/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/R/w/c8CO0VT9qGtSOwCP0L5g/df13af6c-0e2a-442d-bc0d-54a6da27e7e1.jpg)
Conheça o
'movimento retrógrado' de Saturno; entenda
Fenômeno astronômico e astrológico terá
duas fases em 2025, com efeitos sobre liderança, emoções e revisão de objetivos
pessoais
Por
O
GLOBO
— Rio de Janeiro
15/07/2025 04h01 Atualizado há 4
meses
Entre os dias 13 de julho e 28 de novembro de 2025, Saturno entra em movimento retrógrado, fenômeno astronômico em que o planeta parece se deslocar “para trás” no céu, quando visto da Terra. O evento, que acontece todos os anos, traz efeitos simbólicos importantes para a astrologia, dividindo-se este ano em duas fases: uma sob a energia de Áries e outra sob a influência de Peixes.
Na prática, o movimento retrógrado é uma ilusão de ótica provocada pela diferença de velocidade entre os planetas em suas órbitas ao redor do Sol. No caso de Saturno, que tem uma órbita externa à da Terra, o fenômeno é descrito como um “laço retrógrado” no céu. Apesar de parecer que o planeta está voltando no tempo, o que ocorre é apenas uma mudança momentânea de perspectiva, resultado do posicionamento relativo entre Terra, Saturno e o Sol.
Para a astrologia, o movimento retrógrado não deve ser temido, mas sim encarado como um convite à revisão e à maturidade. Neste ano, Saturno iniciou seu trânsito em Áries, signo relacionado à coragem, impulso e liderança. De 13 de julho a 1º de setembro, esse período será propício para revisar iniciativas, refletir sobre atitudes impulsivas e repensar a forma como exercemos a autonomia. A partir de 1º de setembro, com o retorno de Saturno ao signo de Peixes, o foco se volta para temas como sensibilidade, fé, limites emocionais e sonhos que pedem amadurecimento.
Saturno é conhecido como o planeta das responsabilidades, estruturas e do tempo. Quando está retrógrado, ele nos desafia a olhar para dentro, ajustar nossas bases e assumir compromissos de forma mais consciente.
Fonte:https://oglobo.globo.com/ela/noticia/2025/07/15/comeca-o-movimento-retrogrado-de-saturno-entenda.ghtml
Comentários
Postar um comentário