ASTÔNOMOS ENCONTRAM A GALAXIA "SUPERMÂE"


Nasa
Iustração mostra aparência da galáxia "supermãe", que gera duas estrelas por dia

Cientistas anunciaram nesta quarta-feira (15) a descoberta de uma “supermãe” cósmica: uma galáxia que gera mais estrelas em um dia do que a nossa em um ano.
Os astrônomos usaram o telescópio de raios X Chandra para encontrar esta galáxia gigente, que cria cerca de 740 estrelas por ano, ou seja, duas por dia. Em comparação, a Via Láctea, onde se encontra o Sistema Solar, gera apenas uma estrela anualmente.
Ela está a 5,7 bilhões de anos luz de distância, no centro de um aglomerado de galáxias recém-descoberto, que emite o brilho de raio X mais forte já visto pelos cientistas. É de longe a maior geração de estrelas encontrada neste tipo de galáxia (que estão no centro de aglomerados).
Mas de acordo com seu tamanho, tipo e idade, esta galáxia não deveria estar produzindo tantas estrelas e de modo tão rápido, disseram os autores do estudo, publicado nesta semana no periódico científico Nature. “É muito extremo”, afirmou o coautor Ryan Foley, do departamento de astronomia da Universidade Harvard. “Está além do limite do que conhecemos”.

Não é a única característica estranha desta galáxia. De acordo com os autores, ela é razoavelmente madura, com cerca de seis bilhões de anos. “Este tipo de galáxia normalmente só fica lá, sem fazer nada de novo. É o que chamamos de “vermelha e morta”, disse o líder da pesquisa Michael McDonald, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (na sigla em inglês, MIT). “Ela parece ter voltado à vida por algum motivo”.
Por causa disso, o grupo de 85 astrônomos que estudou a galáxia a apelidou de “Fênix”, em homenagem ao pássaro mitológico que renasce de suas cinzas.

Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012

Comentários