HELMUT NEWTON - UM MESTRE DA FOTOGRAFIA





Newton é um dos fotógrafos mais conhecidos mundialmente, principalmente nos seus trabalhos desenvolvidos para a Vogue, com a introdução do erótico e do nú integral.
Nascido em Berlim em 31 de Outubro de 1920, mas com nacionalidade australiana, Helmut Newton era filho de um fabricante de botões e durante a sua juventude, seus maiores interesses eram
seus maiores interesses eram mulheres, natação e fotografia. Por sua conduta boêmia, foi expulso da Escola Americana em Berlim, lugar para onde seu pai o tinha enviado na esperança de Helmut se esquecer da ideia de ser fotografo.
Em 1936 começou a aprender com a fotógrafa Yva – Else Simon – que acabaria por morrer em Auschwitz. Depois de dois anos de aprendizagem deixou Berlim com destino à Singapura, onde arranjou trabalho como fotógrafo e jornalista no “Singapore Straits Times”. Duas semanas depois já estava fora do jornal afastado por incompetência…
Em 1940 foi para a Austrália, e lá, serviu por 5 anos no exército – participou inclusive da II Guerra Mundial. Quando terminou o seu tempo no exército, foi para Melbourne e abriu um pequeno estúdio de fotografia. Oito anos depois, casava com a actriz June Brunell que sempre foi uma influência e inspiração na sua carreira.



Depois disso foi para Paris, passando colaborar para a Vogue francesa – que acabou por mostrar e divulgar as suas fotos de moda mais importantes. A consequência disso fora trabalhos para Elle, Queen, Stern, Playboy e muitas outras. Helmut preferia o exterior para os temas das suas fotografias. Os temas da vida que passavam pelos jornais era uma fonte de inspiração.
Seus conseitos fotogáficos chocavam e maravilhavam as pessoas. o que fez com que ficasse cada vez mais famoso. Fotografou modelos, atrizes, atores e muitas outras personalidades tanto da sociedade quanto da cultura e da política.
A partir dos anos 80, passou a morar em Montecarlo. Anos mais tarde, ganhou o “Grand Prix National” de fotografia e em 1992 recebeu um prémio do governo alemão. A princesa Carolina do Mônaco lhe presenteou, em nome do seu principado, com a “Chevalier des Arts, Lettres et Sciences”. 1996 foi a vez do Ministério da Cultura Francês lhe atribuir o “Commandeur de l’Ordre des Arts et des Lettres”. Uma carreira cheia de sucessos e de fama.
Helmut Newton morreu no dia 23 de Janeiro de 2004 num acidente de avião em Los Angeles, mas a sua obra ficará para sempre imortal através da arte que desenvolveu ao longo dos seus 83 anos de vida.











Retro Snap: Helmut and Hugh

Retro Snap: Helmut Newton

Retro Snap: Helmut Newton

 Retro Snap:  Helmut Newton

Retro Snap: Helmut Newton



Fonte:Artigo escrito por Marquinhos
http://www.bravus.net


Comentários