EGO - O PRIMEIRO GRANDE INIMIGO DO XAMÂ



A  palavra “ego” é derivado do latim e signfica EU. Ego é o centro da consciência inferior do ser. O Ego é a soma total dos pensamentos, ideias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer à mente. Quando o ego se submete ao descontrole, torna-se imoral e destrutivo, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele. Para Jung, o Ego é um complexo; o “complexo do ego”. Diz ele, sobre o Ego: “É um dado complexo formado primeiramente por uma percepção geral de nosso corpo e existência e, a seguir, pelos registros de nossa memória!”
Para o xamã e curador, o Ego é o primeiro vilão a ser observado e estudado, pois sabota a mente e a manisfestação do amor incondicional. Na vida de um curador o Ego deve ser reduzido a poeira cósmica, pois ele impede a prática do perdão, reconhecimento e gratidão.
O curador deve viver sua vida percebendo a ação destrutiva do Ego em seu dia-a-dia, pois ele atribui ao seu humano a criação de meras ilusões, sentimentos de competição maliciosos e dejasustes na personalidade.
Vejo xamãs e curadores diariamente formando e materializando fortemente a ação descontrolada do Ego em suas vidas. O Ego exacerbado impede o avanço de uma espiritualidade pura e sem nenhuma mácula, bagunça a realidade e afasta o ser do real significado da Luz, que significa sabedoria e informação. Quanto mais o ser humano cresce em conhecimento e sem a devida observação do Ego vai se tranformando em um ser rude, competidor, egocentrado, individualizado, ingrato com a vida e com as pessoas, prepotente, oportunista, duro consigo mesmo e com seu micro-universo, e acaba cristalizando a ação da maturidade em sua vida, dando lugar à ignorância e a imaturidade. Acaba não permitindo que o curador aja com amor incondicional e sabedoria espiritual e remete as ações do ser a comportamentos e atitudes grotescas, pois alimenta a inveja, a discórdia, a crítica destrutiva e impede que o indivíduo cresça com consciência crística.
Não temos como destruir o Ego de nossas experiências humanas, ele faz parte do ser e é muito bem-vindo, mas deve ser observado, estudado e controlado. Porém, infelizmente, existem xamãs e xamãs, curadores e curadores, e deve-se portanto tomar muito cuidado onde se consagrada ayahuasca, é de vital importância conhecer os diregentes de centros espiritualistas que ministram ayahuasca e observar se o diregente possui ou não um Ego descontrolado e prejudicial aos seres humanos que buscam um amparo espiritual na bebida sagrada dos xamãs, ayahuasca, pois no estado alterado de consciência promovido pela toma de ayahuasca as doenças do Ego do dirigente poderão ser manifestadas e transferidas para a vida das pessoas que estão tomando a bebida sagrada ayahuasca. Ou seja, é uma faca de dois gumes que poderá traumatizá-lo ou adoecer fortemente o espírito através dos agregados de enfermidades do tipo psicológico que o dirigente está transferindo inconscientemente para a pessoa que toma ayahuasca.
Vejo também que as pessoas imaginam que pelo simples fato da pessoa conduzir um ritual com ayahuasca torna-se um xamã. Simples fato mesmo, porquê, um xamã verdadeiro sabe que não deve nunca se vangloriar por possuir ayahuasca e tê-la como ferramenta para ajudar a cura em nível holística do ser. Isso é ilusão, um xamã verdadeiro é um ser muito maduro espiritualmente e não se alimenta de subterfúgios da vida humana, não se apega às mazelas e desejos infortunos do Ego. Vive e dedica sua vida ao amor e à cura cósmica para todos os indivíduos, pois pratica o perdão e a veracidade de suas ações durante as 24 horas do seu dia. É um profundo conhecedor do Ego, pois primeiro, teve que se submeter ao descontrole de seu próprio Ego para saber na prática o que o Ego realmente significa na vida humana e das ações inconsequentes que impedem o ser de destrufar sua vida em total plenitude.

Mestre Xamã Akaiê Sramana

http://xamanismoquantico.wordpress.com/

Comentários