COMO OBTER CONTROLE DE SEUS PRÓPRIOS PENSAMENTOS



Muitas vezes nos encontramos com muitos pensamentos negativos passando por nossa mente. Estes comboios de pensamentos podem se tornar muito poderosos pois, os repetimos indefinidamente em nossas mentes.
O problema é que o que o quanto mais nos concentramos em certos pensamentos, mais poderosos se tornam. Portanto, pode se tornar muito difícil parar estes ciclos intermináveis de pensamentos.

No entanto, é certamente possível, e estas são algumas dicas para controlar os nossos pensamentos:

1. FAÇA UMA DECISÃO CONSCIENTE DE PARAR OS PENSAMENTOS.

O problema é que às vezes nós nos apegamos a certas idéias e problemas, e nós inconscientemente obtemos uma espécie de prazer de passar por um determinado problema/assunto.
Se nós, subconscientemente, continuamos a convidar os pensamentos, nós nunca seremos capazes de detê-los. Portanto, a primeira etapa é tomar uma decisão clara e consciente para parar a repetição de pensamentos. Esteja ciente de seu impacto negativo e não permita que venham mais. Esta etapa consciente é uma etapa indispensável no controle de nossos pensamentos.

2. OLHE PARA OS PENSAMENTOS COMO SE ELES ESTIVESSEM FORA DE SI MESMO.

Quando começamos a tentar parar os pensamentos, parece ser muito difícil porque, eles se sentem como uma parte forte de nossa mente.
Portanto, a segunda etapa é sentir que aquele pensamento é algo separado de nós. Quando um pensamento aparecer em sua mente, olhe para o pensamento como se ele viesse fora de si. Trata-se de uma forma muito poderosa para reduzir o impacto dos pensamentos na nossa mente. Uma vez que nos dermos conta de que os nossos pensamentos são separados de nós, torna-se possível detê-los.

3. QUEM É QUE OUVE PENSAMENTOS?

Esta é uma técnica para tentar descobrir a origem de seus pensamentos. Sempre que um pensamento aparecer, apenas pergunte a si mesmo: Quem é que está pensando isso?
O que fazemos é tentar descobrir a origem dos pensamentos. Através de fazer esta pergunta percebemos que há um "EU" que pode decidir aceitar ou rejeitar os pensamentos. Ao fazer esta pergunta, vamos ser capazes de parar os pensamentos assim que eles entram. Você não é uma vítima de seus próprios pensamentos, é você quem quer ou rejeita dar vida aos pensamentos.

4. CAPTURE OS PENSAMENTOS ASSIM QUE ELES APARECEREM.

Este exercício exige um esforço determinado da nossa parte. Precisamos estar atentos e observar cada pensamento que entra na nossa mente. Assim que um pensamento negativo entrar, devemos descartá-lo imediatamente e se recusar a segui-lo. O quanto mais seguimos pensamentos, mais difícil fica para pará-los mais tarde. Portanto, é melhor capturá-los o mais rapidamente possível.

5. CONCENTRE-SE EM OUTRA COISA.


Se tivermos um comboio de pensamentos que adquiriram um domínio sobre nossa mente, a melhor solução é muitas vezes apenas tentar fazer algo completamente diferente. Não basta sentar-se, vá fazer algo que não lhe dá nenhuma oportunidade de meditar sobre seus pensamentos. Ao fazer isso, ignore completamente os pensamentos, e eles perdem a domínio sobre nós.

"Pensamentos equivocados estão dentro de nós só porque nos identificamos com estes pensamentos. Se nos identificamos com alguma outra coisa, imediatamenete eles têm que nos deixar." - Sri Chinmoy

6. MEDITAÇÃO

A meditação é a melhor maneira de aprender a controlar os nossos pensamentos. Meditação envolve a arte da concentração e acalmar a mente. Na meditação, nós não apenas tentamos controlar os nossos pensamentos, mas também podemos trazer à tona nossas qualidades interiores de paz e de unidade. Se nós podemos invocar o poder de acalmar o nosso coração, então usamos uma força alternativa para tomar o lugar da mente negativa.

"A mente tem seu próprio poder, e agora esse poder é mais forte que sua vontade e determinação para meditar. Mas se você puder obter ajuda do seu coração, então, gradualmente, você será capaz de controlar sua mente. O coração, por sua vez, recebe assistência constante da alma, que é toda luz e todo o poder." - Sri Chinmoy

Nós Devemos meditar todos os dias, para que possamos trazer à tona a paz em nossa mente o tanto quanto possível. Se nós apenas meditamos quando estamos cheios de idéias, vamos descobrir que a meditação é muito difícil. Mas, se ganharmos tranquilidade através da meditação diária, em seguida, desenvolvemos a nossa capacidade interna para controlar os nossos pensamentos.

Monica Bourdot e Discipulo Azf

Comentários