/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2026/B/K/jiQJiQT7GP79mp1xdI2A/close-up-lovers-kissing.jpg)
Carnaval e
beijo na boca: veja 7 doenças transmitidas pelo encontro dos lábios
Especialista afirma que as doenças mais
comuns no carnaval são relacionadas a boca
Por
O
GLOBO
— São Paulo
02/02/2026 04h30 Atualizado há 2
horas
Fevereiro começou, e com ele o Carnaval, porém a festividade pode trazer algumas doenças com ela, principalmente as relacionada ao beijo. Segundo o infectologista Roberto Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”, as doenças mais comuns no carnaval são as relacionadas ao encontro dos lábios de duas pessoas desconhecidas.
Entretanto, não é só de festa que se faz o Carnaval. Segundo o infectologista Roberto Figueiredo, conhecido como “Dr. Bactéria”, também há muitas doenças durante as comemorações e a maioria delas relacionadas aos beijos.
A atitude de beijar outra pessoa pode trazer uma série de benefícios para a saúde física e mental — melhora a circulação sanguínea, previne rugas e gera bem-estar. No entanto, o gesto em excesso e com pessoas desconhecidas pode também trazer uma série de perigos.
A boca é recheada de bactérias e vírus que podem ser compartilhados durante o beijo. Veja abaixo 7 doenças que podem ser transmitidas pelo beijo:
Mononucleose
A mononucleose, popularmente conhecida como "doença do beijo", é causada pelo vírus Epstein-Barr. Os sintomas começam a surgir cerca de 30 dias depois e podem ser facilmente ser confundidos com uma gripe. Dores no corpo, ínguas atrás das orelhas, febre e dores nas juntas, estão entre as principais manifestações.
— Em alguns casos, embora raro, pode evoluir para um tipo de candidíase que aparece na região da boca inteira e até perda total dos dentes. Podendo ficar por até seis meses com esse vírus na boca — afirma.
Infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)
Através do beijo pode-se transmitir ISTs bacterianas como sífilis e gonorreia, e também virais, como herpes e HPV. Essas doenças provocam pequenas feridas na boca que liberam o patógeno, infectando a saliva e possibilitando a transmissão por meio do beijo.
Cada IST tem seus próprios sintomas. Os da sífilis são: feridas na boca, febre, mal-estar, dor de cabeça e ínguas pelo corpo. Já no caso da gonorreia oral, os principais sinais de alerta são: sensação de queimação; dor na boca e na garganta; glândulas inchadas na região; e manchas brancas.
Já no caso da herpes labial, os principais sintomas são: vermelhidão, formigamento, coceira e ardência na boca; surgimento de pequenas bolhas e rachaduras nos lábios. Quando se trata do HPV, o principal sintoma é o surgimento de lesões brancas ou avermelhadas que podem ser semelhantes a uma afta na boca.
Doenças respiratórias
Doenças respitatórias, como gripe, resfriado e Covid-19, podem ser transmitidas pelo beijo. Isso porque a boca faz parte das vias aéreas — região afetada pelo vírus e local pelo qual o corpo tenta explir o patógeno como forma de combater a doença. Por causa disso, recomenda-se o uso de máscaras durante a infecção. São sintomas comuns de doenças respiratórias: cansaço; febre; dor de cabeça; coriza; dor de garganta.
Doenças do trato digestivo
Doenças causadas por vírus que afetam o trato digestivo também podem ser transmitidas pelo beijo. Os patógenos são os seguintes: rotavírus, paraechovirus, vírus da hepatite A e norovirus. Apesar de cada doença ter seus próprios sintomas, todas elas apresentam sinais gastrointestinais como: enjoo, vômitos, dor abdominal e diarreia.
Candidíase oral
Popularmente conhecida como sapinho, a candidíase oral pode ser transmitida pelo beijo. Ela é uma infecção fúngica que afeta principalmente pessoas com o sistema imunológico fragilizado ou com baixa imunidade. A doenças não precisa, necessariamente, ser transmitida de uma pessoa para a outra para se manifestar. O fungo chamado Candida albicans já existe naturalmente em nosso corpo, mas nosso sistema imunológico — quando em pleno funcionamento — evita a proliferação do patógeno protegendo contra a doença.
Os principais sintomas da candidíase oral são: placas de uma substância branca cremosa na boca; aparecimento de aftas na língua ou na bochecha; e dor ou ardência nas regiões afetadas.
Caxumba
Infecção viral causada pelo Paramyxovirus, a caxumba é pode ser transmitida por meio de gotículas de saliva e leva à inflamação das glândulas salivares e sublinguais. Segundo o Ministério da Saúde, os principais sintomas da caxumba são: inchaço e dor nas glândulas salivares, podendo ser em ambos os lados ou em apenas um deles; febre; dor de cabeça; fadiga e fraqueza; perda de apetite; e dor ao mastigar e engolir.
A vacinação é a única forma de prevenir a caxumba. A proteção é fornecida por meio da vacina tríplice viral
Catapora
A catapora, também conhecida como varicela, pode ser transmitida por meio da saliva ou lesões de pele de uma pessoa infectada. Os principais sintomas da catapora são: manchas vermelhas e bolhas no corpo; mal estar; cansaço; dor de cabeça; perda de apetite; e febre baixa.
Fonte:https://oglobo.globo.com/saude/noticia/2026/02/02/carnaval-e-beijo-na-boca-veja-7-doencas-transmitidas-pelo-encontro-dos-labios.ghtml
Comentários
Postar um comentário