AS CINCO SABEDORIAS DO BUDISMO

Sabedoria do espelho. Buda Akshobhya. Cor azul. Acolhimento

Esta sabedoria está ligada a capacidade de entender os outros no mundo deles e não a partir do nosso. Nós deveríamos pensar que o outro geralmente está certo dentro do mundo dele. Se nós tivermos a capacidade de falar dentro do mundo das pessoas, nós podemos ajudá-las a caminhar melhor. Quando nossa lingua...
gem não funciona, é porque nós não conseguimos falar dentro do mundo dos outros.

Sabedoria da igualdade. Buda Ratnasambhava. Cor amarela. Generosidade

- Quando fazemos algo de bom para os outros, não só eles, mas nós também nos alegramos. Um professor se alegra quando ensina um aluno, um trabalhador fica feliz por produzir algo útil para outras pessoas. Ficamos felizes quando ajudamos alguém. O que eu faço para o outro é igual para mim, é inseparável. Se ele está feliz eu estarei feliz.

Sabedoria de dharmata. Buda Vairochana. Cor branca. Transformação

Esta sabedoria significa a nossa capacidade de compreensão da natureza livre da mente. Estamos além de vida e morte. Não somos as identidades que criamos todos os dias, mas sim a liberdade que gera essas identidades.

Sabedoria discriminativa. Buda Amitabha. Cor vermelha. Investigação

Não a nada que hoje nos trás felicidade que amanhã não poderá trazer sofrimento. O que ganhamos hoje, podemos eventualmente perder amanhã. É também a compreensão da impermanência, tudo tem um ciclo de início e fim, tudo é mutável e nada permanece como está.

Sabedoria da causalidade. Buda Amogasiddhi. Cor verde. Causa e efeito

Para cada ação, existe uma reação. Se agirmos de modo positivo, de modo geral, receberemos coisas boas de volta. Se agirmos de modo negativo, de modo geral, receberemos coisas negativas. Ao agirmos de maneira negativa, podemos criar problemas para nós de três maneiras com o corpo, fala e mente. Esta também pode ser entendida como a sabedoria da transmutação. O que vier de negativo para nós, podemos transformar e devolver a ação de modo positivo.

Fonte:http://sobrebudismo.com.br/

Comentários