PENTAGRAMA,MISTÉRIO E MAGIA

 
Pentagrama

O pentagrama tem sido associado desde muito tempo ao mistério e a magia. Esse símbolo é sem dúvida o mais reconhecido por todos os seguidores do paganismo e é tão antigo que sua origem é desconhecida. Tem sido utilizado em todas as épocas como talismã.

Para os Pitagóricos, simbolizava a saúde e o conhecimento.

Numerologicamente, o pentagrama é a soma do elemento 2 (feminino) e 3 (masculino). É o símbolo da união e a síntese, é o número dos dedos de uma extremidade e número dos nossos sentidos.

Para as correntes esotéricas, o pentagrama é formado por cinco extremidades cercadas por um círculo. As cinco extremidades representam os 5 elementos: a terra, o ar, o fogo, a água e o espírito.

Também é reprezentado com o desenho de um homem dentro de seu interior. Leonardo da Vinci vê essa representação no homem de Vitruvio. Quando o pentagrama é desenhado dentro de um círculo, une todos os aspectos do homem. Esse círculo mostra que tudo é um ciclo. A extremidade acima do pentágono representa a supremacia do espírito no corpo e no poder que esta tem no nosso corpo.

Na antiga Mesopotâmia era o símbolo de poder imperial.

Entre os Hebreus, representava a Verdade e os cinco livros Pentateuco, que tem para os Judeus o nome de Thora, que
quer dizer a "lei escrita" revelada por Deus.

Para os egípcios era o útero da Terra, mantendo uma relação de simbolismo com as pirâmides.

Para os Druidas era um símbolo da cabeça de Deus. 

Na Idade Média, era um símbolo da Verdade e de proteção contra os demônios.

Para os medievais adéptos do cristianosmo, o pentagrama era atribuído as 5 estigmas de Cristo.

Para os chineses, representa o ciclo da destruição, que é a base filosófica da medicina tradicional chinesa. Nesse caso, cada extremidade do pentagrama simboliza um elemento: Terra, Água, Fogo, Madeira e Metal. Cada elemento é gerado pelo outro, a Madeira é gerada pela Terra, o que dará origem a um ciclo de criação. Para que exista o equilibrio, existe um elemento inibidor, que nesse caso é o oposto, a Água inibe o Fogo.

Para os Celtas, representava a deusa Morrigham, deusa que era ligada ao Amor e a Guerra.

Também simboliza o Microcosmo, símbolo do Homem de Pitágoras representado através de braços e pernas abertas, parecendo estar disposto em cinco partes em forma de cruz (O Homem Individual). A mesma representação simboliza também o Macrocosmo, o Homem Universal, um símbolo de ordem e perfeição, a Verdade Divina.

 

Comentários