PROJETO CASA ORGÂNICA




O projeto Casa Orgânica é mais que construir com materiais fabricados segundo conceitos ecológicos, ou reciclados, como pneus inservíveis e garrafas usadas. A Casa Orgânica pode ser comparada a um ser vivo.
A casa é orgânica pois ela realmente respira. Possui massa que garante isolamento térmico e acústico, exigindo pouca energia para aquecer ou resfriar seus ambientes; produz sua própria energia através do vento, do sol, e de biogás; recicla a água até duas vezes, reduzindo em até 60% o consumo de uma casa convencional; produz oxigênio através das estufas internas das plantas usadas para filtragem de água reciclada; trata seu esgoto convertendo a maior parte dos dejetos em biogás e adubo, e liberando na natureza o excedente tratado.
Este é o primeiro projeto semelhante em implementação no Brasil e através desta experiência a tecnologia será disponibilizada gratuitamente para comunidades, prefeituras, entidades e empresas que queiram adotar estes métodos de construção consciente.
O Projeto Casa Orgânica prevê a produção de um filme documentário e livro apresentando as soluções ambientais que já existem e ensina como aplicá-las objetivamente em sua vida. Um verdadeiro manual prático de como economizar água, energia, alimentos, construir casas e produzir sustentabilidade e autonomia para comunidades carentes.
Por todo Brasil serão mostrados exemplos de como os resíduos industriais e caseiros estão sendo reciclados, melhorando efetivamente a vida das comunidades. Depoimentos e módulos gráficos no documentário e livro ensinarão aos brasileiros as soluções práticas que podem ser adotadas pelas comunidades de baixa renda, pelas donas de casa, por empresários e governantes, para adaptar suas residências e seus negócios para economizar recursos naturais e energia, contribuindo para a economia brasileira e o meio-ambiente. Além de especialistas de diversas áreas que serão entrevistados, o personagem principal do projeto será a Casa Orgânica.
A intenção é que os produtos resultantes sejam aplicados na construção de casas populares, sobretudo nas regiões menos favorecidas do país. A casa-modelo será mostrada sendo construída desde a fundação até o acabamento e a escolha da mobília.
Este é um projeto imprescindível para os dias de hoje, e ao apresentar problemas e soluções em linguagem simples e direta, vai contribuir para formação de uma consciência coletiva dos brasileiros em reciclagem. O projeto será um polinizador, buscando exemplos e respostas de comunidades que tem boas idéias e compilando-as, deixando estes exemplos e respostas acessíveis a pessoas de todo Brasil.

Conceito Ambiental

Este projeto ajudará a responder a uma das perguntas mais importantes desta época: o que podemos fazer hoje para melhorar o meio ambiente nas comunidades em que vivemos?
Até poucos anos atrás assuntos ecológicos eram preocupação de pequenos grupos com interesses científicos ou alternativos. Porém, com as crescentes mudanças climáticas influenciando a vida de todos e afetando a economia mundial, o tema tomou dimensões globais.
Escassez de água doce, falta de alimentos e de moradia, e crescente lixo resultante do estilo de vida moderno são alguns dos problemas da humanidade. Atualmente, pessoas de todas as classes sociais tem se preocupado com estes assuntos, que cada vez mais ganham destaque na mídia.
Embora a consciência ecológica esteja despontando em todo lugar, poucos sabem que atitudes práticas aplicar para melhorar suas condições de vida e reverter danos ao meio-ambiente.

VISITE O SITE DO PROJETO NO LINK ABAIXO:

http://aventura.com.br/project8-casa-organica-organic-house/



A jornalista Marcela Mesquita entrevistou Vera e Yuri Sanada, e demonstrou surpresa com o reaproveitamento de material.

Alesson que está na obra desde o começo falou um pouco sobre as diferenças entre trabalhar na construção civil convencional
e na Casa Orgânica.

Quem não tem a TV Vanguarda poderá conferir a matéria a partir do dia 04 no site http://www.vnews.com.br
No final de semana tiramos os pontaletes que seguravam a laje. Confirmamos que a laje de pet realmente está tão firme quanto uma feita de tijolos.
Foto Giovanni GB da Conceição
O Francisco de Assis da Conceição, ou o Chico Ambientalista, ajudou a tirar as madeiras que estavam escorando a laje. Elas vão ser tratadas e serão usadas permanentemente no telhado
da garagem.
Foto: Giovanni GB da Conceição
Como todos tinham que estar trabalhando, mesmo no
domingo, a Vera filmou.
Foto: Giovanni GB da Conceição
E o jovem e futuro grande fotógrafo Giovanne Gabriel Batistucci da Conceição de apenas 6 anos, registrou tudo através das lentes da câmera Panasonic.
Foto: Chico Ambientalista
É o mais jovem fotógrafo a fazer um registro da Casa Orgânica.

Comentários