KUNDALINI YOGA - O CORPO SEGUE A MENTE , A MENTE SEGUE A RESPIRAÇÃO


A Kundalini Yoga é uma ciência milenar sobre a arte de lidar com a expansão da consciência, acordando e fazendo subir a ENERGIA KUNDALINI pelo canal da espinha vertebral, atravessando e ativando os centros de energia denominados de chakras. Essa realização é feita misturando e unindo PRANA (energia cósmica) com APANA (energia de eliminação) gerando assim uma pressão que força a subida da kundalini através da coluna utilizando-se PRANAYAMAS (exercícios respiratórios), BHANDAS (contrações corporais), KRYIAS (jogos completos de exercícios) e utilizando-se ASANAS (posturas), MUDRAS (gesticulação com mãos, dedos ou braços) e MANTRAS (palavras cantadas).
PRANA é a força básica da vida, está no ar que respiramos, no alimento, ou na clorofila que comemos e que assimilamos sem qualquer esforço. A prática da Kundalini Yoga enfatiza a absorção da energia cósmica.
APANA é a força eliminatória cuja reserva é localizada nos chakras inferiores. Quando esta força sobe juntando-se a prana através de exercícios, respirações e bhandas é gerada uma pressão que, ao produzir calor (energia), faz subir a Kundalini através dos chakras, ou seja, ao longo da coluna vertebral, por onde passa todo nosso sistema nervoso.

Esse conhecimento foi um segredo muito bem guardado, entregue pelo Guru a estudantes selecionados durante centenas de anos. De acordo com as escrituras yóguicas esta antiqüíssima ciência tem 7 mil anos. Os ensinamentos foram dados a conhecer somente aos iniciados em templos e monastérios da Índia, Nepal e Tibet. A Kundalini Yoga tem relação muito próxima ao Tantra, que também faz subir a energia Kundalini. Graças a Yogi Bhajan esse conhecimento foi tornado público para o ocidente.
Através da prática da Kundalini Yoga o ser humano pode unir sua consciência cotidiana à sua consciência superior, ou cósmica, de forma regular ou diária, praticando cuidadosamente uma seqüência de exercícios e meditações combinadas. Logo o estudante praticante percebe o movimento da energia dentro de si e ao redor do seu corpo e assim conscientemente, começa a direcionar esse fluxo energético para estimular e acordar os chakras.
A KUNDALINI é um incrível e poderoso reservatório de energia que tem por símbolo uma serpente enrolada na base da coluna vertebral. Essa força tem a energia do átomo, é transmitida pela respiração e que todo ser humano tem disponível para dar vida à seu corpo-matéria. Toda yoga faz subir a kundalini, mas cada uma tem seu tempo. Essa energia transformadora trabalhada ao longo das práticas tonifica, limpa e revigora o metabolismo, fortalecendo a saúde psico física do ser humano.
Depois desse processo de purificação, que inclui mudança nos hábitos alimentares e de atitudes, a kundalini se expande e, ao ultrapassar o chakra do coração em direção aos chakras superiores, atinge uma consciência extraordinária, de grande sutileza e percepção. É o estado de samadhi, bliss ou nirvana, o êxtase da existência.
A Kundalini Yoga é denominada Yoga da Consciência, suas práticas são dinâmicas, energizantes e objetivas. Fortalece, alonga, relaxa a musculatura e todo metabolismo. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular, sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação.

O que é Kundalini Yoga?

Kundalini Yoga é a uma ciência que originou inúmeras outras
formas de yoga. Kundalini é o nosso potencial maior, esta é a razão pela qual também é chamado de yoga da consciência.
O sistema do Kundalini Yoga foi por muito tempo aprimorado na Índia e data do período pré-ariano, portanto matriarcal. Entretanto, devido a catástrofes naturais, guerras e a própria invasão do chamado vale do Indu, muito deste sistema se perdeu ou foi inadequadamente apropriado. Com o intuito de proteger aquilo que ainda restava, inúmeros documentos foram levados para as montanhas do Tibete. Eles foram estudados por muitos sábios, porém de forma incompleta, uma vez que a linguagem na qual eles estavam escritos não foi ensinada de maneira ideal, levando muito das práticas a serem superficialmente estudadas e os mantras pouco entendidos.

O Kundalini Yoga original sobreviveu a muitos desafios, na medida em que se tornou hermético, como uma tradição oral. Após cerca de 500 anos, com o nascimento de Guru Nanak Dev Ji, Guru Gobind Singh Ji, Baba Siri Chand, este sistema foi novamente reorganizado, compilado e trazido novamente para Punjab, Índia. Técnicas respiratórias, mantras, exercícios e meditações passaram a ser ensinadas pelos sikhs. A partir de 1969, o ocidente pôde entrar em contato com esta forma de yoga, através dos ensinamentos do Yogi Bhajan.



O Kundalini Yoga é uma forma dinâmica de yoga que se concentra no trabalho do sistema glandular, imunológico e nervoso. Ele se alicerça no trabalho da energia vital, através de exercícios dinâmicos e técnicas especiais de respiração. Assim, condicionam a musculatura para utilizá-la como catalisadora de radicais livres e toxinas, promovendo a desintoxicação celular e melhorando a circulação sangüínea e linfática. Ao final de cada série de exercícios são utilizadas diferentes meditações para garantir o balanceamento energético complementar aos exercícios físicos e a manutenção de níveis de consciência especiais. Kundalini Yoga estimula o crescimento individual através de técnicas que fortalecem o sistema nervoso, o sistema glandular e o sistema imunológico, visando o aumento da estabilidade e da vitalidade. É um potente e efetivo sistema de auto transformação e desenvolvimento pessoal.

Com a prática regular do Kundalini Yoga você começará a exercer controle real sobre sua vida, fazendo o que você quer fazer, sendo quem você quer ser e vivendo a vida que você escolher. Você poderá ver todas essas transformações acontecendo na medida que você se transforma.

Quanto mais energia você adquire, mais vivo você se sente. Quanto mais vivo você se sente, mais feliz você se torna.

Yogi Bhajan diz “é seu direito de nascença ser feliz”.


"Descubra em Kundalini Yoga um novo caminho de ser, um caminho de fogo e harmonia que impulsa seu dia a dia, que acalenta as suas faltas e abraça seus sofrimentos fazendo com que os enfrente sem covardia. Com a prática fica mais fácil estar presente. Um novo caminho de pensamentos, de confortos e sabedoria. Descobrir mais uma vez que vale a pena se mergulhar dentro do nosso Ser e tentar pelo menos Ser alguém melhor, mergulhar na verdadeira consciência e descobrir um verdadeiro sentido a vida."
Kundalini Yoga o Yoga da Consciência.


ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A PRÁTICA DO KUNDALINI YOGA

O Kundalini Yoga é dinâmico e energético. Fortalece, alonga e relaxa a musculatura. Aumenta a capacidade respiratória e o nível de vitalidade física e psíquica. Estimula a harmonia dos sistemas nervoso e glandular sincronizando-os com a rede de meridianos, chakras e corpos energéticos. Propõe ainda um profundo mergulho na Meditação. Assim como todo Yoga genuíno visa acordar a consciência para a sua própria Infinitude.


No Kundalini Yoga trabalha-se com Movimentos e Posturas combinados com Pranayamas (respirações), Mantra e Concentração seguidos de Mudrás e Bandhas. É uma Prática forte como deve ser quando se precisa e se quer resultados efetivos em pouco tempo. No entanto é acessível à todas as pessoas. Cada um pratica de acordo com a sua condição no momento. Com a regularidade as condições se modificam.


Aprende-se a arte da Meditação com técnicas adequadas a pessoas com as mais diversas características de personalidade. Desde pessoas agitadas, depressivas ou ansiosas até aqueles que já praticam Meditação regularmente e encontram no Kundalini Yoga um Trabalho bem direcionado de aprofundamento.
Uma prática de Kundalini Yoga tem a seguinte estrutura:
- Mantra inicial: Ong Namo Guru Dev Namo 3x
- Exercícios preparatórios opcionais.
- Kriya - Série principal.
- Relaxamento: 10 minutos.
- Meditação: 11 minutos.
- Encerramento: Que o Eterno Sol te ilumine; Que o Amor te rodeie; e a tua Luz Pura interior; Guie o teu Caminho. Saaaaaaat Nam 3x.


Orientações práticas:
- Use roupas confortáveis que não atrapalhem os movimentos. Dê preferência às roupas de algodão (para permitir a respiração da pele), de cor branca, evite fivelas e botões duros.
- O ideal é praticar descalço.
- Tirar óculos.
- Deixar um intervalo de 3 horas após a principal refeição e uma hora após a refeição leve.
- Coma conscientemente. Dê preferência aos alimentos naturais e mais leves. Muitos praticantes de yoga sentirão um afastamento de carne. Comida mais leve promove a prática da meditação, clareza e saúde geral.
- Respeite seu corpo, observando seu verdadeiro limite. Procure aceitar e a amar seu próprio corpo como um templo sagrado da alma.
- Você pode usar seu tempo praticando yoga para desenvolver sua consciência corporal, fortalecendo sua saúde, melhorando sua postura, aumentando sua energia, ampliando sua percepção e tendo a chance de vivenciar sua excelência.
- As mulheres sentirão o benefício da prática mesmo estando em período menstrual, pois ajuda no equilíbrio hormonal e emocional.
- Em algumas práticas deve-se cobrir a cabeça. Isto protege os centros energéticos da cabeça e fortalece a projeção do campo eletro magnético.
- Pode-se utilizar um tapetinho ou simplesmente um pano de algodão, para cobrir o colchonete de prática. Isto armazena a energia positiva gerada na aula.
- Ao entrar em uma sala de Yoga sinta-se entrando em um lugar especial onde você poderá se aproximar do que há de mais profundo e harmonioso em teu próprio Ser.
- Evite movimentos e ruídos desnecessários durante as aulas. Especialmente durante o relaxamento e a meditação. Isto dispersa a tua atenção e a dos demais.
- Ao praticar os exercícios siga a s orientações. Se ficar em dúvida, pergunte!
- Lembre-se: o Kundalini Yoga é para todos. As dificuldades apontam necessidades. A prática regular progressivamente elimina as dificuldades, atende as necessidades e constrói melhores condições físicas, energéticas e psíquicas.
(Para pessoas com problemas graves de saúde, recomendamos aprovação de seu médico antes de começar).

Fonte : http://www.kundaliniyoga.com.br/

Comentários

Postar um comentário