A VIDA DE BUDA - DOCUMENTÁRIO DA BBC

Imagem do Buda no post "A vida de Buda" no blog sobre budismo

Este é um documentário sobre a vida de Buda produzido pela BBC e dublado em português. É um vídeo sobre o Buda histórico, que antes de se tornar Buda, o desperto ou iluminado, era o príncipe Siddhartha Gautama. Para quem não conhece essa maravilhosa história acredito que será uma visão interessante sobre a vida de Buda.

Comentários de S. S. o Dalai Lama no documentário

O Dalai Lama comenta: alguns dizem que o budismo não é uma religião, mas uma ciência da mente. Isso é tão interessante que alguns amigos meus são simpatizantes do budismo justamente por isso. Quando eu comecei a me interessar pelo budismo, também tinha essa visão de que o budismo não era uma religião, mas sim um filosofia de vida e isso fez com que eu me aproximasse e me interessasse muito pelo budismo.

O meu ponto de vista sobre o budismo

Acredito que além de uma ciência que estuda a mente o budismo é uma maneira de ver o mundo de modo lúcido. Com lucidez podemos transformar qualquer obstáculo ou adversidade em caminho sem partir para nenhum extremo. Nem rejeitando ou se apegando as coisas e pessoas, mas sim buscando o equilíbrio.
Este é o meu ponto de vista sobre o budismo, não falo aqui em nome do budismo, pois não sou mestre e não sou nada. Sempre quero deixar isso bem claro. Minhas opiniões não são as opiniões do budismo.

Não se apresse em acreditar

O próprio Buda disse para não acreditarmos em nada, mas para testarmos as coisas com nossas próprias experiências. Veja um trecho do Kalama Sutra:
Não se apresse em acreditar em nada, mesmo se estiver escrito nas escrituras sagradas. Não se apresse em acreditar em nada só porque um professor famoso que disse. Não acredite em nada apenas porque a maioria concordou que é a verdade. Não acredite em mim. Você deveria testar qualquer coisa que as pessoas dizem através de sua própria experiência antes de aceitar ou rejeitar algo. (Siddartha Gautama, o Buddha, Kalama Sutra 17:49)

Documentário

Assista ao documentário produzido pela BBC dublado em português:

Comentários