O QUE É A ANÁLISE BIOENERGÉTICA ?


É uma psicoterapia corporal analítica profunda, orientada para integrar o indivíduo com o seu corpo; Foi desenvolvida por Alexander Lowen em 1956 - USA, que fundamenta sua teoria nos conceitos psicanalíticos de Freud e na Análise de Caráter de Wilhelm Reich. Atualmente é considerada uma das abordagens terapêuticas mais completas e eficientes Pressupõe que todas as experiências humanas são eventos corporais; A sua tese fundamental é a de que mente e corpo pode influenciar-se mutuamente, ou seja, a simples vontade de agir ou o desejo de realizar algo gera impulsos nervosos que atingem a musculatura, contraindo-a como uma espécie de simulação de movimentos causando tensão e dor.
A história emocional de cada pessoa fica registrada no corpo, originando tensões e couraças musculares que se expressam na forma de postura corporal e emocional. 
Por ser uma teoria de personalidade, a Análise Bioenergética ajuda a pessoa a compreender suas dificuldades, a origem dos conflitos internos e trabalha para liberar os padrões de tensão muscular, resgatando a expressão dos sentimentos e o fluxo energético do organismo, favorecendo assim uma mudança de postura e padrão de comportamento.
Dentre os conceitos utilizados na Bioenergética o grounding significa o contato energético da pessoa com a realidade, dar base, embasar, colocar os pés no chão. Utiliza ainda os conceitos de couraça (tensão muscular crônica, proveniente da contenção repetida do impulso) e caráter (modo de responder às situações, da pessoa se comportar), de W. Reich.
O objetivo da Análise Bionergética é ajudar o indivíduo a reencontrar-se com seu corpo, e a tirar o mais alto grau de proveito da vida que há nele, através da:
Autoconsciência, a compreensão das dificiculdades emocionais associadas a sua história de vida;
Auto-expressão,contato com as sensações e emoções através do corpo, implicando que esses sentimentos devem ser expressados;
Autodomínio, quando acontece a integração da autoconsciência e da auto- expressão.
A Análise Bioenergética pode ser utilizada na Clínica individual e grupal (crianças,adolescentes, adultos e casais), Grupos somáticos (hipertensos, diabéticos),Exercícios para a saúde (Grupos de Movimento) e na integração de grupos organizacionais,Desenvolvimento de equipes e resolução de conflitos.

Referências Bibliográficas
Lowen, Alexander - Bioenergética - Ed. Summus, 1975
Lowen, Alexander - O Corpo Traído - Ed. Summus, 1979
Lowen, Alexander - O Corpo em Depressão - Ed. Summus, 1983
Lowen, Alexander - O Corpo em Terapia - Ed. Summus, 1977
Lowen, Alexander - Medo da Vida - Ed. Summus, 1986
Lowen, Alexander - Narcisismo - Ed. Cultrix, 1983
Lowen, Alexander - Prazer - Ed. Summus, 1984
Lowen, Alexander - Amor, Sexo e seu Coração - Ed. Summus, 1990
Lowen, Alexander - Espiritualidade do Corpo - Ed. Cultrix, 1995
Lowen, Alexander - Alegria - Ed Summus, 1997
Lowen, Alexander - Exercícios de Bioenergética - Agora, 1985
Lowen, Alexander - Amor e Orgasmo - Ed. Summus, 1988

Comentários