SALA DE AULA MODERNA : UM TABLET POR ALUNO

 

Foto: Victor, 16 anos, passa o dia conectado à internet no smartphone. Thales, 15, cria aplicativos. Eles são um retrato da chamada geração interativa, formada pelos nativos digitais, jovens que nasceram usando tecnologia. Para eles, é fundamental modernizar a sala de aula - e muitas escolas já começaram esse processo: http://abr.io/Iz8m

Reportagem da INFO. Imagem: Dulla

Reportagem da INFO. Imagem: Dulla

 

sala de aula moderna

Um tablet por aluno

Muitas escolas já usam tablets em sala de aula. Outras permitem smartphones e notebooks pessoais.


Victor, 16 anos, passa o dia conectado à internet no smartphone. Thales, 15, cria aplicativos. Eles são um retrato da chamada geração interativa, formada pelos nativos digitais, jovens que nasceram usando tecnologia. Para eles, é fundamental modernizar a sala de aula. Muitas escolas já começaram esse processo.

O Colégio Bandeirantes, em São Paulo, permite o uso de equipamentos pessoais na escola o tempo todo. No Dante Alighieri, os alunos do ensino médio recebem um tablet no primeiro dia de aula, e um departamento de tecnologia apoia e orienta os professores a utilizá-lo da melhor forma.
Esse cuidado é essencial. Tome como exemplo o programa Um Computador por Aluno, que distribuiu, em 2010, cerca de 10 mil máquinas em escolas de cinco municípios brasileiros. Entre os muitos problemas enfrentados estava a falta de treinamento dos docentes. Para evitar os mesmos erros, o MEC elaborou uma nova estratégia. Pretende distribuir 600 mil tablets na rede pública de ensino neste ano, mas quem primeiro terá acesso a eles serão os professores.

A ideia é preparar os docentes para só depois distribuir os tablets aos alunos, que acessarão o Portal do Professor, com conteúdo próprio e da Khan Academy.






Fonte:http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/nova-educacao-ensino-personalizado-tecnologia-745934.shtml?

Comentários