e avise que na sua casa há lixo reciclado. A não separação do lixo é um dos maiores problemas ambientais do Brasil e de alguns lugares do mundo com alto índice de pobreza e falta de políticas públicas.
• Conserte seus aparelhos eletrodomésticos e outros eletrônicos sempre que puder. Assim você reduz a quantidade de lixo químico e ainda deixa de gastar tanto dinheiro.
• Deixe de usar talhares descartáveis em festinhas. Invista em um bom jogo de talheres de qualquer metal. Pois o plástico demora muito para se decompor. Já o metal pode ser remodelado sempre que houver necessidade, ou seja, não há desperdício.
 

dicas-para-uma-casa-sustentavel-1dicas-para-uma-casa-sustentavel-2dicas-para-uma-casa-sustentavel-3

dicas-para-uma-casa-sustentavel-4dicas-para-uma-casa-sustentavel-5

dicas-para-uma-casa-sustentavel-6dicas-para-uma-casa-sustentavel-7

dicas-para-uma-casa-sustentavel-8dicas-para-uma-casa-sustentavel-9

 
• Doe aquilo que você não usa mais. Podem ser roupas antigas, um vídeo-game fora de moda ou até mesmo um livro que você já leu várias vezes e não tem mais serventia. Assim você ajuda outra pessoa que esteja precisando daquilo que não te serve mais e ainda organiza a casa, dando espaço para novas coisas ou simplesmente deixando-a mais organizada.
• Tire da tomada todos os eletrônicos que puder, como fogão, forno microondas, computador, televisão e qualquer outro aparelho que não estiver sendo usado no momento. Pois todo aparelho quando está plugado na tomada gasta energia, mesmo que não esteja ligado.
• Caso você tenha ar-condicionado em casa ou no trabalho, a dica é ligar somente quando necessário e sempre em uma temperatura que fique agradável para não exigir que um ventilador também seja ligado ou um aquecedor. Leia o manual de uso desse aparelho com atenção antes de usá-lo para saber qual o melhor meio de ligar sem gastar tanta energia.
• Quando for lavar as roupas procure acumular o Maximo de roupas possível para então colocar na máquina de lavar roupas. Assim você aproveita a capacidade máxima do aparelho eletrodoméstico e não gasta tanta água. caso você costume lavar suas roupas no tanque, primeiro umedeça todas as pecas, depois passe sabão em todas e por fim enxágüe as roupas juntas para evitar que a torneira fique aberta por muito tempo desperdiçando água à toa.
Casa Econômica
 
Casa Econômica
 
• Quando for guardar as compras na geladeira, faça isso de uma só vez. Desse modo você evita o abre e fecha da geladeira, ou seja, você economiza energia elétrica.
• Procure tomar banho com água morna ou fria e, também, em horários que não sejam o horário de pico. Evite a faixa horária das 18h às 21h, que é quando o brasileiro chega em casa e fica com a maior quantidade de aparelhos e chuveiros ligados.
• Procure regar a sua horta ou jardim quando o dia estiver amanhecendo ou anoitecendo, ou seja, evite o sol a pino. Assim você não machuca as suas plantas pelo calor que a água retém do sol e também evita que a água seja mais evaporada do que absorvida pelas plantas. Outra dica para essa situação é usar um regador ao invés de mangueira, para gastar menos água.
• Troque as lâmpadas de luz amarela da sua casa ou trabalho, por lâmpadas de luz branca. As lâmpadas de luz branca consomem muito menos energia elétrica e ainda têm a vantagem de aquecerem menos os ambientes que iluminam.
• Quando for lavar o carro utilize um pano umedecido para remover a poeira. Vá lavando o pano sujo em um balde com um pouco de água, assim que o pano for ficando muito sujo. Para terminar de remover a poeira, passe um pano seco. Usar uma mangueira gasta uma quantidade absurda de água e não limpa o carro com tanta eficiência como uma pano umedecido. Outra dica é usar uma camiseta velha ou qualquer outro pano que seja de algodão para não riscar o carro.
• Troque a borracha que veda a porta da geladeira sempre que você perceber que esse eletrodoméstico não esteja fechando direito. Como a geladeira é um aparelho que consome muita energia, vale ter esse cuidado para não ficar com a conta no fim do mês muito alta devido ao desperdício de energia.
• Quando for lavar as louças, primeiro passe a esponja com o sabão em todas as louças e talheres para então enxaguar todos os itens juntos. Assim você evita que a torneira fique aberta gastando água à toa. Se você tiver uma máquina de lavar louças, a dica é juntar louças até a quantidade máxima de itens que cabe no aparelho.
 
 
dicas-para-uma-casa-sustentavel-1
dicas-para-uma-casa-sustentavel-2
 
dicas-para-uma-casa-sustentavel-3
dicas-para-uma-casa-sustentavel-4
dicas-para-uma-casa-sustentavel-5
dicas-para-uma-casa-sustentavel-6
dicas-para-uma-casa-sustentavel-7
dicas-para-uma-casa-sustentavel-8
dicas-para-uma-casa-sustentavel-9
 
 
 

Comentários