Sri AUROBINDO - UM GURU , YOGUE E NACIONALISTA INDIANO



Aurobindo Akroyd Ghosh ou Ghose (em bengali: অরবিন্দ ঘোষ Ôrobindo Ghosh), (Calcutá, 15 de agosto de 1872Puducherry, 5 de dezembro de 1950), mais tarde conhecido como Sri Aurobindo (em bengali: শ্রী অরবিন্দ Sri Ôrobindo), foi um nacionalista, lutador pela liberdade, filósofo, escritor, poeta, yogue, e guru indiano. Ele se uniu ao movimento pela independência da Índia do controle colonial da Índia Britânica e, por alguns anos, foi um de seus principais líderes, antes de desenvolver sua própria visão do progresso humano e evolução espiritual.


Biografia

Nascido e criado na Índia, Sri Aurobindo foi mais tarde para a Inglaterra, onde aprendeu diversos idiomas. Anos depois, retornou à Índia em uma busca pela "sabedoria e verdade do Oriente". Por 13 anos, trabalhou em atividades administrativas e educacionais para o Estado. Em 1906, foi para Bengala assumir abertamente o comando do movimento revolucionário para a independência da Índia, que durante anos havia organizado em segredo.
Acabou preso pelo governo britânico entre 1908 e 1909. Foi durante esse período que Aurobindo passou por uma série de experiências espirituais que determinaram o seu trabalho futuro. Solto e certo do sucesso do movimento libertador da Índia, e respondendo a um chamado interior, retirou-se do campo político e foi para o Sul da Índia, para devotar-se totalmente à sua missão espiritual. Morreu em 1950, aos 78 anos, deixando o trabalho espiritual conhecido como "O Ioga de Sri Aurobindo".
No estado de Tamil Nadu, sul da Índia, existe uma comunidade espiritual denominada Auroville, a "Cidade do Amanhecer", fundada em sua homenagem e com base nos seus princípios.

Sri Aurobindo
(Aurobindo Akroyd Ghosh)
Ficheiro:Sri aurobindo.jpg
Sri Aurobindo, por volta de 1900. (Fotógrafo: Rån Sekelskiftet).
Nascimento
Morte
Nacionalidade
Ocupação
Político, Escritor, Poeta, Yogue
The Synthesys of Yoga, The Life Divine


Obras traduzidas para o português brasileiro
Livros sobre Sri Aurobindo em português
  • Merlo, Vicente, Os Ensinamentos de Sri Aurobindo - O Yoga Integral e o Caminho da Vida, Editora Pensamento, 2010.
Aurobindo em inglês
Ligações externas
"Vida é vida - seja de um gato, ou de um cão ou de um homem. Não há diferença entre um gato e um homem. A ideia de diferença é a concepção humana para a vantagem do homem.".
- Life is life - whether in a cat, or dog or man. There is no difference there between a cat or a man. The idea of difference is a human conception for man's own advantage.
- citado em "Facilitator's Manual for the Class of Nonviolence" - Página 152, Susan Ives - peaceCENTER, 2007, 9780979876622 - 156 páginas


"O segredo da transformação está em movermos o centro da nossa vida para uma consciência superior"
Sri Aurobindo

"Calmo, desapegado, interiormente livre, habito o Eu silencioso e permito que sua energia atue por meio de Seus instrumentos naturais"
Sri Aurobindo

"Lembrem-se que vocês vivem um tempo excepcional em uma época única, e que têm essa grande felicidade, esse incalculável privilégio, de estarem presentes ao nascimento de um novo mundo."
Sri Aurobindo

Referências
1. Ghose A., McDermott, R.A. - Essential Aurobindo, SteinerBooks (1994)
2. Heehs, P., The Lives of Sri Aurobindo, 2008, New York: Columbia University Press
3. The lives of Sri Aurobindo, Peter Heehs, Introduction


Pensadores Históricos:
Pensadores Contemporâneos:
Temas:
Organizações:


Fonte:Wikipédia

Comentários