VIRA- LATA OU CÃO DE RAÇA : QUAL ADOTAR


Cães e gatos sem raça definida são tão inteligentes quanto os que vêm com pedigree e até mais resistentes. Considere isso na hora de escolher o bichinho que vai levar para casa

Cão vira-lata
Se você encontrar um vira-lata na rua e resolver adotá-lo, o melhor a fazer é levá-lo logo a um veterinário
Foto: Dreamstime

Os cães e gatos sem raça definida estão longe de serem considerados puros, não possuem características marcantes que os diferenciem e nem se encaixam exatamente em padrões de beleza. A palavra que os classifica, associada ao hábito de revirar latas de lixo em busca de comida, aparece nos dicionários como um sinônimo de "sem classe, sem-vergonha". Mas os cães e gatos sem raça definida (SRD) driblaram a má fama.
Foi-se o tempo em que os vira-latas eram deixados do lado de fora das casas. Segundo levantamento feito pelo Instituto Datafolha, que entrevistou 613 donos de cães na cidade de São Paulo, apenas 26% dos pets foram comprados. Estima-se, portanto, que o restante não tenha pedigree ou raça definida. No caso dos felinos, uma pesquisa encomendada pela Comissão de Animais de Companhia, que reúne empresas do setor veterinário, aponta que quase 80% dos gatos dos lares brasileiros também estão na categoria SRD.


Menos nobreza e mais esperteza?

Cães e gatos mestiços são considerados mais inteligentes que a maioria dos animais de raça. E um estudo feito pela Universidade de Aberdeen e Napier, na Escócia, vem colaborar com essa teoria. A pesquisa aplicou sete testes diferentes em um grupo de 80 cães. De acordo com os profissionais envolvidos, os vira-latas apresentaram melhor noção de espaço e resolveram problemas - como procurar ossos embaixo de latas - com mais facilidade do que os colegas com pedigree. Mas a avaliação não é unânime. O professor veterinário Daniel Guimarães Gerardi, de Porto Alegre, por exemplo, não se entusiasma: "Os vira-latas são tão inteligentes quanto qualquer outro animal. Esse desempenho independe da raça. Está mais ligado a habilidades específicas de cada bicho".

O quesito comportamento é outra variante a ser considerada na hora de adotar um pet mestiço. Para quem acha que eles podem ser uma fonte de confusão, a opinião do veterinário Marcelo Quinzani, de São Paulo, não deixa de ser uma surpresa: "Vira-latas, principalmente os que têm um histórico de vida na rua, são mais dóceis", ele afirma. "Isso se dá devido ao instinto de sobrevivência. Sendo mais amistosos, eles conquistam mais cuidados." E os espertinhos são tão aptos ao adestramento quanto qualquer outro animal de estimação.

Atenção e carinho

Animais que tiveram suas características selecionadas por reproduções programadas tendem a desenvolver problemas típicos daquela raça. No caso de cães e gatos vira-latas, não há um biótipo específico. Eles têm diferentes pelagens, tamanhos e características físicas proporcionados pelos cruzamentos ao acaso. "Essa variedade genética contribui para que esses animais se tornem menos predispostos a desenvolver determinadas doenças, como insuficiência renal e dermatites", teoriza Daniel Gerardi. Mas vale o alerta: isso não significa que a imunidade seja total. Avaliar a aparência física do cachorro, por exemplo, é uma boa maneira de investigar se existe predisposição a algum mal. "Cães de grande porte podem ter problemas articulares, enquanto os de focinho achatado tendem a apresentar dificuldades respiratórias", ensina Marcelo Quinzani.
Ou seja, vira-lata também é bicho - trate da saúde dele como faria com qualquer animal. A vacinação deve estar sempre em dia, prevenir o aparecimento de pulgas, carrapatos e vermes garante o bem-estar e check-ups periódicos vão ajudar a mantê-lo sempre saudável. Quanto à alimentação, nenhum segredo: as rações devem respeitar o porte e a idade do animal. No mais, passeio e carinho são mais que bem-vindos.
Se você encontrar um desses animais na rua e resolver adotá-lo, o melhor a fazer é levá-lo logo a um veterinário e mantê-lo isolado dos outros animais da casa por alguns dias. Esse período de observação é importante para perceber se o bichinho tem alguma doença ainda incubada em seu organismo. Depois de um mês de avaliação, o veterinário poderá dizer se seu novo companheiro está suficientemente saudável para tomar as vacinas de praxe. Vale lembrar: cachorros e gatos, uma vez por ano, devem receber uma dose para espantar o vírus da raiva. Os primeiros recebem ainda a vacina múltipla, a V10, que protege contra cinomose, adenovírus, parainfluenza, parvovírus, coranovírus e dois subtipos de leptospirose, além de ser imunizados contra a gripe canina. Já os felinos devem ser vacinados para evitar rinotraqueíte, panleucopenia, clamídea e vírus calicivírus.

