/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_71a8fe14ac6d40bd993eb59f7203fe6f/internal_photos/bs/2025/j/B/lvKPl7QDaXBRHJoU4CoQ/homem-sorrindo.jpg)
6 hobbies que mais aumentam a felicidade e reduzem
o estresse, segundo a ciência
Quer sentir mais felicidade e menos
estresse? Seus hobbies são a chave.
Por
Paloma González*
11/12/2025 12h02 Atualizado há um dia
O objetivo de ter um hobby é poder fazer algo que você gosta e que aproveita, mas é preciso levar em conta que existem certos tipos de passatempos que não buscam apenas entreter, mas que podem proporcionar todo tipo de benefícios físicos e mentais. Por isso, é preciso escolher com inteligência, buscando atividades que não apenas ajudem a preencher as horas “vazias” do dia (que certamente são poucas), mas que permitam que essas horas sejam investidas em atividades de qualidade.
Na verdade, o Dr. Mark Hyman, que é um dos grandes especialistas em longevidade atualmente, explicou em suas redes sociais que existem 7 hobbies em especial que têm o respaldo da ciência e que se conectam diretamente com a felicidade e a redução do estresse, dois fatores que se relacionam diretamente com a qualidade de vida, o envelhecimento e a capacidade de viver mais anos.
Você não precisa necessariamente trocar seus hobbies por algum desses, mas, se está buscando algo bom para investir seu tempo e energia, Hyman recomenda começar por algum deles.
Jardinagem
Passar tempo cuidando de plantas, seja em um jardim ou em pequenos vasos ao redor da sua casa, é mais positivo do que você imagina, especialmente se você costuma ter níveis altos de estresse ou ansiedade.
Como explicou Hyman em um post no Instagram, a jardinagem e o cuidado com as plantas ajudam a reduzir os níveis de cortisol no corpo e, se você fizer isso ao ar livre e com um pouco de sol, também obtém vitamina D, que ajuda a manter um bom humor (entre outras coisas) e auxilia na regulação da pressão arterial.
Pescar e observar peixes
Ir pescar, mesmo que você não pegue nada, faz bem tanto para o corpo quanto para a mente, já que, de acordo com o especialista, ajuda a lidar com o estresse, a ter uma maior sensação de calma e também a aumentar sua concentração e foco (o que pode ser bom para todo tipo de coisa, como se manter atento em uma reunião de trabalho ou conseguir acompanhar a série que você começou a ver).
Por outro lado, observar peixes (mesmo que seja em um aquário ou até em uma pequena pecera) ajuda a reduzir o ritmo cardíaco, melhorar o humor e recuperar a calma.
Fazer algo com as mãos
Coisas como pintar, fazer esculturas de barro ou cerâmica (mesmo que fiquem horríveis) ou tricotar — qualquer coisa que você faça com as mãos — reduz tanto o estresse quanto a ansiedade, além de ajudar a desenvolver emoções positivas e melhorar a capacidade do cérebro de resolver problemas (algo que ajuda a prevenir o declínio cognitivo e a lidar melhor com os problemas e obstáculos do dia a dia).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_71a8fe14ac6d40bd993eb59f7203fe6f/internal_photos/bs/2025/9/n/QsaBFYS166lZDlQCqHdA/gettyimages-2223333449.jpg)
Mover o corpo
Não se trata apenas de fazer exercícios, mas de coisas como dançar, praticar yoga e realizar movimentos rítmicos, que, segundo o especialista, ajudam a combater sintomas de ansiedade, reduzir o estresse, liberar tensões e manter um bom humor, além de que a atividade física também dá mais energia.
Ler
Ler é um daqueles hobbies que podem oferecer mais benefícios do que você imagina, como melhorar seu vocabulário, alimentar seu aprendizado, expandir sua mente, entreter e reduzir sintomas de ansiedade e depressão. De acordo com Hyman, ler livros físicos, de papel, é muito melhor do que ler em uma tela.
Ver seus amigos
Claro que você pode manter contato com seus amigos pelo telefone, videochamadas e mensagens, mas vê-los pessoalmente é muito melhor.
Quando passam tempo de qualidade juntos, os vínculos e a proximidade se fortalecem, mas também se combate o estresse, a solidão, o tédio, e você ainda pode obter apoio para lidar melhor com os desafios que surgirem.
Fonte:https://gq.globo.com/lifestyle/noticia/2025/12/6-hobbies-que-mais-aumentam-a-felicidade-e-reduzem-o-estresse-segundo-a-ciencia.ghtml
Comentários
Postar um comentário