O QUE AFETA A SAÚDE FINANCEIRA : DICAS TERAPÊUTICAS DA EFT



O QUE AFETA A PROSPERIDADE FINANCEIRA:
DICAS TERAPÊUTICAS
Muito se sabe sobre as causas das doenças físicas e como preveni-las. Os mais conscientes entendem que a parte emocional está intimamente ligada a uma boa saúde. Além disso, todos reconhecem a importância da alimentação e exercícios. Quando negligenciamos essas coisas, o que acontece? Uma propensão maior a desenvolver doenças. Sabemos o quanto podemos influenciar a nossa saude através das nossas ações, pensamentos e emoções. A parte financeira também deveria ser vista de forma semelhante. O "saudável" é a prosperidade, ter uma vida abundante materialmente. Uma vida plenamente saudável envolve bem estar físico, emocional e material, tudo em equilíbrio. Dívidas e outras dificuldades financeiras são como doenças que precisam ser tratadas, do mesmo jeito que conseguimos tratar doenças físicas. Tem cura pra isso!

O que está por trás da falta de prosperidade? Existem fatores que influenciam fortemente. Podemos dizer de forma resumida, que a abundância material vai depender da sua auto-estima e das crenças que ae pessoa carrega a respeito do dinheiro.
Nesse texto, vou falar de fatores interiores ao ser humano, e não de fatores externos que não temos como mudar como a economia do país, por exemplo. Por mais que existam influências externas, o grande motor da prosperidade é interior, e este quando bem regulado, pode vencer toda e qualquer dificuldade que se apresenta.

A auto-estima baixa pode atuar de inúmeras formas trazendo conseqüências financeiras negativas. Sentimentos de não merecimento, de não ser competente o suficiente, medo excessivo de arriscar, não assumir responsabilidade pela própria vida (vitimismo) e etc... Não precisa ser nenhum gênio para entender o quanto essas questões influenciam no trabalho ou nos negócios; o quanto esses sentimentos podem levar a pessoa a perder promoções (ou um emprego melhor) ou deixar de conseguir mais e melhores clientes. Os sentimentos geram pensamentos, os pensamentos geram ações, que por sua vez geram resultados. A qualidade das ações vai depender da qualidade das emoções e pensamentos que você carrega.

As emoções negativas são muito sabotadoras e podem nos prender em algo que traz pouco retorno financeiro, bem como podem fazer com que você gaste tudo, por mais que ganhe bem. Algumas pessoas não conseguem gerar prosperidade, já outras até conseguem ganhar muito bem mas estão constantemente em dificuldades por que gastam compulsivamente, ou porque carregam financeiramente muitas pessoas nas costas. Tudo isso é desequilíbrio, é como se fosse uma doença, e precisa ser tratado se você quiser melhorar financeiramente.

Uma vida financeira difícil é um forte indicador de problemas de auto-estima que precisam ser trabalhados. A falha da maioria das pessoas é creditar o sucesso financeiro ou a falta dele, à sorte, azar, acaso e outras coisas que fogem totalmente ao nosso controle. Assim, elas não tomam as rédeas das suas vidas, sentem-se impotentes, ou incapazes de mudar o seu destino.

Quando tomamos a consciência de que o que mais influencia é a forma como sentimos e pensamos, começamos a entender que é possível modificar tudo a partir da mudança interior. Não temos como mudar o mercado ou a economia do país onde vivemos. No entanto, mudar o nosso interior é algo totalmente acessível. Existem inúmeras ferramentas para isso. Não faltam livros, cursos e uma infinidade de materiais nessa área. Particularmente, a técnica que mais utilizo no meu trabalho é a *EFT (técnica para auto-limpeza emocional, veja como receber um manual gratuito no final do artigo) por ser simples e extremamente eficaz.

Desenvolvemos crenças negativas com relação à autoestima a partir das coisas que vemos e ouvimos da sociedade, da família, e a partir de experiências pessoais que vivemos. A experiência de uma infância pobre poderá levar o indivíduo a desenvolver crenças de que a vida é muito difícil, ou que ele não merece ou não nasceu para ser próspero. Uma criança que foi rejeitada pelos pais pode desenvolver sentimentos de culpa por se sentir como se fosse um problema, o que acaba gerando crenças que dizem "eu sou estorvo, não mereço nada de bom, se até meus pais me rejeitam tem algo de errado comigo...". Pensamentos como esses acarretam em autopunição. Inconscientemente, as pessoas vão fazendo escolhas durante a vida que geram dificuldades materiais.

