CELEBRAÇÃO DO DIA - 10 DE MAIO



Celebração do Dia
10 DE MAIO

Celebração de Cynosura, a deusa cretense das estrelas e dos planetas. Algumas lendas descrevem-na como a babá de Zeus enquanto ele esteve escondido – como criança – na gruta do Monte Ida, em Creta. Como gratidão, Zeus transformou-a na constelação de Ursa Menor. Outros mitos mais antigos mencionam Cynosura como uma deusa da Terra e do céu, mãe e guardiã da ilha, sendo que sua constelação - a Ursa Menor - servia de ponto de orientação aos navegantes.
Dia de Tien Hou, em Hong Kong, a rainha do céu, deusa do oceano e da estrela do norte, protetora dos marinheiros e dos pescadores. Apesar de ser uma deusa d`água, ela flutuava com as nuvens, consultando os ventos para descobrir e salvar os marinheiros em perigo. Tien Hou é idêntica a Quan (ou Chuan) Hou, a deusa da alvorada, regente dos rios, da pesca, dos animais aquáticos e das viagens.
Celebração de Ausrine ou Auseklis, a senhora da estrela da manhã, a deusa lituana da alvorada que acende todos os dias o fogo solar que ilumina a Terra. Ela tem duas irmãs: Zleja, a deusa da luz solar do meio-dia e Breksta, a deusa do crepúsculo e da escuridão. Ausrine é similar à deusa grega Eos, às Auroras eslavas e à Aarkav nórdica, sendo todas deusas da alvorada.
Comemoração de Anaitis, a deusa persa da Lua, da água, do amor e da guerra, equiparada à Anahita e Ant.
Casamento sagrado do deus Shiva e da deusa Meenakshi, comemorando com oferendas e flores brancas, incensos e cânticos.

*informações extraídas do livro “ O Anuário da Grande Mãe”, de Mirella Faur.

Comentários