QUEM FOI JOSEPH PILATIS CRIADOR DO MÉTODO "PILATIS"


Joseph Pilates nasceu em Mönchengladbach, Alemanha. Seu pai era um ginasta campeão de ancestralidade grega, e sua mãe praticava medicina natural. A família paterna originalmente soletrava o sobrenome à maneira grega como "Pilatu" mas mudou para "Pilates" na imigração para a Alemanha. A nova ortografia causou a Joseph Pilates muito sofrimento durante sua infância, pois os meninos mais velhos o chamavam de "Pôncio Pilate, assassino de Cristo".
Pilates foi uma criança doente, e sofria de asma, raquitismo e febre reumática, o quê o levou a dedicar a vida inteira em melhorar sua força física. Além de esquiar frequentemente, ele estudou e praticou fisiculturismo, ioga, qigong, e ginástica. Aos catorze anos, ele exibia forma suficiente para posar como modelo de anatomia. Pilates acreditava que o estilo de vida "moderno", má postura, e respiração ineficiente eram as raízes de uma péssima saúde. Ele acabou por desenvolver uma série de exercícios e técnicas de treinamento, além dos equipamentos, especificações e engenhocas para ensinar os métodos corretamente.
Retrato
Pilates ganhava a vida como ginasta, mergulhador e fisiculturista, mas ao mudar-se para a Inglaterra em 1912, ele trabalhou como boxeador profissional, artista circense, e treinador de defesa própria na Scotland Yard. Mesmo assim, as autoridades britânicas o prenderam durante a Primeira Guerra Mundial juntamente com outros cidadãos alemães no campo de Isle of Man. Durante essa parada involuntária, ele intensificou o desenvolvimento de um sistema complexo e integrado de exercícios físicos, que ele nomeou de "Contrologia". Ele estudou Ioga e os movimentos dos animais e treinou seus companheiros prisioneiros nos exercícios. Aparentemente, todos sobreviveram à Gripe Espanhola, em 1918, devido à excelente forma física.
Depois da guerra, ele voltou à Alemanha e coloborou com importantes figuras da dança, como Rufolf Laban. Em Hamburgo, ele também treinou policiais. Quando ele foi pressionado a treinar soldados do exército alemão, ele deixou seu país natal, desapontado com as condições políticas e sociais, e emigrou para os Estados Unidos, aproximadamente em 1925.
No navio para a América, ele conheceu a esposa Clara. O casal abriu um estúdio em Nova Iorque e ensinaram e supervisionaram seus estudantes até a década de 1960. O método "Contrologia" encorajava o usa da mente para controlar os músculos. Foca a atenção em músculos centrais da postura que ajudam o corpo humano a manter o balanço e dão suporte à espinha. Particulamente, os exercícios Pilates prestam atenção à respiração e alinhamento da espinha, e fortalecimento dos músculos do tronco e abdômen.
Joseph e Clara Pilates rapidamente estabeleceram seguidores devotos no cenário local de dança e artes performáticas de Nova Iorque. Dançarinos famosos, como George Balanchine, que chegou aos Estados Unidos em 1933, e Martha Graham, moradora de Nova Iorque desde 1923, constantemente enviavam seus estudantes a Pilates para treinamento e reabilitação.
Além de autor de livros, Joseph foi um profílico inventor, com 26 patentes em seu nome.
Joseph Pilates faleceu em 1967, aos 83 anos, na cidade de Nova Iorque.


As famosas frases de Joseph Pilates

É cada vez mais afirmado que o criador do método Pilates, Joseph Hubertus Pilates foi um homem revolucionário. Abaixo segue algumas frases de Pilates, comentando sobre seu próprio método:
“Nem muito pouco, nem em excesso.”

“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”

“Respeite seu próprio ritmo.”

“Se aceite da forma que você é.”

“Os benefícios do Pilates só dependem da execução dos exercícios. As instruções devem ser seguidas com fidelidade.”

“Sempre mantenha sua mente concentrada no objetivo do exercício que você está executando.”

“Não interessa o que você faz e, sim, como você faz.”



