MUDRAS NO YOGA : POSTURAS COM AS MÃOS


O que são aqueles gestos chamados de mudras? O que eles significam?

 
Mudras são gestos ou posições feitas com as mãos, que concentram e guiam o fluxo de energia e fazem com que se reflita nas ondas cerebrais. Pelos diversos movimentos das mãos e dedos, nós podemos nos conectar com o nosso corpo e mente já que cada área das mãos é interligada com alguma parte do corpo ou mente.

 

 
São muito usados no Yoga e nas danças indianas, pois fazem uma reverência a vários aspectos das divindades hindus e da natureza. Tanto os yogues como as dançarinas hindus dedicam muitos anos aprimorando-se na prática dos mudras, que exige treinamento e concentração nos detalhes.

 

 
Os mudras não são exclusivos da Índia. São encontrados em muitas tradições espirituais do oriente e do ocidente. Os budistas, os sufistas, islamitas e também os cristãos usam os mudras, como apoio para suas orações e práticas espirituais.

 

 
Os mudras são ligados ao fluxo das energias, tanto na mente como no campo energético, e fazem correspondência com o corpo físico, especialmente por meio do sistema endócrino e do sistema nervoso simpático e parassimpático. Para o físico indiano e estudioso do Yoga, Harbans Lal Arora,"eles produzem efeitos fisiológicos e psíquicos benéficos, proporcionando a saúde psicossomática, o equilíbrio dinâmico e a harmonia interna".

 
A palavra sânscrita mudra deriva de duas raízes, mud e ra, tendo diversos significados. Pode ser trduzida or deleite, alegria ou prazer, pois ao conectar as correntes de energia solar e lunar os cnais e centros energéticos ou psíquicos do praticante, esse experimenta a consciência do praer.

 
Não é lio o que podemos fazer e sentir apenamovimentos das nossas mãos?

Fonte: yoga.pro.br


mudabhaya.gif (1701 bytes)
Abhaya Mudra
Gesto do Destemor. Também chamado de O Gesto da Renúncia.
Bhumisparsa Mudra
Um chamado à Terra para testemunhar O Gesto da Iluminação
A mão direita pressionando a terra. A posição da mão esquerda simboliza meditação. Juntas, elas representam a superação de Buda os obstáculos enquanto meditava no vazio.
  mudbhumis.gif (4021 bytes)
 mud-pressearth.jpg (1284 bytes)
mudbhutada.gif (2253 bytes)
Bhutadamara Mudra
Gesto de impedir o Mal
Buddhashramana Mudra
Gesto de Além da Miséria. Também chamado o Gesto da Renúncia
mudbuddhas.gif (1468 bytes)
mudharmasit.gif (4667 bytes) mudharmah.gif (2553 bytes)
Dharmacakra Mudra
Gesto do Ensinamento
 Dhyana Mudra
Gesto da Meditação
O canal nervoso associado com a mente da Iluminação (Bodhichitta) passa pelos polegares. Assim, juntando os dois polegares nesta postura é de um significado auspicioso para o futuro desenvolvimento da mente de iluminação.
mudhyanasit.gif (4196 bytes)mudhyanah.gif (963 bytes)
mudnamaska.gif (1573 bytes)
Namaskara Mudra
Gesto da Prece
Tarjani Mudra
Gesto de impedir o Mal
mudtarjani.gif (970 bytes)
mudvarada.gif (1567 bytes)
Varada Mudra
Gesto da Compaixão
Vitarka Mudra
Gesto do Debate
mudvitarka.gif (1802 bytes)
Gesto de Girar a Roda do Dharma e  Meditação
O gesto da mão direita representa girar a roda do dharma, enquanto que o da mão esquerda simboliza meditação. Os dois juntos simbolizam ensinar o Dharma enquanto se medita no vazio.
mud-turnwheelmed.jpg (2194 bytes)
mud-turningwheel.jpg (3169 bytes)
Gesto de Girar a Roda do Dharma
O polegar e o dedo indicador da mão direita representam sabedoria e método combinados. Os outros três dedos levantados simbolizam o ensinamento da Doutrina Budista, que leva os seres comuns aos caminhos dos seres das três habilidades. A posição da mão esquerda simboliza os seres das três habilidades, que seguem o caminho combinado do método e sabedoria.
Gesto da Suprema Realização e Meditação
O gesto da mão direita simboliza a concessão da suprema realização. O gesto da mão esquerda simboliza meditação. Juntos, eles representam o poder de Buda de conceder realizações supremas e gerais à seus discípulos, enquanto Ele medita no vazio.
mud-supaccompl.jpg (3990 bytes)




Fonte:http://www.eusouluz.iet.pro.br/mudras.htm

Comentários