ROMEU E JULIETA - WILLIAM SHAKESPEARE - AMOR E TRAGÉDIA UNINDO DUAS FAMÍLIAS INIMIGAS

 



Romeu e Julieta
   Romeu e Julieta é uma tragédia escrita entre 1591 e 1595, nos primórdios da carreira literária de William Shakespeare, sobre dois adolescentes cuja morte acaba unindo suas famílias, outrora em pé de guerra.


A história tem como cenário a cidade de Verona. Duas famílias poderosas são inimigas mortais: a família Montecchio e a família Capuleto. Vivem em constantes conflitos, os quais perturbam a ordem e a paz da cidade. Tais acontecimentos provocam a ira do Príncipe que determina severa punição aos envolvidos nos conflitos: caso as brigas e provocações não cessassem, seriam punidos com a morte. Romeu, um jovem Montecchio passional e destemido, sofre de amor por Rosalina. Tem como melhores amigos e companheiros Benvólio e Mercúcio. É convidado por estes, no intuito de fazê-lo esquecer Rosalina, a ir ao baile de máscaras dos Capuleto. Romeu encanta-se por uma jovem e bela moça, que descobre ser Julieta Capuleto, que corresponde ao encantamento. Mais tarde, Julieta vai para a varanda e conta às estrelas que tem um amor proibido. Romeu, escondido nuns arbustos por baixo da varanda, ouve as confissões de Julieta e não resiste, decide revelar sua presença e após trocarem juras de amor, marcam o casamento para o dia seguinte. Romeu vai à cela de Frei Lourenço e convence-o a realizar a cerimônia secreta.

   Com a ajuda da Ama de Julieta, a cerimônia é realizada. Após a cerimônia, Romeu presencia um duelo entre seus amigos e Teobaldo, um Capuleto, primo de Julieta. Mesmo desafiado Romeu nega-se a lutar, mas Teobaldo mata Mercúcio e Romeu, tomado pela cólera, mata Teobaldo. O Príncipe abranda a punição e permite que Romeu viva, mas resolve bani-lo da cidade para sempre. Romeu refugia-se na cela do Frei Lourenço. Julieta, prometida ao Conde Páris, recebe a notícia dos acontecimentos e mantém-se apaixonada por seu marido. Manda a Ama procurá-lo e entregar-lhe um anel como prova de seus sentimentos. Pede que Romeu vá ao seu quarto durante a noite. Romeu e Julieta passam a noite juntos. A Ama, apesar de ajudá-los tenta convencer Julieta de que Romeu não serve para ela. Julieta zanga-se com a Ama. Romeu parte para Mântua logo pela manhã, após o canto da Cotovia, que simboliza o amanhecer. Enquanto isso, os pais de Julieta resolvem casá-la com o Conde Páris. Desesperada Julieta pede ajuda ao Frei que a aconselha a aceitar o casamento para despistar seus pais. Dá a ela um frasco de elixir para simular sua morte e montam um plano: Julieta deveria tomar o conteúdo do frasco, sua família acreditaria em sua morte, o casamento com o Conde não se realizaria e o Frei, através de uma carta explicativa, mandaria Romeu voltar para que ficassem juntos. Porém a carta se extravia e Romeu recebe a notícia da morte da amada. Desfeito de dor Romeu compra um veneno e desesperado decide morrer também. Volta à cidade e defronta-se com o Conde no mausoléu onde está Julieta, é forçado a lutar com ele, Travam duelo e Romeu assassina-o. Toma o veneno diante do corpo de Julieta e morre abraçado a ela. Frei Lourenço chega para tentar impedi-lo, mas é tarde, foge para não ser desmascarado e punido, porém antes acorda Julieta e conta a ela o que se passou, que horrorizada decide ficar junto de seu grande amor. Julieta beija Romeu para tentar absorver o veneno de seus lábios e morrer também, mas sua tentativa é frustrada. Apanha a adaga de Romeu e apunhala-se, morrendo junto de seu marido. A tragédia tem um grande impacto em ambas as famílias (os Montagues e os Capulet). As duas famílias estão tão magoadas com a morte dos seus dois únicos descendentes, que perdoam-se mutuamente e juram manter a paz em nome do amor de seus filhos (Romeu e Julieta).

Sobre William Shakespeare:

William Shakespeare nascido em 26 de Abril de 1564 – 23 de Abril de 1616) foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra ou, ("O Bardo"). De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que qualquer outro dramaturgo Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com freqüência pelo teatro, televisão, cinema e literatura.


Algumas obras do Autor:


- Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.


- Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.


- Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.

Fonte:http://www.psicoloucos.com/Resenhas-e-Resumos/

ROMEU E JULIETA - O FILME




Sinopse: Em Verona, na Itália, por volta de 1600, a rivalidade entre os Montecchios e os Capuletos acentua-se e os conflitos estendem-se a parentes e criados, apesar do apelo do príncipe pela paz.Num baile de máscaras na casa dos Capuletos, Romeu Montecchio conhece Julieta Capuleto.A paixão é mútua e instantânea.Ao descobrir que pertencem a familias inimigas, os dois se desesperam.Resolvem casar-se secretamente, com a cumplicidade de frei Lourenço.No entanto, o destino desse amor seria trágico.