“Poucos movimentos bem feitos realizados de forma correta e equilibrada valem por muitas horas de ginástica.”

“Realize seu exercício com o mínimo de esforço e o máximo de prazer.”
“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

"Hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas".


"Eu inventei todas as máquinas. Em 1925 eu as usei para exercitar pacientes reumáticos. Veja, você vê a máquina resistir seus movimentos de modo certo, então seus músculos internos terão que trabalhar contra a resistência, dessa maneira, você se concentra no movimento. Você deve executá-lo sempre suave e lento e então seu corpo inteiro trabalha e está presente. "



"Eu devo estar certo. Nunca tomei uma aspirina, nunca perdi um dia em minha vida. O País inteiro, o mundo inteiro deveria fazer meus exercícios. Eles seriam mais felizes". Joseph Pilates 1965- aos 86 anos de idade.
"Um velho sem flexibilidade é um velho, um velho com flexibilidade é um jovem."

“Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas erradas, restaura a vitalidade física, vigora a mente, e eleva o espírito.”


"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você terá um novo corpo."


Idealmente, nossos músculos devem obedecer aos nossos desejos. Nossa vontade não pode ser dominada pelos nossos reflexos musculares.
Se sua espinha é inflexível aos 30 anos de idade, você é velho. Se ela é flexível aos 60 anos, você jovem.
Forma física é pré-requisito da felicidade.
Paciência e persistência são qualidades vitais no sucesso de qualquer empreitada.

BIOGRAFIA

 NASCIMENTO  ( Alemanha - 1883 ) 
    Nascido na cidade de Mönchengladbach,  perto de Dusseldorf – na Alemanha, nasceu dia 9 de dezembro ,  1883 , Joseph Hubertus Pilates, criador do Método Pilates.
    Seu pai era um ginasta de sucesso , de origem grega , e sua mãe trabalhava na área de saúde, era Naturopata .
Cidade Mönchengladbach
 INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ( estudos e exercícios )
     Joseph Pilates, o criador do método, era uma criança muito doente. Sofreu com doenças como a asma, raquitismo  e febre reumáticaque, por diversas vezes, impediam os movimentos.
    Joseph não se conformava por ter passado longos períodos sem se mover e, ainda na infância, ficou obcecado por superar seus limites físicos. Para ele, ser um garoto saudável tornou-se uma questão de honra, ainda mais para alguém que, como ele, tinha um pai ginasta . Seus males foram tratados através da prática de prática de atividades como ginástica, natação, esqui, boxe, além de yoga e meditação , foram formas de auxiliar a minimizar suas debilidades.  Joseph costumava ir à mata observar os movimentos dos animais, fator que no futuro resultou em alguns dos seus exercícios sendo classificados com nomes de animais.
    Ainda jovem tornou-se autodidata aprofundando seus conhecimentos em  Anatomia, fisiologia, cultura física. Limpava o jardim de um vizinho que possuía uma biblioteca, em troca de desfrutar dela. Sem contar que ele estudava - e muito - filosofia oriental e a civilização grega (que, não por acaso, foi quem começou no Ocidente com a história de mente sã, corpo são). Funcionou. Tanto que, na adolescência, ele em nada se parecia com o menino franzino e raquítico de outrora - pelo contrário, tornou-se um verdadeiro esportista, exímio esquiador, ginasta, mergulhador e lutador. Tamanho era seu empenho que aos 14 anos já apresentava um físico invejável e servia de modelo para desenhos de anatomia.