Com relação às crenças limitantes ligadas diretamente ao dinheiro, é facil ver como elas provocam efeitos sabotadores. Somos levados a crer que o dinheiro é o causador de vários males: ganância, egoísmo, exploração e etc... Nos filmes e nas novelas, vemos aqueles vilões ricos que personificam tudo isso. O dinheiro na verdade, é neutro, e é uma ferramenta que pode ser usado para coisas boas ou para coisas ruins. Pode ajudar a criar saúde, promover a paz, ou pode financiar guerras. Mas quem faz tudo isso não é o dinheiro e sim o ser humano que está por trás dele. Dizer que o dinheiro provoca o mal, é o mesmo que dizer que um martelo provoca o mal, por que ele pode machucar e até ser usado para matar alguém. O martelo é apenas uma ferramenta, se bem utilizado é extremamente útil. Existe ainda crenças e pensamentos ligados a religião e a espiritualidade que levam as pessoas a sentirem culpa em ter ou desejar uma vida mais abundante.

Quando associamos o dinheiro a coisas negativas teremos dentro de nós um lado que o desejará bem longe. Não importa o quanto a pessoa diga que quer ter uma vida financeira melhor, pois, um lado do seu pensamento diz que o dinheiro é o causador de vários males, e, para se proteger, o indivíduo irá se sabotar.

Cuidar da auto-estima e mudar as crenças é fundamental para melhorar a vida material. É isso que fazemos ao utilizar a EFT. Acessamos os sentimentos negativos, as questões de autoestima, eventos passados que a pessoa viveu, e fazemos uma limpeza profunda na emoções guardadas utilizando a técnica. Limpamos também a energia (sentimentos) ligados as crenças limitantes, o que faz com que estas percam totalmente o sentido para o indivíduo. O resultado disso é a elevação da auto-estima e a limpeza de pensamentos contraproducentes. Assim, a pessoa se torna muito mais eficaz sem as barreiras mentais e emocionais que antes a deixam estagnada.


O que é EFT – Técnicas de Liberação Emocional

As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) são um processo de psicologia energético, desenvolvido por Gary Craig , que funciona com o sistema energético corpo-mente eliminando todo tipo de problemas emocionais, mentais, físicos e espirituais.
Comumente se o descreve como acupuntura emocional, técnicas de auto-ajuda muito poderosas para libertar medos, ansiedades, dor, bronca, adições e problemas físicos. Com estas técnicas você poderá solucionar muitos problemas rapidamente. Você a pode aplicar onde queira e não precisa ser um profissional.
Estas técnicas de auto-ajuda você a pode utilizar por si mesmo, no entanto, há alguns casos mais complexos como traumas e outros casos com os quais seria conveniente consultar a um expert.
Como funciona as técnicas de liberação emocional
Gary Craig o explica de uma maneira muito simples dizendo: estas técnicas são uma versão emocional de acupuntura sem a utilização de agulhas. Em vez de utilizar agulhas, se estimulam os pontos dos meridianos tocando com os dedos. tocar significa golpezinhos com os dedos para estimular os meridianos. A força do toque não deve ser extremamente forte, mas sim de uma maneira que se sinta confortável.
Estimulando certos pontos energéticos à pessoa se conecta com seu problema e se começa a tocar. Isto permite que a pessoa libere as emoções negativas ou a dor que esta padecendo. Em outras palavras este toque produz uma harmonização da energia corporal.
As Técnicas de Liberação Emocional (EFT) estabelece: “A causa de todas as emoções negativas é uma desarmonização do sistema energético do corpo.” Devido a que as doenças e as dores físicas obviamente estão conectadas com nossas emoções, a seguinte afirmação é provada como verdadeira: “Nossas emoções negativas não resolvidas são o maior contribuinte da maioria de nossas doenças e dores.”
Este enfoque foi estabelecido por Albert Einstein, 1920. Disse que tudo (incluindo nossos corpos) estão compostos de energia. Estas idéias foram ignoradas pela medicina tradicional e por isso as Técnicas para a Liberação Emocional (EFT) funciona onde mais nada pode se fazer.
Possíveis limitações: A EFT não é perfeita, mas pode se utilizar como uma alternativa onde nada tradicional funcionou. A idéia é integrar EFT a um tratamento tradicional e acelerar os processos de cura.
Conclusão
EFT é muito efetiva, reduz ou elimina problemas menores físicos como dor de cabeça, resfriados ou dores do corpo. Utilizou-se efetivamente para melhorar a performance com esportes, artes, vendas, negócios e lhe deu muito enfoque para ser utilizado em todo tipo de adições especialmente para emagrecer, deixar de fumar e outras mais. As Técnicas de Liberação Emocional pode utilizar-se efetivamente em:
- Adições à comida, cigarros, álcool ou droga
- Alergias
- Bronca
- Ansiedade
- Emagrecer
- Dificuldades respiratórias
- Depressão
- Anorexia
- Medos e fobias
- Perda e dor emocional
- Insônia
- Culpa
- Abuso emocional e físico
- Dor
- Traumas