Fonte:Site Saúde

Opinião: Cães de raça versus vira-latas

CONHEÇO pessoas simplesmente apaixonadas por certas raças de cachorros e à elas dedicam uma vida inteira. Também conheço pessoas totalmente devotadas a causa dos cães abandonados e, por isso mesmo, defendem a ideia de que nossos melhores amigos não deveriam ser comprados, somente adotados.
SERÁ que há uma posição certa ou errada nesse empasse? Para alimentar essa discussão, convidamos uma representante dos excelentes criadores de raças de cães e uma defensora exímia dos vira-latas. E para a cereja do bolo, uma dona que optou por uma família canina baseada na diversidade. Confira o depoimento de cada uma dessas mulheres apaixonadas por cães e dê também a sua opinião no final deste post.
EM PROL DOS VIRA-LATAS
Luciane Sarraf(Luli)Responsável pelo calendário Celebridade Vira-Lata e voluntária da Natureza em Forma
“O problema no comércio é que só os poucos canis sérios ajudam no trabalho de conscientização. A maioria irresponsável foca na venda simplesmente. Quando uma pessoa passa a levar em consideração a adoção – e reforço que há doação de um enorme volume de cães de raça, ou seja, não estou falando de SRD versus raças, mas de adoção versus compra -, ela já se mostrou mais aberta para receber todas as informações sobre o universo animal.
Animais sobreviventes de condições inadequadas possuem maior resistência física e já estão castrados, vermifugados e com as primeiras vacinas – isso pode signficar uma economia incrível. Além disso, a gratidão que um adotado expressa é algo mágico e a recompensa na consciência é indescritível. Na adoção de cão adulto também já conhecemos o temperamento do animal, o que permite realizar um encaixe perfeito entre o animal e o adotante.”
EM PROL DOS CÃES DE RAÇA
Camilli é apaixonada por Frenchies há 10 anos e tem dedicado sua vida à raça
Camilli Chamone – Proprietária do canil Ville Chamonix que cria Bulldog Francês
“As raças caninas foram criadas para atender às demandas do homem em tempos passados. Veja o Poodle, por exemplo: eles eram cães que buscavam a presa na água e levavam até o caçador. Essa é a razão dos pompons de pêlo na região dos braceletes e do tórax – para proteger do frio. O que eu gostaria de dizer é que existe uma história por trás de todas as raças caninas. Não precisamos mais de um cão de busque a presa na água, entretanto, perpetuar a criação de raças caninas é perpetuar uma história.
Sem dúvida, a maior vantagem de uma cão de raça é saber o que está se levando para casa. Obviamente, nestes casos estou falando de quem adquire um cão de um criador descente, que se preocupa em criar cães para perpetuar boa saúde, bom temperamento e tipicidade física. Para receber um cão temos que estar preparados para ele. Temos que saber o que podemos oferecer e o que não podemos. Portanto, quem ama escolhe raça também!”
Danielle mora com os quatro cachorros e dedica boa parte do seu dia aos seus filhos caninos
FAMÍLIA CANINA E DEMOCRÁTICA
Danielle Koetz - Mãe de dois Labradores (Lucky, Toddy) e a SRD Dulce
“Sempre convivi com cães de raça e sem raça definida. Eu acredito que a adoção sempre é uma boa opção. Fora o Lucky, todos os outros cães da família foram adotados, inclusive os de raça. O Toddy, por exemplo, foi doado porque “cometeu o crime” de crescer demais e dar muito trabalho por ter um problema dermatológico típico da raça. Nessa relação entre humanos e cães existem muitas verdades que precisam ser aprendidas por nós e talvez a maior delas é: você deve amar incondicionalmente seu cão, seja ele pequeno ou grande, peludo ou não, com personalidade tranquila ou agitada.”


Fonte:http://caninablog.wordpress.com/

Comentários