O PENTAGRAMA EM CODIGO DA VINCI

 

Olá povo da Deusa! Um de meus últimos livros lido, foi o fascinante Código da Vinci. É o tipo de obra que recomendo à todos que leiam. Fala muito de paganismo, misticismo e magia. E uma das coisas mais intrigantes e bem explicadas, foi o significado simbólico do pentagrama.
Então venho através deste post, compartilhar o que retirei do livro para melhor entendimento de todos e, para quem ainda não leu, recomendo que corra até a livraria mais próxima, pois para quem aprecia o Sagrado Feminino e seus mistérios, é uma execelente fonte!

O Pentagrama - de Código da Vinci

O pentagrama é um dos símbolos mais antigos da terra. Usado a mais de quatro mil anos antes de Cristo. Ele é um símbolo religioso pagão - palavra que remonta ao latim paganus que significa "habitante do campo".
Os pagãos eram literalmente pessoas do meio rural que não haviam recebido ensinamentos cristãos e que se apegavam às velhas religiões da natureza. De fato, tão grande era o medo que os cristãos setiam daqueles que viviam nos vilarejos rurais, que a palavra antes inócua para indicar "morador da vila" - vilão - passou a significar "malfeitor".
O pentagrama é um símbolo pré-cristão relacionado com a adoração à natureza. Os antigos viam seu mundo dividido em duas metades: a masculina e a feminina. Seus deuses e deusas agiam no sentido de manter um equilíbrio de poderes. Yin e Yang. Quando masculino e feminino estavamequlibrados, havia hgarmonia no mundo. Quando se desequilibravam, estabelecia-se o caos.
O pentagrama significa a olado feminino de todas as coisas. Um conceito religioso que os historiadores chamam de "O Sagrado Feminino" ou "a divina Deusa".
Em sua interpretação mais específica, o Pentagrama simboliza Vênus - a deusa do amor sexual e da beleza. Cada religião se baseava na ordem natural divina. A deusa Vênus e o planeta Vênus eram uma só coisa. A deusa tinha um lugar no céu noturno e era conhecida por muitos nomes: Vênus, Estrela Oriental, Ishtar, Ostarte - todos poderosos conceitos femininos vinculados à natureza e a Mãe Terra.
Vênus descreve um pentagrama perfeito através do plano eclíptico do céu a cada oito anos. Então, o pentagrama passou a ser reconhecido como símbolo da perfeição, da beleza e das qualidades cíclicas do amor sexual.
Como tributo à magia de Vênus, os gregos empregaram seu ciclo de oito anos, às Olimpíadas. O intervalo de quatro anos dos Jogos Olímpicos, correspondem à metade desse ciclo. O símbolo dos jogos Olímpicos, quase foi o pentagrama, mas foi modificado na pultima hora - suas cinco pontas, substituídas por cinco anéis que se interceptam, para melhor refletir o espírito de inclusão e harmonia dos jogos.
É claro que hoje o pentagrama é visto como símbolo demoníaco. Na batalha entre os símbolos pagãos e os símbolos cristãos, os pagãos foram derrotados; o tridente de Posseidôn se tornou o tridente do demônio, o chapéu pontudo do mago se tornou o símbolo das bruxas e o pentagrama de Vênus se tornou símbolo demoníaco.

Retirado e adaptado de "O Código da Vinci".
Fonte:http://artigoswiccanos.blogspot.com/

Comentários

Postar um comentário