CÃES DESCENDEM DOS LOBOS EUROPEUS,APONTA ESTUDO

        




Cães descendem dos lobos europeus, aponta estudo


 


"A origem dos cães modernos está no continente europeu, e não no Oriente Médio, ou no leste da Ásia, e remonta a cerca de 20 mil anos", declarou o professor de Biologia Evolutiva da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Robert Wayne.

O melhor amigo do homem descende dos cães que foram domesticados na Europa há 20 mil anos, revela uma pesquisa que descarta que esses animais tenham vindo do Oriente Médio, ou da Ásia, como apontam outras teorias.

"A origem dos cães modernos está no continente europeu, e não no Oriente Médio, ou no leste da Ásia, e remonta a cerca de 20 mil anos", declarou o professor de Biologia Evolutiva da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Robert Wayne, um dos autores do estudo publicado nesta quinta-feira na revista americana "Science".

"Os antigos lobos da Europa tinham um vínculo de parentesco direto com os cães, o que permite fazer que a história arqueológica corresponda à evolução genética desses animais", explicou, ressaltando que "a Europa é o lugar onde foram encontrados os restos dos cães mais antigos".

Até agora, nenhum vestígio canino de mais de 13 mil anos foi encontrado no Oriente Médio, ou na China, ressalta o estudo.

Os cientistas analisaram o DNA mitocondrial (transmitido pela mãe) encontrado nos ossos de dez lobos e oito cachorros antigos, a maioria procedente da Europa. Os animais viveram há milhares de anos, dois deles há mais de 30 mil anos.

Os cientistas compararam esses antigos DNA com os genomas de 77 cães domésticos, 49 lobos e quatro coiotes modernos e determinaram que os cachorros mantinham parentesco com os lobos antigos, ou com os cães procedentes da Europa.

A conclusão é que os cães descendem dos antigos lobos da Europa, hoje extintos.

Robert Wayne reconhece, porém, que o estudo não porá fim à polêmica genética sobre a origem dos cães.

Alguns cientistas rejeitam as conclusões do estudo. Para Peter Savolainen, professor do Instituto Real de Tecnologia de Solna, na Suécia, esses trabalhos não levaram em conta amostras procedentes de outros países.

"Se nos fixarmos apenas nas amostras na Europa, naturalmente que só se pode concluir (...) que os cães são de origem europeia", ironizou.

"Nossos dados apontam uma origem chinesa dos cães, e eu continuo convencido de que é o lugar", disse ele à AFP.


 
Fóssil de cão encontrado em Illinois



 Fóssil de Lobo

 Fóssil de cão

 


AFP - Agence France-Presse
Publicação: 15/11/2013 10:09          


Fonte:http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/11/15/interna_tecnologia,470802/caes-descendem-dos-lobos-europeus-aponta-estudo.shtml

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA