COMO SE CRIA UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA OU AS VÁRIAS MÁSCARAS DE DEUS ?


INFOGRÁFICO DAS RELIGIÕES

Visualize por um momento, você, como um benévolo missionário, em expedição por terras distantes com o objetivo de disseminar a boa-nova de seu culto. Chegando a certo ponto, se vê diante de uma tribo de selvagens que cultuam e prestam homenagens a uma entidade abstrata, que é considerada Superior e Criadora do tudo.
Essa entidade, ou o Deus desta tribo é representado por um boneco de barro ordenado envolto a um templo rude, onde seus seguidores se mostram em êxtase ao som de batuque e ataques coletivos de histeria ao ouvir a mensagem do líder espiritual da tribo.
O que fará você, caro amigo missionário?

Certamente procurará com tempo e jeito, persuadir com fundamentos ideológicos a necessidade de evoluir um conceito primitivo a uma filosofia mais moderna, no caso, seu Deus, seja Jeová, Buda, Alá, Cristo ou o Monstro do Espaguete Voador.
É possível, com o tempo, que a tribo se convença do quão estúpido era a adoração daquele boneco de barro e adote o símbolo do missionário.
Admitamos, também, que ao longo do tempo, missionários de seu mesmo credo ou de diferentes, adentre e ensine com intervalos de tempo suficiente para que o pensamento de Deus verdadeiro se enraíze entre um missionário e outro na mente dos pobres selvagens.
O que acontecerá?
Ficará evidente, ao cabo de alguns anos, até mesmo séculos, que essa tribo que foi doutrinada pelo primeiro missionário (você!) sofrerá tamanhas revoluções na concepção do Deus proclamado que não mais será Um Deus, e sim vários Deus em uma filosofia de múltiplas interpretações.
Consideremos também, que em algum ponto da história das revoluções desta tribo, uma alma ou um grupo se tenha mantido fiel à doutrina de sua geração e tenha ensinado ela rigorosamente para seus filhos. O que acontecerá é que este grupo serão os fundamentalistas opositores das mudanças naturais que o tempo nos aguarda.
É, pois então, inquestionável, que essa variação natural do modo de conceber o "Deus único e verdadeiro" gere várias exegeses e conseqüentemente cismas por dividir o próprio Deus único em vários cultos e seitas inimigas, a ponto de se odiarem de morte.
Assim foi a gênese de todas religiões, mostrando evidentemente que religiões são reflexo de cismas e multiplicidade ideológica, não de um consenso unânime, mesmo aceitando que haja apenas Um Deus.
São tão variáveis as concepções de Deus único que os antropólogos tiveram que ordená-los em grupos para estudá-los. O Deus único e "verdadeiro" é representado em 5 grupos distintos e ao mesmo tempo complementares:

1. Deus como Entidade / Ser.
2. Deus como Substância.
3. Deus como Energia.
4. Deus como Fenômenos naturais.
5. Deus como Fenômenos psicológicos.

Do ponto de vista histórico critico, Deus como Fenômenos Psicológicos se mostra mais compreensível para entender as múltiplas exegeses. Esta premissa analítica também sofre com a divisão de sua concepção, já que por um lado há quem defender Deus como uma criação arbitrária humana (Ateísmo), e os que defendem que Deus é um fenômeno espontâneo da psique no desenvolvimento intelectual das comunidades primitivas. (ex: Psicanálise Junguiana).

Abaixo mostro um infográfico de minha autoria, e nele se encontra a relação entre as várias religiões do mundo. Estou sujeito a erros. Não tenho a pretensão de dizer que este infográfico é a verdade. Até o momento presente de meus estudos, estas são as melhores ligações que avaliei.









Referência:
História das Religiões, de Filoramo, Giovanni, Massenzio, Marcello, Scarpi, Paolo, Raveri, Massimo;
Tratado de História das Religiões, de Mircea Eliade;
As Máscaras de Deus, de Joseph Campbell;
Filosofias da Índia, de Heinrich Zimmer;
Uma História de Deus, de Karen Armstrong;
Cronologia da História do Mundo


Por Rafael Gomes Moraes
(Texto adaptado do livro "Jesus e sua doutrina", de A. Laterre, editora Madras)http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2009/06/grafico_das_rel.html




COMO SE CRIA UMA ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA


Poucas semanas atrás, o articulista Hélio Schwartsman da Folha de São Paulo, ateu confesso, juntamente com dois repórteres, criaram a "Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio" e relataram sua experiência publicada no jornal (veja aqui), quando "bastaram dois dias úteis e R$ 218,42 em despesas de cartório para a reportagem da Folha criar uma igreja. Com mais três dias e R$ 200, a Igreja Heliocêntrica do Sagrado Evangélio, sarcasticamente intitulada (grifo nosso), já tinha CNPJ, o que permitiu aos seus três fundadores abrir uma conta bancária e realizar aplicações financeiras."


