BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DO YOGA



Praticar yoga relaxa, corrige a postura, dá mais energia, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos. Confira os benefícios da yoga antes de praticar



O yoga alia benefícios físicos e qualidade de vida por meio de exercícios antiestresse que refletem o bom funcionamento de todo o organismo. Segundo a filosofia, os exercícios posturais são métodos para integrar a alma, o mundo exterior e o Universo. "Trata-se de uma prática completa de desenvolvimento integral do ser humano: corpo, energia, emoções, pensamentos e intuição", afirma Bartira Elia, professora de yoga do Espaço Rennovar - Corpo & Consciência (SP).
Os benefícios do yoga são consequências de toda transformação espiritual e do funcionamento adequado dos órgãos, conquistados pelos movimentos feitos em aula e de hábitos saudáveis como cuidar da mente, estar sempre bem alimentado, beber água e dormir bem. "O yoga promove energia e, ao mesmo tempo, relaxamento. Depois de uma prática com exercícios de respiração, o aluno se sente mais disposto, adquire mais força de vontade e determinação para executar suas tarefas do dia a dia, explica a professora.

A prática promete ainda diminuir os níveis de colesterol, melhorar problemas respiratórios e controlar  a pressão arterial. Fisicamente, o yoga pode fortalecer os músculos e torná-los ainda mais flexíveis. “O corpo fica mais alongado e tonificado. Através das posturas de yoga, vários órgãos internos e glândulas endócrinas são trabalhados, melhorando nossa saúde e resistência em geral. Muitas posturas trabalham ainda a circulação sanguínea", afirma Bartira.
Para quem sofre com problemas de ansiedade, insônia e depressão, o yoga pode servir como calmante. "Um dos benefícios mais fascinantes é o entendimento das nossas emoções. O yoga combate o stress, ansiedade e sintomas causados pela competitividade e cobrança da vida moderna", diz a especialista.
Celebridades como Rodrigo Santoro, Fernanda Torres, Carolina Dieckmann, Luciana Gimenez, Angelina Jolie, Britney Spears e até a popstar Madonna já apostaram no yoga como forma de relaxamento, controle respiratório, alongamento, conquista de um corpo mais flexível, além, é claro, das sensações de conforto e bem-estar promovidas pelos exercícios. Por meio da concentração em cada movimento executado, o objetivo é que se atinja o auge da meditação, ou seja, a plenitude e a serenidade de todas as áreas do corpo e mente.

Por que praticar yoga?


- Melhora a qualidade de vida, promovendo bem-estar, serenidade e paz interior.
- Proporciona equilíbrio emocional.
- Melhora problemas de insônia e depressão.
- Estimula a circulação sanguínea.
- Diminui dores nas costas.
- Melhora a postura e o fortalecimento muscular.
- Energiza corpo e mente.
- Fortalece o organismo, tendo a saúde como foco principal.
- Não tem contra-indicações.


Fonte:http://corpoacorpo.uol.com.br/


DETALHANDO OS BENEFÍCIOS DO YOGA

Os benefícios da yoga são muito extensos, não vamos apontar apenas os benefícios, mas também suas limitações. Vamos começar pelas limitações, yoga para ser útil e nos propiciar os seus plenos benefícios requer: 1. Prática regular, 2. Método adequado, os métodos disponíveis de maneira popularizada raramente nos fornecem os benefícios a que a yoga se presta, possuem sua estrutura voltada para o benefício mercadológico, não visando o benefício integral do praticante, como a yoga original se propõe. 3. Orientação adequada, sofre o mesmo problema do item anterior. Não há sucesso em se praticar yoga seguindo um texto sem uma orientação competente e um acompanhamento pessoal gradativo e sistemático.
 
 
Agora vamos aos benefícios. A prática de uma yoga adequada, se levada a cabo por uns dez minutinhos, no mínimo de três vezes por semana já nos proporciona benefícios em grande escala. De quarenta minutos a uma hora de sessão nesta mesma constância, ou de uma hora três vezes por semana, como também duas aulas de uma hora e meia por semana são indicadas. Podemos melhorar este quadro adaptando os horários de outras maneiras. Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que a yoga nos favoreça.
 
 
Em uma sessão de prática, é possível sentir benefícios no bem estar geral. Em um mês já podemos sentir a veracidade deste grande empreendimento, com três meses os benefícios gerais começam a se manifestar de maneira muito intensa e clara, mas é depois de um ano que começamos a obter algumas conquistas mais duradouras, até então se nos afastamos das práticas por tempo prolongado regredimos até a estaca zero novamente.
 
 
O QUE PODEMOS ESPERAR DA YOGA
 
 
Os frutos da boa prática de yoga não se limitam apenas ao corpo, a mente, o emocional e o espírito do indivíduo, mas se projetam de maneira muito acentuada nas realizações profissionais e pessoais. A tão necessária prosperidade recebe um aliado de primeira grandeza, a harmonia e satisfação existencial também. Em minha opinião, além da saúde, estes últimos são os que mais me trouxeram satisfação ao serem manifestados nas vidas de milhares em muitos paises e principalmente o meu próprio durante estas três últimas décadas de ensinamento e disseminação desta ciência milenar e universal. Vamos numerar alguns itens que yoga nos oferece:
 
