O QUE É UM MOVIMENTO ARTÍSTICO ?

Meninas de Avinhão de Pablo Picasso-cubismo

Um movimento artístico é uma tendência ou estilo em arte com uma filosofia ou objetivo comum, seguido por um grupo de artistas durante um restrito período de tempo (normalmente por alguns meses, anos ou décadas). Os movimentos artísticos foram especialmente importantes na arte moderna, onde cada movimento consecutivo era considerado como vanguardista. Os movimentos quase que desapareceram completamente na arte contemporânea, onde prevalecem o individualismo e a diversidade. 
Os movimentos artísticos parecem ser um fenómeno quase exclusivo da Arte Ocidental. O termo refere-se a tendências em artes visuais e arquitetura, e por vezes literatura.
 
Nomes de Movimentos Artisticos
 
0. Impressionistas - foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
 
---------------------
 
1. Expressionistas - Movimento de “avant-garde” europeia, o Expressionismo é menos um estilo do que uma corrente que exprime o sentimento existencial de uma jovem geração.
 
2. Cubistas - Pintado entre 1906 e 1907, As Meninas de Avinhão de Pablo Picasso (1881-1973) é considerado o primeiro quadro cubista de grande dimensão
 
3. Surrealistas - O Surrealismo surgiu em Paris no período compreendido entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Revoltado com o estilo de vida superficial e contaminado pela ciência da sociedade burguesa – que culpava pelo início da Primeira Grande Guerra.
 
5. Realistas - Este estilo de representação próximo da realidade compreende um vasto espectro de abordagens, como o neo-realismo, o realismo fotográfico, o cool realismo, entre outros.
 
6. Futuristas - 1909 foi o ano da “revolução” futurista em Itália: Marinetti publicou a 20 de Fevereiro o primeiro Manifesto do Futurismo, uma nova fórmula da arte-acção. Durante as três décadas seguintes, vários artistas de diferentes campos culturais reuniram-se com o objectivo comum de renovar a vida social, tomando como ponto de partida os novos desenvolvimentos técnicos e as últimas descobertas científicas.
 
8. Arte Fantástico - Apesar do fantástico estar presente em várias tendências
artísticas (nomeadamente o Surrealismo, o Dadaísmo, entre outras), apenas no século XX se pode considerar a Arte Fantástica como um género independente.
 
9. Pop Arte - Com origem na Inglaterra dos anos 50, é nos Estados Unidos, durante a década de 60, que a Pop Art conhece o seu período mais próspero. Reagindo ao Expressionismo Abstracto, que, a partir dos anos 40, floresce em solo norte-americano e reforça a individualidade do criador através da rejeição dos elementos figurativos, artistas como Andy Warhol (1931-1987) , Roy Lichtenstein (1923-1997) ou Tom Wesselmann (1931) transpõem para o campo da arte a iconografia da cultura popular.
 
10. Minimalistas - No início dos anos 60, vários artistas começaram a expor em Nova Iorque e Los Angeles trabalhos como uma lâmpada fluorescente aparafusada diagonalmente à parede (The Diagonal of May 25, de Dan Flavin) ou placas de metal deitadas no chão (Aluminum-zin Dipole E/W, de Carl Andre).
 
 
 
OUTROS MOVIMENTOS
 
Pós-impressionistas
Pontilhistas
Fovistas ou Fauvistas
Movimento transrealista
Realismo socialista
Arte Povera
Arte conceptual
Body art
Zazaistas
Happening - Performance
Bioarte
Globalistas ou Pro-globalistas
 Naif
Suprematismo
Raionismo
Ready-made
Nuklé-Art
Op art
 
Fonte:http://miguelwest.livejournal.com/7506.html

Comentários