UM LUGAR PARADISÍACO NOS HIMALAIAS - Sri AUROBINDO ASHRAM



Vista na trilha para o Ashram


Dando continuidade ao post anterior, onde falava de Auroville-  Cidade Universal, fundada pelo Mestre  Sri Aurobindo,  vou apresentar a vocês um outro lugar especial que visitei: o centro de Sri  Aurobindo  , no sopé dos Himalayas, na cidade de Nainital , Índia . Sri Aurobindo ,  um dos maiores mestres contemporâneos da Índia e sua companheira, conhecida como “A Mãe” , deixaram um importante legado para toda a humanidade.

Vista aérea do Ashram
  O Centro  Sri Aurobindo nos Himalayas é um lugar mágico , situado no alto de uma das verdejantes colinas no Vale de Kumaon, Nainital.

paisagem vista do Ashram
O caminho até o Ashram é íngreme  mas  um bom exercício para os visitantes que são recompensados ao chegar, com a belíssima paisagem que se descortina  a seus pés  , de todo o Vale.

pátio externo do Ashram
O local é simples e acolhedor e a temperatura, fria durante todo o ano, torna o lugar ainda mais aconchegante.Visitar esse lugar é um privilegio e poder estar lá alguns dias uma experiência inesquecível.
 
Atividades como  Yoga, meditação, palestras ,  aliadas a paz que reina nesse  local , proporcionam a cada visitante a possibilidade de dar um profundo mergulho em si, aprender a arte da perseverança,   satisfação e poder interno . Nas palavras de Aurobindo “Toda união entre as criaturas é essencialmente um reencontro consigo mesmo, uma fusão com aquele do qual nos separamos. É uma descoberta de si mesmo nos outros”.

a caminho do Ashram
O local não é aberto à visitação. Para poder estar lá é necessário solicitar permissão aos encarregados da administração do Ashram, em Nova Delhi, que dista cerca de 300 km de Nainital.

O Lago e a Cidade
 
A cidade de Nainital, é de uma beleza  extraordinária e fica  no sopé do exterior do Himalaya , no estado de Uttarakhand. É conhecida como “a cidade do lago” e tem  cerca de 50 mil habitantes .
Como a cidade não faz parte do circuito de turismo,  podemos transitar traquiquilamente por suas ruas, conversar com o povo, que como em toda a Índia é sempre atencioso e gentil.

os Himalayas vistos de Nainital
Está situada a cerca de  1900 metros  acima do nível do mar,  em um vale com um lago em forma de pêra, de aproximadamente dois quilômetros de circunferência , rodeado por montanhas, dos quais as mais elevadas são:  Naina  com 2.615ao norte, Deopatha 2.438 m , a oeste e Ayarpatha 2.278 m  ao sul.

Amanhecer
 Nainital está dividida em duas partes — Tallital, ou o sudeste do lago e Mallital, ou a parte norte do lago.  O lago é de fato o centro da cidade.

a noite em Nainital
 O Lago de Nainital é chamado Tri-Rishi-Sarovar, sugerindo a história de três sábios (ou rishi’ s), Atri, Pulastya e Pulaha, que, ao não encontrar água em Nainital, cavaram um grande buraco no local, que hoje é o lago  (sarovar= lago) e encheu-o com água do lago sagrado Manasarovar no Tibet .

outra vista do lago
Segundo a tradição, um mergulho no lago Naini, “o Manasarovar”, ganha valor igual a um mergulho no lago grande

a Cidade

os barcos que navegam no lago

a orla do lago
Templos, monumentos, palácios que contam a história desse lugar, fazem a alegria dos visitantes.
Hotéis, restaurantes, shopping centers, mercados tibetanos e indianos, também são lugares interessantes para os visitantes conhecer.

Monumento em homenagem a Ghandi

Palácio do Governador

O teleférico que leva os visitantes a lugares belissimos nas montanhas que cercam a cidade
Nainital era  um local que os ingleses , durante a ocupação da Índia, adoravam . O escritor inglês Jim Corbett,  falou da cidade ,onde  morou  por muitos anos , nos seus diversos livros.
A arquitetura da cidade
 A cidade é cercada  pelo verde, dos bosques e florestas e tem uma flora e fauna riquíssimas .
Os  visitantes podem conhecer a exuberância e diversidade desse paraíso,  percorrendo suas extensas e muitas vezes difíceis trilhas.  Mas com certeza o esforço é recompensado plenamente .
Uma das trilhas  é o caminho que leva ao Ashram do Mestre Aurobindo. Nesse local onde a Paz é soberana, todos tem possibilidade de internalizar as palavras imortais do Mestre:
 “Quando a mente fica quieta,
então a Verdade tem a chance
de ser ouvida na pureza do silêncio.
Vocês não fazem idéia da vastidão que existe dentro de vocês.
Este corpo parece pequeno,
mas ele é a imagem do universo inteiro.
Neste corpo existe um sol mil vezes mais brilhante que o sol externo.
Dentro do coração existe um centro de Consciência,
e dentro dele você pode enxergar o mundo inteiro.
Quanto mais ampla sua consciência se torna, mais você poderá receber do alto”.

Comentários