O QUE É O IMPRESSIONISMO ?


O Impressionismo dá nova visão conceitual da natureza, baseada na experiência visual direta da natureza: ela é o que vemos ou sentimos. Não há mais uma hierarquia temática, apenas um motivo. A unidade da obra está na linguagem da pintura, nos elementos que a compõem.
A arte alegre, vibrante e moderna dos impressionistas enche os olhos de cor e luz. Eles não se preocupaam em discutiar em sua arte os dramas humanos, políticos e sociais da época. Pode-se dizer que foram alienados políticos, inaugurando uma arte de caráter decorativo.

Prevalecem a luz e a cor natural, captura externamente e não mais nos interiores dos ateliês. É a presença da natureza, as transparências luminosas, a claridade das cores, o plein-air. É a sugestão de felicidade e de vida harmoniosa que transparece nas imagens criadas pelos impressionistas.

Os impressionistas procuravam retratar em suas telas os reflexos que a luz do sol produz nas cores da natureza. A fonte das cores estava nos raios do sol. Qualquer mudança no ângulo destes raios implicava uma alteração de cores e tons. Assim, os impressionistas adotaram uma concepção dinâmica da cor. A beleza - e certamente a glória do Impressionismo se faz presente ao permanecer na superfície, na aparência das coisas, na água, do corpo, da luz.

A luz solar ao incidir sobre os elementos coloridos da natureza, dá a eles diferentes tonalidades, reflete estas tonalidades no espaço ou sobre outros objetos coloridos, provocando reflexos simultâneos e colorido.
Os impressionistas eliminaram os menores detalhes e sugeriram formas menos definidas. Eles preferiam corem primárias como o vermelho, amarelo e o azul e complementares - verde, púrpura e laranja. Para realçar a qualidade de cada uma das cores, usavam a justaposição das cores primarias, que quando vistas a uma certa distância e contrastavam com uma cor complementar.
De 1874 a 1886 os impressionistas montam 8 exposições, mas sem sucesso comercial. O grupo se dispersa. Alguns deles, juntamente com artistas mais novos tentam superar as propostas básicas do impressionismo, dando surgimento ao Neo-Impresssionismo e Pós-Impressionismo.
No Brasil, o Impressionismo surgiria apenas tardia e precáriamente nas obras de alguns artistas, entre eles: Eliseu Visconti (1866-1944) e Georgina de Albuquerque (1885-1962).


Resumidamente temos:


Impressionismo: os artistas se peocupam em comunicar-se pela arte a impressão subjetiva pura e simples recebida da natureza. A opinião individual de cada um faz de uma obra de arte pelo estado emotivo provocado por esta obra. Os artistas abandonam os ateliês e pintam ao ar livre, registrando as constantes modificações que a luz solar provoca na natureza. Tem como característica a cor leve e transparente. Os contornos são diluídos pelos efeitos luminosos.


Neo- Impressionismo: tem como origem o estudo cientifico da cor. É também conhecido como Ppontilhismo e Divisionismo. Entre os pintores desse grupo temos: Paul Signac, e Georges Seurat. Os artistas procurarm dar sensação de imagens pulverizadas no espaço. Apresenta como caracteristica colocar as cores puras uma ao lado da outra diretamente na tela para que produzam sensações óticas de novas cores.


Pós-Impressionismo: tem origem nos pintores vanguardistas, como os franceses Paul Cézanne ( 1839-1906) e Paul Galguin (1848-1903) e o holandês Vicent Van Gogh (1853-1890), que reagiram contra algumas características do impressionismo do Neo-impressionismo.
Cézane: dá destaque ao geometrismo das formas da natureza. Aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas.
Van Gogh:aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir a emoção, procura subjetividade e humanismo na obra.
Gaguin: trabalha com as cores puras, fortes, sem claro/escuro, e as formas são bidimensionais, sem perspectiva.

Impressionismo na Música



Todo Impressionismo musical está baseado no francês Claude Debussy, o pai da música moderna. Ele, graças à sua rebeldia e ao seu inconformismo, operou uma revolução confiando mais em seu ouvido e nem tanto nos tratados de harmonia e composição. Levado pela intuição, abriu todo um caminho para as experiências modernistas do nosso século. Debussy criou um sistema de acordes isolados, livres da rigidez da harmonia tradicional. Os acordes lembraram aos contemporâneos as pinceladas expontâneas dos pintores impressionistas. Foi logo chamado de "impressionista", assim como os seus seguidores. O movimento ganhou esse nome. A contribuição de Debussy não se restringiu à harmonia. Ele foi um dos primeiros compositores a se interessar pela rica música oriental. Logo adotou algumas de suas soluções, como as escalas de tons inteiros e as escalas pentatônicas. Outras influências foram o jazz americano e a música negra. O piano foi principal meio de expressão de Debussy. Ele deixou importantes obras na música orquestral , na música de câmara e na ópera, com a obra-prima Pelléas et Mélisande.
Maurice Ravel é outro grande nome do Impressionismo. A princípio ele seguiu as idéias debussistas, mas sempre mostrou uma personalidade bastante forte. Exímio orquestrador, grande criador de melodias, Ravel era um compositor que buscava da perfeição. Depois de compor inúmeras obras-primas impressionistas como La Valse, Daphins et Chloé e Pavane pour une infante défunte, voltou-se, no final da vida, a uma estética mais clássica. Uuma das grandes inspirações de Ravel e de Debussy foi a Espanha.
Manuel de Falla foi o mais importante compositor espanhol impressionista. Ele acrescentou ao Impressionismo francês o calor e a sensualidade espanhola, os ritmos andaluzos e a orquestração colorida que fizeram célebres obras como El Sombrero de Tres Picos e El Amor Brujo.

Fonte:
http://www.angelfire.com/pa/genesis4/impressionismo.html

Comentários