ADULTO ( primeira guerra mundial- início da aplicação do método "Contrologia" ) 

    Em 1912, com 29 anos , Joseph Pilates migra para Inglaterra (Londres) para trabalhar  para a Scotland Yard  (Polícia Metropolitana de Londres ) como Instrutor de Auto-Defesa .
   Na I Guerra Mundial ( 1914 ) , Pilates, sendo de nacionalidade alemã, veio a ser chamado de “inimigo estrangeiro”, assim como todos os outros cidadãos alemães da época. Foi preso e capturado . Durante sua captura, Joseph investiu seu tempo em aperfeiçoar os métodos diferentes de exercícios que ele denominava  de Contrologia .
I Guerra Mundial
    Ele então começou a ensinar sobre o método.Ele utilizou as molas dos leitos hospitalares para treinar a resistência dos pacientes de acamados.
     Pilates foi primeira pessoa que desenvolveu as formas de reconstrução do exercício para ajudar os pacientes feridos e aqueles que são incapazes de se mover livremente.Sua técnica também ajudou os pacientes que foram confinados à cama ou em cadeiras de rodas .
    Em 1918, quando uma epidemia de gripe atingiu a humanidade, na Inglaterra, nenhum dos seus alunos foi infectado com a doença, enquanto que milhares de pessoas morreram. Isso reforçou a reivindicação de Joseph Pilates sobre a eficiência de seu exercício.
   Depois disso, ele logo foi absolvido das acusações e liberado.Depois da guerra , ele retornou à Alemanha e colaborou com especialistas importante na dança e exercícios físicos, tais como Rudolf Laban. Rudolf Van Laban promoveu as técnicas de Joseph na comunidade de dança adaptandando seus exercícios.

JOSEPH NOS ESTADOS UNIDOS- EUA ( seu primeiro Estúdio )

    Em 1926, descontente com a situação sócio-política de seu país, Joe resolveu imigrar para os EUA de vez e abandonar seu trabalho com o boxe, embarcou em um navio . Somente nesta viagem que Joseph foi conhecer sua terceira esposa, Anna Clara Zuener.

    Juntos abriram um estúdio de fitness na cidade de Nova York, em 1929 . The Pilates Universal Gymnasium ficava no Nº939 da Oitava Avenida em um edificio chamado Van Dick, famoso pela quantidade de artistas que trabalhavam nele, por isso era chamado de "Artist's colony".
   Em 1960, o método Pilates foi muito procurado principalmente pelos dançarinos de Nova York., do New York City Ballet. Seu método ganha muita popularidade, não só na cidade de Nova York, mas também em várias outras partes dos Estados Unidos.
   Ao longo da sua carreira de 38 anos como Diretor de Cultura Física, ele desenvolveu uma lista de clientes com bem mais de 2.000 alunos, incluindo celebridades, artistas famosos, escritores, membros da realeza e do New York "high society". Na década de 1940 um jornal canadense publicou o seguinte: Joe's Studio "um salão de exercício para a classe alta". 
FALECIMENTO  (1967 - Morre Joseph ,mas eterniza o método Pilates )
     Quando Joseph Pilates morreu em 1967, com 87 anos ,  Joe acreditou fervorosamente no seu trabalho até seu último suspiro, segundo histórias contadas, Joseph faleceu após um grande incêndio em seu studio, pois tentou salvar tudo o que pode em meio as chamas. Segundo a Historia que contamos lá no inicio Joe tinha asma, muitos dos que dão continuidade a sua trajetória dizem que ele veio a óbito devido a complicações respiratórias por conta de sua asma. Mas nada foi confirmado, sua morte é uma incognita, outros dizem que ao perder tudo ,Joe se entregou aos cigarros, charutos cubanos que tanto amava, wisk e jogos.
   O seu método era praticamente desconhecido fora do grupo restrito constituído por dançarinos, atores, e clientes ricos que tinham treinado no seu estúdio. Pilates morreu em silêncio, sem instruções à Clara de como ela deveria manter a sua linha de trabalho.Ela traçou seu próprio caminho e manteve o estúdio, Studio Pilates.
   Romana Kryzanowska, uma vez aluna de Joseph e Clara em 1940, ajudou Clara com o estúdio e continuou a trabalhar com ela.
    Outros alunos, considerados os Elderes também ajudaram a difundir e dar continuidade ao método maravilhoso do Joseph , como exemplo : Eve Gentry , Bruce King , Mary Bowen e Robert Fitzgerald .
    Atualmente o Pilates conta com cerca  de dez  milhões de praticantes no mundo !!!

Fontes :


Comentários