"Romeu – Está falando. Oh! Fala ainda anjo luminoso! Porque esta noite apareces tão resplandecente sobre minha cabeça como um alado mensageiro celeste, diante dos olhos extáticos e maravilhados dos mortais que se inclinam para trás para contemplá-lo, quando ele galga as nuvens preguiçosas e navega no seio do ar.
Julieta – Ó Romeu, Romeu! Por que és Romeu? Renega teu pai e recusa teu nome; ou, se não quiseres, jura-me somente que me amas e não mais serei uma Capuleto."
Personagens
Casa dos Capuletos
Capuleto é o patriarca da casa dos Capuletos.
Senhora Capuleto é a matriarca da casa dos Capuletos.
Julieta é a filha única dos Capuletos.
Tebaldo é primo de Julieta, e sobrinho da senhora Capuleto.
A Ama é a confidente e ama de Julieta.
Pedro, Sansão e Gregório são os criados dos Capuletos.
Governo
Príncipe Escalo é o Príncipe de Verona
Páris é um jovem nobre, parente do príncipe, e pretendente de Julieta.
Mercúcio é parente do príncipe e amigo de Romeu.
Casa dos Montecchios
Montecchio é o patriarca da casa dos Montecchios.
Senhora Montecchio é a matriarca da casa dos Montecchios.
Romeu é o filho único dos Montecchios, e o protagonista masculino da peça.
Benvólio é sobrinho de Montecchio e amigo de Romeu.
Abraão e Baltasar são os criados dos Montecchios.
Outros
O Coro, que lê o prólogo.
Frei Lourenço é confidente de Romeu e franciscano.
Frei João é quem iria entregar a carta de Frei Lourenço para Romeu.
Um Boticário, que vende a poção fatal para Romeu.
Rosalina é uma personagem invisível, pretendente de Romeu antes dele conhecer Julieta.
Resenha
Em Verona existe duas poderosas famílias inimigas. Capuletos e Montecchios, viviam em constantes guerras, do senhor ao menor dos servidores. Casando dessas brigas que prejudicavam a vida dos habitantes da cidade, Escalo, Príncipe de Verona, declara que qualquer atentado a paz seria punido com morte.
Romeu, filho de Montecchio, vive triste e lamentando seu desventurado amor pela jovem Rosalina, decide aconselhar-se com Benvólio, que o aconselha a esquecer esse ingrato amor, e para isto, deveria ir mascarado para o baile dos Capuletos. Romeu assim o faz, ele consegue entrar no baile dos inimigos de sua família, é reconhecido, mas nada é feito contra ele. Lá ele se vê atraído por uma jovem de extrema beleza, e fica sabendo que ela é Julieta, filha de Capuleto, fica desapontado pois agora sua nova paixão é mais impossível que a anterior. Entretanto Julieta se vê atraída pelo jovem, mas fica sabendo que o jovem é inimigo da família, e seu pai jamais permitira que ela se casar-se.
Conseguindo penetrar no Jardim dos Capuletos, Romeu ouve a confissão de Julieta, que impedida de fazê-la pessoalmente ao seu amado, conta as estrelas a sua paixão. Romeu revela sua presença a Julieta, e dominados pela violenta paixão decidem casar-se em segredo.
Frei Lourenço aceita casar os apaixonados porque acredita que aquele enlace, poderia firmar a paz entre as famílias inimigas. De volta da cerimônia, Romeu encontra seus amigos, Benvólio e Mercúrio, eles acabam encontrando Teobaldo, que estava a procura de Romeu para saber porque ele foi ao baile e o desafia, mas Romeu está tão feliz que não aceita a provocação, mas Mercúrio não aceita a passividade de Romeu e aceita o desafio. Romeu e Benvólio tentam apartar a briga, mas Mercúrio acaba morto, despertando a ira de Romeu que acaba matando Teobaldo, assim o Príncipe bane Romeu de Veneza, deixando Julieta completamente desesperada.
Para piorar os pais de Julieta, vêem o desespero da filha, pensam que ela sofre a morte do primo, resolvem casá-la o mais depressa possível com Páris, primo do Príncipe. Desesperada ela procura Frei Lourenço que a aconselha a fingir aceitar o casamento e lhe dá um remédio que depois de tomá-lo pareceria morta. Porem Frei Lourenço escreve uma carta a Romeu relantando seu plano, mas a carta não chega a seu destino, assim Romeu fica sabendo da morte de sua amada por outra fonte, desesperado, resolve arriscar a sua vida para vê-la uma ultima vez.
Compra um veneno e volta para Verona, chegando ao tumulo dos Capuletos, encontra-se com Páris, os dois lutam e Romeu mata Páris. Em seguida entra na sepultura, bebe o veneno e morre diante do corpo de Julieta. Quando acorda ela vê horrorizada, o seu esposo morto, apanha a adaga de Romeu e se mata. Depois Frei Lourenço conta o sacrifício dos jovens amantes por causa do ódio entre as famílias, assim é selada a paz entre as Casas.
