O MUNDO DO BUDISMO TIBETANO : OS TRAÇOS DISTINTOS DO TANTRA - DALAI LAMA



Dalai Lama fala sobre a Alquimia
O MUNDO DO BUDISMO TIBETANO
Uma Visão Geral de sua Filosofia e prática
TENZIN GYATSO (DALAI LAMA)
EDITORA NOVA FRONTEIRA


Capítulo 14 - Os Traços Distintos do Tantra
Página 140

"...Isso mostra que temos em nós um certo potencial, ou semente, que pode ser mais desenvolvido. Entre esses quatro estados que ocorrem naturalmente, o que nos dá a melhor chance de gerar a experiência de luz clara é o clímax do ato sexual. Embora estejamos adotando o termo usual, "sexual", a referência não deve ser tomada em seu sentido corrente. Trata-se, antes, da experiência de entrar em união com um consorte do sexo oposto, o que faz com que os elementos vitais, situados no topo da cabeça, se fundam e, então, através do poder de meditação, se fluxo seja revertido em direção ascendente. Um dos pré requisitos para empreender uma prática tão avançada de união sexual é que o praticante tenha a habilidade de se abster da emissão seminal. Diz-se que a emissão dos fluidos seminais prejudica a prática do indivíduo, especialmente segundo as explicações encontradas no Kalacakra Tantra. Esse texto enfatiza que o praticante do Tantra deve ser capaz de proteger-se contra a emissão seminal, mesmo em sonho...."

Página 142

"...Para ilustrar esse esse ponto, quando Buda ensinou os vários tantras superiores, ele o fez aparecendo como a deidade principal da respectiva mandala, em união com uma consorte. Portanto, os praticantes também devem visualizar a si próprios, em imaginação, assumindo o aspecto divino de uma deidade em união com uma consorte...."

Capítulo 17 - Promessas e Votos
Página 164

"...Nas três categorias inferiores do Tantra, é estritamente proibido ingerir alimentos não-vegetarianos. No entanto, no Tantra Yoga Superior, os praticantes são efetivamente aconselhados a confiar nos cinco tipos de carnes e nos cinco tipos de néctar. O perfeito praticante do Tantra Yoga Superior é um indivíduo de faculdades tão elevadas que é capaz de transformar, através do poder de concentração meditativa, as cinco carnes e os cinco néctares em substâncias purificadas, podendo, assim, utilizá-los para aumentar o abastecimento de energia de bem-aventurança em seu corpo..."

Além do mais, nos escritos da Escola Hinayana, encontramos passagens afirmando que o Bodhisattva que alcança o mais alto nível do caminho, o limiar da plena iluminação - isto é, o Bodhisattva que efetivamente atingirá a plena iluminação em vida - só pode ser do sexo masculino. Afirmações semelhantes também podem ser encontradas em certos sutras Mahayana, bem como na literatura pertencente a todas as três classes inferiores do tantrismo. Mas a posição do Tantra Yoga Superior é diferente. Aqui, desde o começo, só é possível receber uma iniciação com base numa profunda experiência de união sexual. Isso significa que as deidades masculinas e femininas devem estar ambas presentes numa mandala - ou seja, os dhyani buddha e as dhyani consortes devem existir, juntos, na mandala visualizada. Assim também, no que diz respeito às promessas e compromissos assumidos durante uma iniciação, o Tantra Yoga Superior enfatiza particularmente a natureza da relação do indivíduo com a mulher. Desprezar as mulheres, por exemplo, é uma infração a um dos votos fundamentais do tantrismo...."

Página 167

"... Quando os praticantes atingem os níveis superiores do caminho tântrico, recomenda-se que procurem uma consorte como estímulo para progredir ainda mais no caminho. Quando ocorre essa união, se o praticante do sexo masculino estiver mais adiantado em sua realização, ele pode auxiliar sua parceira a efetuar a concretização dos vários estados resultantes. O mesmo se dá quando a praticante do sexo feminino está mais adiantada: tambem ela pode ajudar seu parceiro a atingir os estados mais elevados. Os efeitos são, pois, complementares, seja qual for o sexo do praticante. Por isso, no Tantra Yoga Superior - no Tantra-raiz Guhyasamaja, por exemplo - a possibilidade de uma praticante atingir a plena iluminação em vida, na forma feminina, é afirmada de forma explícita e inequívoca. Basicamente, isso é possível porque, no Tantra, e especialmente no Tantra Yoga Superior, o praticante se empenha num método de exploração e desenvolvimento da potencialidade latente que existe nele mesmo, particularmente a mente fundamental, inata, de luz clara. E, do ponto de vista de se possuir essa mente fundamental, inata, não há diferença entre homens e mulheres...."

Página 197

"... Como se gera tal experiência de grande bem-aventurança? Quando as gotas se fundem dentro do seu corpo, você experimenta uma sensação única, que se origina no interior do canal central. Isso produz uma poderosa experiência de bem-aventurança física que, por sua vez, conduz a mente a um nível muito sutil de experiência, impregnado de bem-aventurança mental..."

Página 198

"... Por causa da importância da utilização da bem-aventurança para realizar a Vacuidade, muitas deidades meditacionais, são representadas, no Tantra Yoga Superior, em união sexual. Como já vimos anteriormente, essa bem-aventurança é muito diferente daquela experimentada durante a relação sexual comum..."


Por Dalai Lama

Comentários