E muitos casos mais. Além de melhorar a concentração, segurança em si mesmo, relações, auto-estima, abundância e relaxamento
O procedimento para as Técnicas de Liberação Emocional

- Defina primeiro seu problema.
- Concentre-se em una palavra resumindo seu problema, por exemplo: ansiedade, dor nas costas, etc.
- Depois meça a intensidade do problema sobre uma escala de 0 a 10
- Repita três vezes a sua frase tocando o ponto de karate. Por exemplo, se seu tema é dor nas costas repita três vezes: Mesmo que tenho esta dor de costas, eu me amo completamente e aceito a mim mesmo

A seqüência de toques
Realize a seqüência de toques repetindo a palavra elejida, neste caso séria: dor nas costas. E toque cada um dos pontos. (Esta é a técnica encurtada)
- Sobrancelhas
- Lado do olho
- Debaixo do olho
- Debaixo do nariz
- menton
- Clavícula
- Debaixo do braço
- Acima da cabeça








Depois meça de novo e se não tem chegado em 0 continue realizando outras seqüências. A intensidade de seu problema deve ser zero. Para aprender mais detalhes sobre estas técnicas simplesmente faça o download grátis: Manual Técnicas de Liberação Emocional. Encontrará todo o necessário para aprender EFT.

Tradução – www.suamente.com.br – Aprenda mais sobre sua mente!

Fonte: http://www.autoayuda-eft.com/que-es-eft.htm
http://site.suamente.com.br/o-que-e-eft-tecnicas-de-liberacao-emocional/


EFT - Emotional Freedom Techniques
EFT (Emotional Freedom Techniques) é um método criado por Gary Craig
que utiliza-se dos meridianos energéticos para cura de problemas emocionais e psicossomáticos.

O EFT opera através do balanceamento energético dos meridianos descobertos pelos chineses há milhares de anos e utilizados na acupuntura para eliminar sintomas psíquicos e psicossomáticos. Ampliando esse uso percebeu-se que, mesmo sem agulhas, se poderia ter o efeito desejado de alívio de sintomas. Através de seqüências de toques que o próprio cliente aplica em alguns pontos por onde circulam os meridianos, as lembranças traumáticas são desarmadas de sua carga emocional, passando a ser sentidas como fatos da vida sem interferência negativa nas percepções de si, do presente e do futuro da pessoa.
O EFT é uma técnica prática, eficiente e de fácil auto aplicação. Há outras técnicas que utilizam este princípio (TAT, BSFF, TFT, NAEM). Em algumas sessões se restabelece o equilíbrio do fluxo energético nos meridianos e o cliente sente o alívio imediato.
Pesquisas acadêmicas vem provando a eficácia dessas técnicas.
O psiquiatra francês David Servan Schreiber, em seu livro Guérir (ver o site) mostra os resultados de várias pesquisas comprovando o uso da acupuntura para questões psíquicas. Um dos pontos interessantes diz respeito ao reequilíbrio entre o sistema nervoso simpático (do alerta) e o sistema nervoso parasimpático (do relaxamento) conseguido pela acupuntura e, posso garantir, pelo trabalho nos meridianos sem agulhas.
Para mais informações sobre o uso que faço do EFT, clique abaixo (casos em inglês):
Love, diligence and an eating disorder
Depression with numerous underlying issues
Bulimia in Brazil

Impressive cancer result from consistent tapping

Inside a successful schizophrenia case


Acesse também o site oficial do EFT




EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnicas de Libertação Emocional



"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo e os deuses."