Opinião:
"Essa resenha foi feita no último minuto, quase que ela não saia. Nesse mês de junho a leitura para o Desafio Literário tinha por tema Peças Teatrais, apesar de ser um pouco diferente das minhas leituras habituais, foi uma leitura agradável.
Interpretar Romeu e Julieta é bem difícil, pois segundo os críticos abrange diversas opiniões e conclusões sobre vários tipo de assuntos, principalmente relacionados a comportamentos humanos de várias maneiras.
Vou apenas expressar aqui como foi ler um livro em linguagem de teatro. Ler a história escrita para uma peça foi um pouco complicado, porque a imaginação enquanto se lê tem que ser o dobro. Por exemplo, o cenário, como não é descrito, você tem que montar ele na sua mente, diz-se apenas uma rua, uma sala, um salão, sem riqueza de detalhes, então você vai imaginar o cenário da época para poder entrar na história. 
Outro detalhe importante são as ações e expressões dos personagens, não há descrições, tem que imaginá-los apartir da fala em que é lida, deduzir as expressões que eles estão fazendo, os sentimentos que estão sendo passados, até mesmo aquela forma afetada de falar as situações tem que se imaginar.
Ler um livro escrito em forma de peça teatral é aliar a nossa leitura ao papel do ator, e juntar tudo para melhor compreensão, é bem divertido e mais engenhoso!
Quanto  a obra, é considerada como uma das melhores peças shakespearianas, onde Shakespeare emprega diversas técnicas dramáticas que é bastante elogiada pelos críticos. É notável as bruscas mudanças que ocorre na peça, variando entre comédia e tragédia, mas depois de vários atos a obra adquiri um tom sério e torna-se trágica, mas mostrando através dos dois jovens amantes um amor sem limites.
O enredo é simplesmente maravilhoso, com sua linguagem poética, com personagens belos e marcantes. Não tem como se apaixonar por Romeu e Julieta, obra que transcende o tempo e o espaço, carregada de lirismo e uma densidade dramática impactante, adornada por sensibilidade e paixão!
No cinema
Romeu e Julieta talvez seja a peça mais transportada para as estruturas cinematográficas de todos os tempos. As mais famosas produções foram a produção de 1936, de George Cukor, que ganhou mais de um Oscar, a versão de 1968 do diretor Franco Zeffirelli, e Romeu + Julieta, de Baz Luhrmann. Essas duas últimas foram, em sua época, as produções que tratavam de Shakespeare que mais bateram recorde de vendas. Romeu e Julieta foi filmada pela primeira vez na era do cinema mudo por Georges Méliès.
Shearer e Leslie Howard, com mais de 75 anos na soma das suas idades, desempenharam os amantes adolescentes na versão de 1936, de George Cukor. Tanto o público quanto os críticos reprovaram tal versão. O críticos consideraram o filme muito "artificial".
O estudioso Stephen Orgel descreve o Romeu e Julieta de 1968, do diretor Franco Zeffirelli, como "cheio de beleza e juventude, com câmeras e luzes exuberantes, que contribuíram para a impressão da energia sexual e da boa aparência da peça." Zeffirelli foi bastante elogiado por essa produção. O filme também criou certa controvérsia por conta da aparição do nu dos atores na cena da lua de mel, principalmente pelo fato de Olivia Hussey, a Julieta, ter apenas dezasseis anos na altura em que o filme foi filmado.
Baz Luhrmann, com seu Romeu + Julieta (1996) e sua trilha sonora, atraiu para os cinemas um público bastante jovem.O filme foca-se na "sociedade grosseira, violenta e superficial" da Verona Beach e Sycamore Grove.Leonardo DiCaprio atuou como Romeu, e Claire Danes, como Julieta, foi elogiada pelos críticos por ter retratado com sabedoria a personagem embora sua pouca experiência nas telas, além de ter sido aclamada como "a primeira Julieta do cinema cujos discursos soaram de maneira espontânea".
Em 2005, o brasileiro Bruno Barreto dirigiu a comédia O Casamento de Romeu e Julieta, que trazia Luana Piovani e Marco Ricca nos papéis principais. Nessa produção, que se passava em São Paulo, as famílias de cada um também eram rivais, mas pelo fato de que torciam por times diferentes: a família de Julieta torcia para o Palmeiras, enquanto que a família de Romeu torcia para o Corinthians.
Em 2006, High School Musical, da Disney, utilizou o enredo de Romeu e Julieta, substituindo as famílias rivais por duas "panelinhas" da escola. 
(fonte: Wikipédia




 

FONTE:
http://ofantasticomundodaarte.blogspot.com


Comentários