Mas, como "nasce" uma instituição religiosa? Apenas com as facilidades da lei? Vejamos uma maneira.

Certo dia um membro de uma igreja tradicional, contrai uma grave enfermidade nas pernas. Faz exames, tratamentos e nada. Por fim, os médicos a desenganam. Vai a sua igreja, faz campanha de oração, recebe oração, imposição de mãos, óleo da unção, e... Nada. Continua de mal a pior. Uma noite, no auge do desespero, não suportando mais as dores, deita-se na cama e coloca as pernas para cima encostadas à parede. Faz um clamor do fundo do coração e o Senhor, em Sua soberania e misericórdia, atende ao seu pedido e realiza a cura de modo sobrenatural.

No culto seguinte, encontra o pastor e pede-lhe uma oportunidade para dar seu testemunho. O pastor concede. A irmã, feliz da vida, conta a bênção e a igreja se alegra com sua vitória. Se tudo terminasse por aí, tudo bem.

A irmã abençoada por Deus, no final do testemunho, incentiva os demais: - irmãos, se vocês que estão doentes querem ficar curados, basta chegar em casa hoje, deitar na cama, colocar as pernas para cima, com as mãos nos joelhos, e orar com fé e sua enfermidade vai embora. A exceção estava sendo pregada como regra.

O pastor, preocupado, procura a irmã e a aconselha: - Minha querida, Deus em sua multiforme maneira de agir, concedeu a sua bênção desta forma; não significa, porém dizer que Ele vai agir assim com todas as pessoas. Não me leve a mal mas o que Deus fez em Sua vida foi particularmente para seu caso. A senhora lembra do caso da cura do cego com terra e saliva ? Por favor, incentive os demais a ter fé em Deus como a senhora tem; no entanto, não incentive a usarem o método que foi particular para o seu caso.

A irmãzinha se revolta. Não entende o propósito da exortação e desanda na murmuração. Este é o segundo passo para a criação de uma denominação. Agora basta lançar as penas ao vento. A irmã deixa de freqüentar os trabalhos da igreja, começa a se reunir em sua casa com os irmãos “indignados” com a atitude do pastor, além de outros insatisfeitos com a liderança por outros motivos. E descem a lenha: - O pastor é um homem de Deus mas, coitado, não tem visão como nós. Ele precisa buscar mais a Deus para os milagres acontecerem “naquela Igreja”. Mas é assim mesmo, até Cristo foi perseguido pelos líderes, não é mesmo?

Necessário se faz observar que existem os cismas provocados por motivos doutrinários sérios e justos que ocorrem quando se esgotam todas as possibilidades de diálogo e mudanças. Mesmo assim, será que um grupo não pode ser acolhido em outra denominação, ou nenhuma lhe cabe, dentre tantas?

Voltando ao caso, mais e mais pessoas passam a freqüentar a reunião de oração na casa da irmã das pernas para cima. O ápice da reunião é “o novo modelo” de oração da cura dado “pelo Senhor”. – agora, irmãos, vamos orar conforme o Senhor me orientou naquele dia em que fui curada. Todos já sabiam o que fazer. Afasta-se as cadeiras todos se deitam no chão, e colocam as pernas para cima encostadas na parede. A “pastora” toma de seu frasco de ”óleo da unção” e sai ungindo as pernas de todo mundo. Gritos de aleluias se ouvem de um lado a outro da rua. Os vizinhos se incomodam, reclamam, o grupo agora sente que o inimigo está perseguindo o avanço da obra e decide alugar um salão em um ponto estratégico do bairro para se reunirem. Surge então a ideia final: - Que tal criarmos uma nova denominação, totalmente diferente das demais? A gente unge nossa irmã como nossa bispa, que maravilha!

Arrecada-se o dinheiro da primeira locação, compram-se as cadeiras, mas ainda falta um pequeno detalhe. Qual será o nome da nova igreja? Depois de muita discussão, após uma oração, a pastora encerra os debates: - Vi um anjo descendo trazendo nas mãos uma tábua branca como a neve escrita com letras de ouro, escrita assim: IGREJA COMUNIDADE EVANGÉLICA NEOPENTECOSTAL DO ANJO DA CONFIRMAÇÃO PRIMITIVA RENOVADA DAS PERNAS PARA CIMA.

Em meio a glórias e aleluias, nasce a denominação de pernas para cima.

Eis um dos porquês das centenas de novas instituições religiosas criadas dia a dia no Brasil, com as facilidades legais.

Muitas, porém, seguem verdadeiramente de pernas para o ar; dentro da lei, porém, sem doutrina, sem rumo, sem destino; sem os pés no chão do caminho de Cristo e com a cabeça, muitas vezes, distante dos céus.
Autor: João Ribeiro

Fonte: [ EclesiaNet ]
Via: [
Ultimato ] / [ Emeurgência ]
.

Comentários