(Sócrates)

Segundo Gary Craig, precursor desta técnica, a causa de todas as emoções negativas é uma interrupção no fluxo energético do corpo.

Associando o sistema de meridianos da acupuntura com a aplicação da PNL (Programação Neurolinguística), a EFT equilibra as energias restabelecendo a saúde, neutralizando conflitos emocionais à medida que o corpo retoma suas habilidades regenerativas naturais, desbloqueando os canais de energia, removendo crenças, emoções, traumas e fobias que impedem o livre fluxo dessa energia.

EFT É A ACUPUNTURA EMOCIONAL SEM AGULHAS. É um método alternativo da psicoterapia, simples, porém muito eficaz.

O mais importante é reconhecer a razão por trás dos problemas apresentados, sendo esse o ponto de partida para qualquer processo de tratamento e cura.

A HIPNOSE E EFT – TÉCNICA DA LIBERTAÇÃO EMOCIONAL



Sempre tenho em mente, buscar o aprimoramento para melhorar cada vez mais o atendimento terapêutico. Durante a minha caminhada profissional e pessoal presenciei grandes dores físicas e emocionais e com elas aprendi que a dor é importante como referência de aprendizado para não repetirmos mais as atitudes que por ventura a tenham gerado, porém é  tão ou mais importante eliminar as dores de nossa vida. Por  isso me identifico com técnicas terapêuticas que tenham como objetivo diminuir as dores humanas, me especializei em Hipnose Clínica, e mais recentemente conheci: a EFT- Emotional Freedom Techniques (Técnica de Libertação Emocional)  que também pode ser chamada de “Acupuntura Emocional sem Agulhas”. 

Os resultados desta técnica são a dissolução de questões emocionais, que em grande maioria são geradas por emoções negativas (raiva, medo, mágoa, decepção, tristeza, etc.) Não havendo nenhum tipo de contra indicação. Atendendo desde emoções ou sentimentos negativos, fobias, memórias traumáticas (de acidentes, violência, seqüestro, assalto, guerra...), transtornos em geral, vícios (cigarro, bebida, drogas, chocolate, comida...) depressão, síndrome do pânico, stress, insônia e etc. Problemas físicos como dores em geral, e outras doenças em geral.

Venho utilizando a EFT e a Hipnose nos processos terapêuticos, e percebi que uma fortalece a outra, ou seja aumenta a eficácia do procedimento. Facilitando o contato direto com a causa do problema, que em outras situações seria mais difícil acessar.

Muitas vezes a pessoa chega com uma queixa generalizada de ansiedade por exemplo, aplicando a EFT, é possível chegar a um sintoma ou sentimento específico, ou ainda uma lembrança de um fato, e num segundo momento, aplicando a hipnose os resultados são surpreendentes, é muito comum chegar a níveis profundos de compreensão, e dentro de uma visão multifocal, é possível ressignificar o trauma.

Tenho também como norma de conduta a certeza de que a chave para recuperação depende da própria pessoa, e que eu sou um instrumento auxiliando a encontrar as ferramentas ou recursos pessoais para que a cura aconteça.

Independente da técnica usada dentro da hipnose (relaxamento, pnl, metáforas, etc), todas são mensagens enviadas ao inconsciente, através da persuasão ou do poder das palavras, as quais conseguem romper as defesas pessoais promovendo a concentração num único foco, e a posterior transformação ou mudança da forma de pensar, sentir, e assim facilitar a resolução da questão com mais facilidade e eficácia.

Maria Pohlod
Fonte:http://psicologiadaalma.blogspot.com.br/