O QUE É COACHING ?

 
Texto de Celi Shakti

Ouvimos já um tempo o termo coaching, amplamente divulgado e a impressão que temos que sua origem é completamente moderna e pertencente basicamente ao nosso século.

Mesmo na estória do coaching percebemos que seu inicio acontece baseado no conceito filosofal da Grécia, com o principio de orientar no esporte, o esportista que precisa ter o incentivo de que ele é ganhador, único em sua modalidade. E assim transformar pequenos homens em grandes nomes do esporte, já nos tempos modernos americano.

E com a modernização global o coaching ganha um corpo metodológico para auxiliar nas grandes empresas a formação de líder de equipe a serem prósperos em suas idéias, ganhando ranks em marketing, vendas e estratégias administrativas.

Se formos buscar de fato uma origem pode-se facilmente perceber, que dá Grécia se pularmos um pouco, mais vamos cair nos princípios filosofais da índia antiga, e seguindo de encontro com o Samkhya que deu origem a uma metodologia de estudo comportamental do homem enumerando as formas de entendimento de como o Ser humano pode processar suas emoções, mente para evoluir como um ser livre de amarras negativas.

É do Samkhya que acontece a origem de duas vertentes muito importante no mundo holístico hoje em dia, ou seja, o Yoga e o Tantra. Formando assim um um mundo denominado de holística.

Samkhya é considerado como o mais antigo dos sistemas filosófico ortodoxo indiano. Sua filosofia considera o universo como constituído de duas realidades eternas: Purusha (consciência) e Prakriti (corpo físico), é, portanto, fortemente dualistas caracterizada por uma cosmovisão que vê o universo como uma mistura evolução de dualidades distinta (claro / escuro, masculino / feminino, etc.).

Shamkhya advém do idioma sânscrito, um dos ramos do grande tronco lingüístico e cultural Indo-Ária, tendo parentesco com o latim, o árabe e mais uma dúzia de línguas indianas. Apesar desta influência o sânscrito é uma língua morta, sendo usada em situações ritualísticas, pujas com mantras.

Ser Coach é ter paixão em ajudar as pessoas a alcançar as suas metas, sonhos e objetivos mais rápidos.

COACH é uma palavra de origem inglesa antiga, por volta de meados de 1500, que significa um veiculo para transportar pessoas de um lugar para outro. O nome Coach é muito usado nos esporte, para denominar o treinador ou o técnico. Timothy Gallwey, quando escreveu "O JOGO INTERIOR DE TÊNIS" deu uma nova concepção na maneira de ensinar o Tênis e colaborou muito no processo de coaching que hoje conhecemos.

Segundo o I.C.I. (Integrated Coaching Institute), Coaching é um processo focado em ações do coachee (cliente), para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e / ou aprimoramento de suas próprias competências, equipando-o com as ferramentas, conhecimentos e oportunidades para se expandir.

O processo de Coaching não diz às pessoas o que fazer para se tornarem melhores, as apóia e a avalia, o que e como estão fazendo de modo a responsabilizarem-se pela própria vida, caminhando em busca de seus próprios objetivos.
Podemos também dizer que o Coach é o profissional que auxilia as pessoas a estruturar-se e realizar o seu sonho.

Segundo Leonardo Wolk, "Coaching é a Arte de Soprar Brasas".

O coach, portanto é o profissional que conduz o processo de desenvolvimento.

Coaching é o nome do processo (literalmente treinamento em inglês).

Coachee é o nome que se dá ao cliente que contrata o coach.

O que é Coaching?

É uma nova disciplina que nos leva à realização de permitir um desenvolvimento pessoal e profissional forte. É um conjunto de perguntas é a partir da aceitação dos outros e não julgar, com o objetivo de descobrir quem você é e ajudá-lo a alcançá-lo.

É uma formulação que ajuda você a pensar diferente. É uma nova maneira de ver as coisas que lhe permite operar de forma eficaz e responsável para seus objetivos, aumentando a imagem que você tem de si mesmo, melhorar as comunicações, aprofundar suas relações e mantê-las.

Qual situação te leva a utilizar-se do coaching:

- Quando você tem uma meta ou um objetivo e não sabe especificar.

- Quando você quiser encontrar um propósito na sua vida e nada faz sentido

Quando você responder não a uma das seguintes questões:

- Você gosta do que faz?

- Você está animado sobre o seu futuro?

- É esta a vida que você escolhe?

- Você acha sentido no que você faz?

- Você está satisfeito com seus relacionamentos?

- Usa bem seu tempo livre?

Portanto o Coaching te chama para a ação ao invés de levá-lo aos seus pensamentos. Coaching aponta para o que você quer e é possível que você em vez de se concentrar no que aconteceu com você.

O Coaching concentra-se no presente e no futuro. Ou seja, independente de qualquer fato, dos sucessos e dos insucessos, o que e como fazer daqui pra frente, para continuar a escalada.

A Terapia é um recurso para lidar com as dificuldades da existência, sob aspectos psicoemocionais em situações como crises pessoais, conflitos conjugais e familiares, transtornos psicopatológicos, distúrbios psicossomáticos, crises existenciais e problemas nas transições entre as fases da vida, etc. A terapia, diferentemente do coaching, adota uma abordagem holística que envolve processos de ordem psíquica, orgânica e social oferecendo recursos direcionados para atender na orientação de
pessoas em situações de desestruturação e crise, quando o mesmo se sente inapto para lidar com as dificuldades em sua vida.

O Coaching holístico vai lhe propor um caminho do momento do aqui e agora através de seus próprios recursos naturais.

Serão utilizados de ferramentas de métodos vivenciais para auxiliar ao encontro de respostas que o processo vai lhe conduzir, para melhor absorção.


Fonte : Celi Shakti- www.celishakti.com.br falecom@celishakti.com.br-http://grandearte.blogspot.com/

Postagens mais visitadas deste blog

APRENDA COMO FAZER CONTATO COM SEU ANJO E GUIAS ESPIRITUAIS - TEXTOS DE VÁRIOS AUTORES

PARA ONDE VAMOS QUANDO MORREMOS,SEGUNDO A DOUTRINA ESPÍRITA ?

O GATO NA MITOLOGIA SAGRADA EGÍPCIA