DESCUBRA O SIGNIFICADO DOS SONHOS ERÓTICOS





Descubra os significados dos sonhos eróticos!


Os sonhos eróticos são certamente os que mais deixam as pessoas inquietas. (Foto: iStock)Você certamente já acordou se lembrando de um sonho bastante real e ficou com curiosidade para descobrir o que ele significava, não é? Mas e quando o sonho é erótico? Será que você realmente sente desejo de experimentar ou realizar tudo o que se passa enquanto você dorme?
O psicanalista Cristian Boragan, do Instituto Integrado de Psicanálise, explica que os sonhos mostram um pouco da linguagem do inconsciente, transmite seus conteúdos de forma mais livre - mas não totalmente. Segundo Freud, existe em nossas mentes algo chamado "formação de compromisso", que funciona como uma espécie de "fiscal". "A formação de compromisso fica entre o consciente a o inconsciente e permite que os desejos do inconsciente venham à tona. Porém, nem tudo pode ser revelado como realmente e, por isso, há um certo "disfarce" do conteúdo para que este possa chegar à consciência, principalmente nos sonhos. Se o conteúdo fosse revelado sem disfarces no consciente, haveria sofrimento. No caso dos sonhos, provavelmente, levaria a pessoa a despertar", afirma o profissional. Por isso que muitas vezes os sonhos não significam exatamente aquilo que enxergamos.

Os sonhos eróticos são certamente os que mais deixam as pessoas inquietas querendo saber o que querem dizer exatamente! Para o psicanalista, "o importante é que um sonho de apelo sexual, em que as imagens aparecem de forma explícita, representam apenas um desejo do inconsciente que veio à tona, sem culpas, pois não há culpa no inconsciente".

Quer saber o que seu inconsciente pode estar querendo dizer nos seus sonhos? Confira:

Se você tem sonhos eróticos com o (a) ex...

Pode, sim, significar saudade da pessoa, mas também pode não ter a ver com ele(a). "Às vezes, o paciente tem um sonho erótico com o ex, não porque o deseja novamente, mas por que vive com o atual uma situação semelhante, é a metáfora do "disco arranhado", do trauma", diz Cristian.



Com uma pessoa desconhecida...

Se você se acha culpada (o) por sentir desejo físico que não é acompanhado de afeto, pode ser uma forma do seu inconsciente te aliviar dessa culpa. Ou mesmo um desejo de não ter compromisso."O sexo descompromissado com um estranho é, muitas vezes, mais fácil de lidar do que o sexo com alguém com quem temos relações emocionais".

Com o chefe...

Pode haver uma relação de dominação neste caso - tanto um desejo de ser subordinado como de dominar o outro, depende da história de cada um.

Com um colega com quem a pessoa não têm relações amorosas...

Sabia que é possível ter um desejo tão secreto, mas tão secreto, que só o seu subconsciente percebeu? Uma relação de colegas certamente pode ser totalmente saudável e sem ligações românticas ou sexuais. Se essa é mesmo a realidade, lembre-se que o inconsciente não é o lugar para sentir culpa. Mas, se o sonho mexeu com você, pode ser que tenha uma faísca a mais nessa relação.

Com uma pessoa do mesmo sexo...

É mais comum do que você imagina. Mas não significa que a pessoa seja de fato homossexual ou bissexual. É apenas um desejo que aparece no inconsciente e que a pessoa pode ter ou não vontade de concretizar na realidade. "Pode, em alguns casos, aparecer em sonhos de pessoas que reneguem a todo o custo a sua homossexualidade, daí é material para ser trabalhado nas sessões de terapia", diz o psicanalista.

Com um familiar...

Segundo Cristian, esses sonhos são mais raros, pois há sempre muita culpa envolvendo familiares e o desejo sexual de alguém. Mas estes sonhos eróticos podem ser bem diferentes, bem disfarçados. "Um exemplo banal: a mulher sonha que é dona de uma porta que não consegue abrir e a única chave (simbolismo de um pênis) que pode abrir é a do irmão ou cunhado".



Com uma pessoa famosa

Pode significar um claro desejo, principalmente se for com um famoso símbolo sexual. Mas basicamente esse sonho também representa um disfarce da culpa e do compromisso que exigem as relações com conhecidos. "Por exemplo, se uma mulher deseja o namorado da amiga, que é loiro, ela pode sonhar com um loiro famoso, para amenizar a culpa", afirma o psicanalista.

Em público...

Não há como negar que esse tipo de sonho revela um certo exibicionismo (latente ou assumido) da pessoa. Talvez ela assuma seu lado narcisista, mas talvez também seja o sonho de uma pessoa acostumada a se reprimir na sociedade, que se libera no inconsciente.

Com um grupo de pessoas...

Mais uma vez aparece o desejo de não ter compromisso. Para o psicanalista, pode ser mais fácil sonhar com o sexo com um grupo de pessoas do que com uma pessoa só, se for aquela por quem se tem afetividade e muito mais peso emocional. Esses sonhos também podem funcionar como uma forma de descarga das emoções, de aliviar as tensões - função também realizada pelo sexo de fato.

Sem o consentimento da pessoa

Pode significar uma luta da própria pessoa para não sentir culpa por seu desejo sexual. Se ela se vê no sonho sendo forçada a fazer sexo, se sente isenta da culpa que sentiria pelo prazer do ato.

Fonte:http://br.mulher.yahoo.com/descubra-os-significados-dos-sonhos-er-ticos-170600961.html?page=1

Comentários