/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_71a8fe14ac6d40bd993eb59f7203fe6f/internal_photos/bs/2025/5/U/ucnX0xSiu7vTAx2WzRqw/carne-vermelha-gq.jpg)
O que acontece com seu corpo quando você para de
comer carne vermelha
Ela é uma boa fonte de proteína, mas
você não precisa de tanta carne quanto pensa, e reduzir o consumo traz
benefícios
Por
Paloma González*
15/12/2025 07h00 Atualizado há 4
semanas
Deixar de comer carne vermelha, ou reduzir seu consumo, pode trazer muitas vantagens para a sua saúde e também para a sua longevidade.
Quando se trata de alimentação, especialistas dizem que devemos focar na capacidade de nutrição e no equilíbrio - em ter uma dieta variada e seguir um plano alimentar adequado que nos forneça tudo o que precisamos. O problema é que existem muitas opções e programas alimentares diferentes, e muitos "especialistas" que prometem ter as respostas e "dietas milagrosas" que resolverão todos os problemas.
Para eliminar a confusão e a desinformação, o melhor a fazer é ler um pouco mais, pesquisar, ousar questionar o que achamos que sabemos e experimentar coisas novas.
A carne vermelha, como a bovina, tem sido considerada por muito tempo a melhor forma de obter proteína e manter uma alimentação saudável (existem até muitas dietas famosas baseadas em um plano completamente carnívoro), mas a ciência diz que esse não é necessariamente o caso: pode ser melhor eliminá-la ou reduzir seu consumo ao mínimo.
Não é preciso encará-la como um "veneno." É só que você não precisa de tanta quanto pensa, e existem muitas outras maneiras de obter proteína que podem ser melhores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_71a8fe14ac6d40bd993eb59f7203fe6f/internal_photos/bs/2025/r/A/5DbWDQTj6Vg6XtpKHBPQ/carne-vermelha-gq-2.jpg)
Abandonar a carne vermelha traz benefícios para a saúde?
“Carne vermelha: além de aumentar o risco de câncer colorretal e outros problemas de saúde, ela pode encurtar sua expectativa de vida. Essa é a mensagem clara da pesquisa mais recente, baseada em dados de dois estudos contínuos de longa duração realizados na Escola de Saúde Pública de Harvard com enfermeiros e outros profissionais de saúde. Parece que o consumo saudável de carne se tornou uma contradição”, afirma a revista Harvard Health Publishing.
De acordo com o estudo, pessoas que consomem carne vermelha regularmente tendem a morrer mais jovens do que aquelas que não consomem, e isso ocorre porque elas têm um risco maior de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.
Mas quais são os benefícios de abandonar esse tipo de proteína? Como explicam os sites Healthline e WebMD, muitas coisas positivas podem acontecer com o seu corpo quando você elimina ou reduz o consumo de carne vermelha.
- Melhor saúde e controle de peso: dietas à base de plantas e com baixo consumo de carne têm sido associadas a um menor risco de doenças cardíacas e câncer, bem como a um risco reduzido de diabetes tipo 2. Também demonstraram auxiliar no controle de peso;
- Melhora da saúde intestinal: como as dietas que excluem carne vermelha tendem a ser mais ricas em frutas, vegetais, fibras e grãos integrais, elas ajudam a manter um intestino saudável e promovem o crescimento de bactérias benéficas;
- Proteção contra certos tipos de câncer: ao reduzir o consumo de produtos como bacon, linguiça e carnes processadas, você também reduz o risco de câncer colorretal e de mama.
- Menos inflamação: a carne vermelha, especialmente a processada, que contém gorduras saturadas, aumenta a inflamação, um fator de risco para doenças;
- Redução do colesterol: o colesterol ruim pode ser perigoso e pode ser reduzido eliminando a carne vermelha e os alimentos processados.
Existem riscos em parar de comer carne vermelha?
De acordo com o site WebMD, se você não substituir o ferro e a proteína por outros alimentos, poderá sentir-se com menos energia (mais cansado) e talvez precise de suplementos (ou ajustes alimentares) para garantir a ingestão suficiente de vitaminas e minerais. Mas, na realidade, não há grandes riscos associados.
Você deve eliminar a carne vermelha completamente?
Não é necessário eliminá-la por completo, mas especialistas recomendam minimizar o consumo e basear a dieta em plantas, leguminosas, frutas, verduras, grãos integrais e gorduras saudáveis, adicionando alimentos como peixe, feijão, frango ou nozes para obter proteína suficiente.
E se você for comê-la, é extremamente importante controlar as porções. A Harvard Health afirma que uma quantidade adequada de carne vermelha — bovina, suína ou de cordeiro — deve caber na palma da mão e pesar cerca de 85 gramas. E se você for ingerir, por exemplo, bacon, linguiça ou frios, a porção deve ser de uma ou duas peças (não muito grandes).
"O estudo determinou que cada porção adicional de carne vermelha consumida diariamente aumentava o risco de morte em 13%. O impacto subia para 20% se a porção fosse processada, como no caso de alimentos como salsichas, bacon e frios", afirma Harvard.
*Originalmente publicada na GQ México
Fonte:https://gq.globo.com/bem-estar/saude/noticia/2025/12/o-que-acontece-com-seu-corpo-quando-voce-para-de-comer-carne-vermelha.ghtml
Comentários
Postar um comentário