ZONAS AZUIS E O SEGREDO DA LONGEVIDADE



Durante sete anos, o pesquisador Dan Buettner, junto a um grupo de cientistas e demógrafos realizou uma pesquisa para NatGeo para desentranhar os segredos das chamadas Zonas azuis', regiões do planeta cuja população se destaca por sua longevidade.


Idosa de Okinawa
Kame Ogido, de 89 anos, inspeciona algas marinhas que fazem parte de sua dieta vegetariana de baixa calorias.
As quatro zonas do mundo onde se concentram um maior numero de pessoas que supera os 100 anos:
  1. Na Sardenha, Itália, existe a maior concentração de centenários a nível mundial, a maioria de homens que tem como hábito diário tomar dois copos de vinho.
  2. Nas ilhas de Okinawa, Japão, vivem as mulheres mais idosas do mundo. Elas desfrutam de extraordinária saúde, com a maior expectativa de vida do mundo. Os habitantes padecem 5 vezes menos de câncer do pulmão e do colo e 6 vezes menos de doenças cardiovasculares em relação aos norte-americanos. Os índices de obesidade são muito baixos e têm uma grande mobilidade física em idades avançadas.
  3. Em Loma Linda, Califórnia, os pesquisadores estudam um grupo de adventistas do sétimo dia, as estrelas da longevidade nos Estados Unidos. Comem muitas verduras, têm boas relações familiares e dedicam estritamente um dia para o descanso. Um adventista vive em média 11 anos a mais que o resto dos homens estadunidenses.
  4. A península de Nicoya, um enclave paradisíaco na Costa Rica. Ali os habitantes comem muitas frutas, e cereais ricos em antioxidantes. É considerada a maior zona azul do mundo, ou seja, o local onde vivem mais pessoas acima dos 100 anos.
Todas as zonas têm algumas características em comum, certas pautas básicas: mantém uma dieta leve a base de vegetais, uma atividade física de baixa intensidade e de maneira regular, grandes amizades, e veem um propósito na vida. Também é importante afastar estar distante dos ruídos.

Na seguinte magnífica palestra TED, Dan Buettner conta os 9 hábitos alimentícios e o estilo de vida que devemos manter para superar os 100 anos. Para ver as legendas em Português, você já sabe, Clique em View Subtitles e escolha o idioma:


 

Fonte: Newsweek.com;

Metamorfose Digital http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=11644#ixzz2UJSSOYKP

Comentários