SAIBA COMO SÃO FEITAS AS BEBIDAS ADAPTÓGENAS, QUE PROMOVEM RELAXAMENTO, SOCIABILIDADE LIVRE DE RESSACA

Bebidas adaptógenas são uma alternativa aos drinks com álcool ou mocktails

Saiba o que são as bebidas adaptógenas, que promovem diversão e relaxamento livre de ressaca

Sucesso no exterior com um portfólio amplo — a cantora Katy Perry é cofundadora da marca De Soi —, elas se tornaram conhecidas no Brasil com o drink LUCIA

Por 

Laís Rissato

 — São Paulo

07/12/2025 04h30  Atualizado há 2 semanas


Depois do boom dos mocktails, versão sem álcool de coquetéis e drinques que estiveram na mesa de quem adotou um estilo de vida mais sóbrio, a bola da vez são as bebidas adaptógenas. Feitas com cogumelos, ervas ou plantas como o ginseng, cupuaçu e valeriana, aumentam os níveis de energia e nos deixam mais alegres e sociáveis. E o melhor: sem ressaca no dia seguinte.



Para o coordenador do Laboratório de Consumo e Sustentabilidade da Uerj, José Mauro Nunes, o consumidor está mais atento aos efeitos fisiológicos dos alimentos, desejando produtos que prometam foco, relaxamento ou imunidade. “Há uma busca de alternativas com ritualidade e complexidade sensorial, espaço que as adaptógenas vêm ocupando”, afirma ele.

Diretora Executiva de Marketing da Stanley 1913 na América Latina, Patrícia Esteves concorda. “As pessoas querem momentos de prazer, convivência e celebração, mas com escolhas mais equilibradas para o corpo e a mente”, diz ela. A marca, garante, acompanha de perto as mudanças nos hábitos de consumo e tendências. “Esse é um comportamento global. Essa tendência tem tudo a ver com o estilo de vida que a Stanley promove: uma vida ativa, em movimento, com mais consciência e intenção."


LUCIA tem limão, ginseng, valeriana, jambu, cupuaçu e pimenta — Foto: Divulgação

Sucesso no exterior com um portfólio amplo — a cantora Katy Perry é cofundadora da marca De Soi —, as adaptógenas no Brasil se tornaram conhecidas com o drink LUCIA (R$ 88 a garrafa de 700ml), das influenciadoras Bertha Jucá e Victória Linhares. “Há quem queira estar em um ambiente sociável, tomando algo não-alcoólico, mas que não fica saciado com um chá, refrigerante ou até mesmo o mocktail”, explica Victoria.


Com limão, ginseng, valeriana, jambu, cupuaçu e pimentas, o LUCIA também é livre de açúcar e sódio (mas atenção: 100ml tem 56 caloria). É vendida pelo site da marca, mas em breve, estará em restaurantes, bares e hotéis selecionados de São Paulo. “A bebida é densa, encorpada e tem sabor intenso. Oferecemos não só o líquido, mas uma experiência sensorial e estética para curtir a festa com equilíbrio”, finaliza Bertha.


Fonte:https://oglobo.globo.com/ela/gastronomia/noticia/2025/12/07/saiba-o-que-sao-as-bebidas-adaptogenas-que-promovem-diversao-e-relaxamento-livre-de-ressaca.ghtml

Uma cerveja que dá barato sem ressaca

Cientistas no Reino Unido criam uma cerveja que provoca sensação de embriaguez sem álcool nem ressaca, ativando o neurotransmissor GABA para relaxamento e sociabilidade em poucos minutos.

Por Deutsche Welle

11/10/2025 05h01  Atualizado há 2 meses

Já imaginou poder ficar bêbado sem beber álcool? E o melhor: sem sofrer com a ressaca depois? Pode parecer um sonho distante para os 30+. Mas já é realidade. Ao menos no Reino Unido.

O neurocientista britânico David Nutt, diretor científico da GABA Labs, criou a primeira cerveja capaz de provocar os efeitos positivos da embriaguez sem os impactos negativos do álcool. Ou seja, perfeita para quem usa o álcool para socializar. E para as novas gerações, cada vez mais atentas aos malefícios do alcoolismo.

 


Cerveja sem álcool é rica em antioxidantes e pode ser usada como um isotônico natural, dizem especialistas — Foto: Freepik

A cerveja faz parte do catálogo de bebidas da marca SENTIA Spirits, criadas no laboratório GABA Labs, nos arredores de Londres. Que foi batizado em homenagem ao ácido gama-aminobutírico, conhecido em inglês como GABA — um dos neurotransmissores responsáveis pelos efeitos de relaxamento e sociabilidade do álcool.

Segundo o neurocientista, esse é o segredo das suas criações: elas só ativam o GABA — que, diferentemente da dopamina e da endorfina, não gera agressividade, vício ou ressaca.

Os efeitos de relaxamento do GABA aparecem em uns 5, 10 minutos após o consumo da bebida — e desaparecem em cerca de meia hora. Tudo isso com base em uma combinação de extratos de plantas que produzem substâncias que promovem o GABA no cérebro.

Mas isso não significa que você está liberado para beber e dirigir, tá? Embora a bebida não seja detectável no bafômetro, os efeitos de relaxamento podem afetar a capacidade de dirigir.


Fonte:https://g1.globo.com/saude/noticia/2025/10/11/uma-cerveja-que-da-barato-sem-ressaca.ghtml


Comentários