 
1.     Cultivar e conquistar boa saúde.
2.     Ultrapassar ou aliviar asma, diabetes, dores nas costas, excesso de peso, desordens do aparelho digestivo, melhoria do sistema cardiovascular, do funcionamento das glândulas endócrinas e ser utilizada como terapia de apoio para inúmeras enfermidades. O benefício para o sistema nervoso e o cérebro é inigualável.
3.     Aprimoramento de nossa condição estética pela pele, definição corporal e semblante pessoal. Podemos trabalhar o corpo de maneira localizada sem o risco de se desenvolver volumes desnecessários de musculatura, que tendem a se tornar um fardo para o coração e a se transformarem em gordura com o tempo, acelerando o processo de envelhecimento do corpo. E o melhor, podemos trazer de dentro e incorporar em nossa fisionomia a nossa insondável beleza interior.
4.     Aliviar ou eliminar gradativamente as causas que apóiam as manifestações de males que possuam fundo mental ou emocional, estima-se que 80% dos problemas de saúde se encontram nesta categoria, conhecidos pelo nome de problemas pisco- somáticos.
5.     Desenvolver a força de vontade.
6.     Experimentar a expressão real de nosso potencial humano latente.
7.     Melhoria do relacionamento humano.
8.     Aprimoramento eficaz e intenso de nosso intelecto, concentração e memória.
9.     Auto-conhecimento e paz interior.
10.   Alívio de estresse.
 
 
ABRANGÊNCIA DOS EFEITOS DA YOGA
 
 
BENEFÍCIOS FÍSICOS
 
1.     As dores diminuem, devido ao aumento da produção de endorfina no corpo.
2.     A imunidade aumenta muito.
3.     O sono melhora.
4.     O peso normaliza.
5.     A disposição aumenta bastante.
6.     A perseverança se fortalece.
7.     Força e vigor aumentam.
8.     A postura é melhorada.
9.     A flexibilidade das articulações, dos músculos e dos tendões aumentam.
10. As funções excretórias melhoram.
11. As funções glandulares normalizam.
12. Funções gastro intestinais normalizam.
13. Eficiência respiratória aumenta.
14. Desintoxicação orgânica ocorre com grande intensidade.
15. Eficiência cardio vascular é aumentada.
16. Pressão sanguínea se normaliza. Principalmente se for hiper.
17. Respiração por minuto se torna minimizada, o aumento da vitalidade e longevidade decorrem com disto.
18.  Aumento da ondas Alfa no EEG.
19. Desacelera a pulsação cardíaca.
20. Equilibra a estabilidade das funções do sistema nervoso autônomo.
21. Fibromialgia alivia.
22. L.E.E.R diminui.
 
 
BENEFÍCIOS BIOQUÍMICOS INDICATIVOS DE ATIVIDADES ANTI ESTRESSE E ANTIOXIDANTE, IMPORTANTES NA DEFESA CONTRA DOENÇAS DEGENERATIVAS E O ENVELHECIMENTO.
 
1.     Glicose diminui.
2.     Sódio decai.
3.     Total queda do colesterol.
4.     Triglicerídeos diminuem.
5.     HDL colesterol aumenta.
6.     LDL colesterol diminui.
7.     VLDL colesterol diminui.
8.     Cholinesterase aumenta.
9.     Catecolamina diminui.
10. ATPase aumenta.
11. Hematocrito aumenta.
12. Hemoglobina aumenta.
13. Contagem de limfócitos aumenta.
14. Tiroxina aumenta.
15. Vitamina C aumenta.
16. Proteínas séricas totais aumentam.
17. Aumento da serotonina.
 
 
APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES PSICO MOTORAS
 
1.     Força de apreensão (de segurar objetos) aumenta.
2.     Destreza de habilidades mais nobres aumentam.
3.     Coordenação motora melhora.
4.     Tempo de reação de escolha melhora.
5.     Firmeza aumenta.
6.     Percepção aprofundada aumenta
7.     Percepção de presença aumenta.
8.     Equilíbrio melhora.
9.     Funções integradas do corpo melhoram.
10. Atenção ao ambiente e arredores aumenta.
11. Funções cognitivas melhoram.
 
 
 
BENEFÍCIOS MENTAIS
 
1.     Memória aumenta.
2.     Concentração aumenta.
3.     Mudança de nível de consciência voluntária aumenta.
4.     Eficiência de aprendizado aumenta.
5.     Percepção global e centrada aumenta.
6.     Codificação de códigos melhora.
7.     Hostilidade diminui.
8.     Depressão e ansiedade diminuem.
9.     Satisfação existencial aumenta.
10. Humor melhora.
11. Percepção da quinesfera (esfera de movimentos do corpo) e dos movimentos do corpo melhora.
12. Estados emocionais melhoram, com sensível aumento do bem estar.
13. Estabilidade mental e emocional melhora.
14. Auto aceitação e auto atualização aumentam.
15. Integração social aumenta.
16. Potencial mental latente é estimulado.
17. Paz interior aumenta.
18. Estresse mental e emocional diminui.
19. Letargia mental diminui.
20. Bem estar, mental e emocional aumentam.
21. Dependências psicológicas diminuem.
 
 
BENEFÍCIOS ESPIRITUAIS
 
São inúmeros, as chamadas aptidões para-normais são harmonizadas, a paz interior ganha com isto. O maior número de realizações espirituais na humanidade sempre esteve do lado dos praticantes de yoga. Há uma riqueza de dimensões inimagináveis nas práticas de meditação e nas escrituras yoguis, bem como nas técnicas mais avançadas. Entretanto, um preparo anterior com as partes da yoga que trabalham o corpo e a mente é necessário para um desenvolvimento seguro e equilibrado nesta área.

Fonte:Dra. Débora De Vecchi e Mestre Swami Hamsananda Sarasvati
http://www.angelfire.com/ab6/om/beneficios.html

Comentários