THICH NHAT HANH - MESTRE ZEN-BUDISTA,MONGE,POETA E ATIVISTA DA PAZ




Thich Nhat Hanh (Nguyn Xuân Bo, Vietnã, 1926) é um monge budista, pacifista e escritor vietnamita.
Um dos mestres zen-budistas mais conhecidos e respeitados no mundo de hoje, poeta e ativista da paz e dos direitos humanos. Nascido na região central do Vietnã, ele se juntou aos monges na idade de dezesseis anos. Por ocasião da Guerra do Vietnã, os mosteiros se defrontaram com a questão de aderir ou não, exclusivamente, à vida contemplativa e continuar a meditar nos mosteiros, ou ajudar a população que sofria sob bombardeios e outras devastações da guerra. Nhat Hanh foi um dos que optaram por fazer as duas coisas, ajudando a fundar o movimento do "budismo engajado". Desde então, tem dedicado sua vida ao trabalho de transformação interior para o benefício dos indivíduos e da sociedade.
Em Saigon, no início dos anos 60, Thich Nhat Hanh fundou a Escola de Serviço Social da Juventude, uma organização de apoio popular que passou a se dedicar à reconstrução de aldeias bombardeadas, criação de escolas e centros médicos, reassentamento de famílias desabrigadas, e organizando as cooperativas agrícolas. Reunindo cerca de 10.000 estudantes voluntários, a organização baseou o seu trabalho nos princípios budistas da não-violência e ação compassiva. Apesar da denúncia do governo de sua atividade, Nhat Hanh também fundou uma universidade budista, uma editora e uma revista influente ativista da paz no Vietnã.
Depois de visitar os EUA e a Europa, em 1966, em missão de paz, ele foi proibido de retornar ao Vietnã. Em viagens posteriores para os EUA, elaborou um processo de paz para as autoridades federais e do Pentágono, incluindo Robert McNamara. Ele pode ter mudado o curso da história dos EUA, quando persuadiu Martin Luther King a se opor publicamente à Guerra do Vietnã, sendo que isso ajudou a galvanizar o movimento pela paz. No ano seguinte, Luther King indicou-o para o Prêmio Nobel da Paz. Posteriormente, Nhat Hanh chefiou a delegação budista nas Conversações de Paz de Paris.
Em 1982, no exílio na França, fundou Plum Village, uma comunidade budista, onde continua seu trabalho para aliviar o sofrimento dos refugiados, os presos políticos e famílias famintas no Vietnã e em todo o Terceiro Mundo. Também recebeu o reconhecimento por seu trabalho com os veteranos do Vietnã, retiros de meditação, e seus escritos sobre a meditação, atenção e paz. Já foram publicados cerca de 85 títulos de sua obra, tais como poemas, prosa e orações, com mais de 40 títulos em Inglês. Em setembro de 2001, poucos dias após os atentados suicidas terroristas ao World Trade Center, ele abordou as questões da não-violência e do perdão, em um discurso memorável na Igreja de Riverside, em Nova York.
Thich Nhat Hanh continua a viver em Plum Village na comunidade de meditação fundada por ele, onde ensina, escreve e conduz retiros em todo o mundo sobre "a arte de viver consciente." Um dos principais ensinamentos de Thich Nhat Hanh é que, através da plena consciência, podemos aprender a viver no momento presente, em vez de nos apegarmos ao passado ou futuro. Residindo no momento presente é, de acordo com Nhat Hanh, a única maneira de realmente desenvolver a paz, em si mesmo e no mundo.
A pronúncia do nome de Thich Nhat Hanh, em Inglês é: Tik N'yat Hawn, contudo, desde que o idioma vietnamita é uma língua tonal, isto é apenas uma aproximação estreita de como se iria pronunciar em vietnamita. (O nome dele é, por vezes, é escrito com erros ortográficos como Thich Nhat Hahn, Thich Nhat Han, e Thich Nat Han.).
Livros em língua portuguesa
  • Caminhos para a Paz Interior
  • Flamboyant em Chamas
  • Meditação Andando
  • Respirando e Sorrindo (Solaris)
  • Vietnã — Flor-de-lótus em Mar de Fogo (Ed. Paz E Terra)
  • O Coração da Compreensão (Ed. Bodigaya)
  • Para Viver em Paz - O Milagre da Mente Alerta (Ed. Vozes) - 1976
  • Paz a Cada Passo: Como Manter Sua Mente Desperta no Seu Dia-a-dia (Ed. Rocco) - 1990
  • Vivendo em Paz - Como Praticar a Arte de Viver Conscientemente (Ed. Pensamento) - 1992
  • O Sol Meu Coração - Da Atenção à Contemplação Intuitiva - 1995
  • Cultivando a Mente do Amor - 1996
  • Vivendo Buda, Vivendo Cristo (Ed. Rocco) - 1997
  • Jesus e Buda, Irmãos (Ed. Bertrandi Brasil) - 2002
  • Aprendendo a Lidar com a Raiva - Sabedoria Para A Paz Interior (Ed. Sextante) - 2003
  • Ensinamentos sobre o Amor (Ed. Sextante) - 2005
  • Velho Caminho, Nuvens Brancas: Seguindo as Pegadas do Buda (Bodhgaya) - 2007
  • A Arte do Poder
Thich Nhat Hanh (Thích Nht Hnh) ou Thây, como é carinhosamente chamado, é um monge budista vietnamita, além de poeta, erudito e mestre da Ordem Tiep Hien ou Ordem do Interser - Budismo praticado sob o prisma do engajamento social.

THICH NHAT HANH é um monge Zen (thien em vietnamita) budista, ativista da paz, acadêmico, e poeta. É o fundador da Universidade Budista Van Hanh em Ho Chi Minh (ex-Saigon), ensinou na Columbia University e na Sorbonne, e agora vive no sul da França, onde ele cultiva, trabalha para ajudar os necessitados, e realiza viagens internacionais ensinando "a arte de vida atenta". Marthin Luther King Jr. indicou-o para o Prêmio Nobel da Paz em 1967, dizendo "eu pessoalmente não sei de qualquer um mais digno do Prêmio Nobel da Paz que este gentil monge do Vietnã".


Comentários